terça-feira, 20 de setembro de 2016

Conferência Internacional de Geografias e Geógrafos Anarqiuistas - IACG




https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/09/19/italia-1a-conferencia-internacional-de-geografias-e-geografos-anarquistas-icagg-geografia-mudanca-social-e-praticas-anti-autoritarias/

domingo, 18 de setembro de 2016

Paleo-Reforma do ensino médio: Prá'trasmente Falando!



Sabidamente este momento no Brasil é do prá’trasmente falando”. Nas décadas de 1960 o Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura tinha o papel de promover melhorias na formação científica dos alunos que ingressariam nas instituições de ensino superior, assim formulando projetos para melhorar o ensino de ciências nas escolas de nível básico. Com essa finalidade foram produzidos  kits de Química que consistiam em realização de experimentos. Também foram adquiridos pacotes de biologia e física. 

A lei nº 5.692/71 estabeleceu o ensino Clássico e o Científico direcionando aos que fariam um curso universitário da área das humanidades como clássico e científico para as carreiras de exatas. Ainda havia os que iriam para o ensino técnico, contabilidade e normal (magistério). No geral a pessoa fazia o clássico ou científico e não ia para o ensino superior.

Esses kits, esses laboratórios, esses intentos todos viraram na maioria das escolas um amontoado de caixas, de armários museus dos quais os professores pouco ou nada serviam e foram sucateados.

Essa ideia reinventada, com argumentos de pragmatismo, flexibilidade e enxugamento é o velho assunto de conhecimento útil e inútil ou utilitarista que pega vento num momento de comunicação muito acelerada e que o professor e a educação parecem  obsoletos, antiquados, velhos e arcaicos.

No entanto, nossos índices de leitura, compreensão e produção de textos são mais dificultosas barreiras ao progresso da nação do que todas essas áreas, já que dependem da linguagem em perfeito potencial. A paleo-reforma agrava o que ainda não se conseguiu resolver no Brasil que é o uso pleno da língua portuguesa. Daí a urgência utilitarista....formar cirurgicamente pessoas por sua área de aparente interesse. Anula-las precocemente, digamos!

Efeitos dessa paleo-reforma?

  • ·        Devemos concordar com Sindicatos de que um primeiro momento será redução de contratados, redução de turmas e escolas. Pode não ocorrer de imediato, mas a flexibilidade não será apenas curricular, será de todo o exercício docente intelectual e profissional.
  • ·         Junte-se a isso o desejo do ensino médio ser progressivamente pago e não ser mais público. Ainda que sofra resistência é um nicho econômico importante para a colonização da educação pública por empresas educacionais nacionais e estrangeiras ávidas por esse mercado.
  • ·      As escolas mais caras farão tudo que já fazem sem distinção, pois já seguem seus próprios preceitos e pouco importa isso de Lei. Porém, paras as classes trabalhadoras será o mínimo e restrito, para ascender, um estudante terá que buscar um ensino pago.
  • ·         Quer-se integrar mais ensino médio com o técnico, ideia antiga, contraditória para esse tipo de pensamento que especializa a pessoa em funções.

As palavras utilizadas: engessar, camisa de força, enxugar, currículo extenso e outras, estão alinhadas ideologicamente ao golpe da escola “Sem Partido” e um mesmo anseio da década de 1960 de neutralidade da ciência. Conjugadas essas peças, mercado, Estado Mínimo, repressão política e pragmatismo, fecha-se a mente e por qual razão não precisa o Brasil de um Ministro de Educação.

Interessante dessa paleo-reforma é que ela alça exemplos mundiais como a Finlândia e outros sistemas mundiais onde que tem ocorrido essa flexibilização. Não tratam, contudo, de toda a gama de acessos, de avanços democráticos, direitos e igualdade social já razoavelmente alcançado nesses países.

Enxugar, flexibilizar....Mendonça Filho que de bobo não tem nada vai estabelecer isso por lei ou por medida provisória. Sem apoio de nenhum segmento representativo dos educadores.

Não há nada de novo nesse tipo de tentativa de extrair lucro da educação através de um sofisma não comprovado de que se ensina demais coisas não úteis na escola.

E não vai dar certo, pois a educação no Brasil com todos seus problemas está mais forte e necessária que nunca! Cuidem-se Golpistas....a porrada é muito maior que vocês jamais viram!





sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Educação no foco do golpe!


Primeira aula pós golpe: Hoje na aula de cidadania vamos ensinar a falar impeachment: Repitam comigo criançada!
...não foi golpe!

De novo!!!
não foi golpe....não foi golpe....não foi golpe!
Foi o que?!?!

immmpeeeeeachmennnnnnt!!

Joãozinho! Diga-me o que aconteceu em 2016!?

Sora! Foi golpe né!?!

Todo processo ideológico de vitória do golpe deve passar também pela educação. Uma das lutas que enfrentamos agora é o movimento de escola sem partido.

Há ataques mais letais que isso, afinal, é impossível realizar uma escola sem partido, pois o que mais as pessoas irão ser estimuladas com a proibição é buscar que fale disso nas catacumbas.

A escola fica sem partido, as praças, associações e agremiações passam a fazer a discussão onde queiram. Assim, a demanda da escola sem partido é uma cortina de fumaça espessa.

Ataca nos mais é a retirar o direito ao ensino médio gratuito. O ENEM, com sua defeituosidades também pode sofrer alterações significativas, tal como a politica de cotas entre outras.

Eles, no entanto, não sabem ou não imaginam que a escola não é o foco da formação cidadã, porque nunca foi, nunca será e quem tentar acreditar nisso está professando alguma fé!

A cidadania na escola é fruto da cidadania fora da escola e não o inverso como muitos insistem depositar tarefa tão difícil no passado e descomunalmente inviável no presente.

A cabeça desse pessoal funciona acreditando que ensino de música na escola é estritamente o canto orfeônico e a cidadania cantar o Hino Nacional todas as manhãs. São vetustos e confundem a servidão religiosa fundamentalista como padrão de domesticação para a escola.

Uma figura emblemática nesse escopo é o falecido Cristovam Buarque, que a título de tentar ser uma mistura de Paulo Freire com Florestan Fernandes tornou-se um vazio descomunal que será rechaçado até por aquilo que um dia teve um valor em si.