domingo, 14 de abril de 2013

Espanha: Grupo nazi ataca a Escola Livre Paideia em 2011

Percebam que exemplos contra a extrema direita, ainda são alvos de violência na Europa. Em todos lugares há felicianos cristocidas!

 

Espanha: Grupo nazi ataca a Escola Livre Paideia


Danos materiais, pichações, e até um contenedor de lixo queimado que atingiu as portas do centro escolar. A jornada letiva na escola Paideia, localizada na parte de trás do campo de futebol da Nova Cidade, em Mérida, começou hoje (9 de novembro) com o saldo desagradável da visita de uns vândalos durante a noite. Esta não é a primeira vez que acontece algo assim, mas nunca com um tom tão ameaçador.
De acordo com fontes da escola, os vândalos quebraram a porta de entrada do recinto escolar e entraram no pátio. De lá, eles quebraram portas e janelas e penetraram no prédio. Uma vez dentro, eles pegaram tintas e pincéis de um dos ateliers e usaram este material para realizar pichações ameaçadoras do lado de fora da escola. Uma delas diz “Morte”. Eles também jogaram o contenedor de lixo nas portas das instalações e atearam fogo.
A Escola Paideia, nascida no final dos anos 70 como projeto de escola livre, sofreu em outras ocasiões tentativas de roubo e danos. No entanto, as fontes consultadas apontam que esta é a primeira vez que os vândalos agiram de forma tão violenta.
As mesmas fontes indicam que os vândalos também atacaram o mobiliário urbano da região, onde arrancaram sinais de trânsito e bancos. As ruas afetadas estão entre os setores do Novo Acesso Sul, junto a Avenida Luis Ramallo. Esta é uma área recém-urbanizada, mas ainda sem casas.
Fontes: alasbarricadas, solidaridadobrera, portaloaca

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Compareçam nas comemorações dos 80 anos do Centro de Cultura Social em Sampa

Em 2013 comemoramos 80 anos da fundação do Centro de Cultura Social, o grupo
anarquista mais antigo em funcionamento hoje no Brasil. E para celebrar esse
raro momento, o CCS promoverá uma série de atividades sob o título de
"Educação, Conhecimento, Cultura: 80 anos de Anarquismo", que se extenderá ao
longo de todo o ano.

O primeiro ciclo já tem sua programação definida e começa neste sábado com a
palestra "80 anos de CCS: sua fundação e história" com Lucia Parra.

Todos estão convidados!

Sábado, 13/04, às 16h

Local: Centro de Cultura Social
Rua General Jardim, 253 Sala 22
Vila Buarque São Paulo – SP
Próximo ao metrô Republica

O cartaz com a  programação completa está aqui:
http://www.ccssp.org/ccs/images/stories/cartaz80.jpg

Para saber mais: http://www.ccssp.org/ccs/

***

E para os que não conhecem essa rica história dentro do movimento anarquista
brasileiro, sugerimos a leitura do texto abaixo escrito pelo Jaime Cubero,
antigo militante anarquista e membro do CCS falecido em 1998.

Histórico do Centro de Cultura Social
por Jaime Cubero

O Centro de Cultura Social de São Paulo foi fundado em 14 de janeiro de 1933
como remanescente das entidades culturais criadas pelo movimento anarco-
sindicalista e libertário nas primeiras décadas do século XX.Quando o fluxo
imigratório se acentuou a partir dos últimos anos do século passado, os
trabalhadores que aqui chegavam, muitos deles saídos da militância anarquista
na Europa, ao organizarem suas sociedades de resistência, não só para luta por
melhores condições de vida, mas movidos, por ideais de transformação social,
passaram a criar seus centros de cultura.Cada associação, união, liga ou como
se chamasse a entidade profissional fundada, procurava criar seu centro,
ateneu ou grêmio cultural, transportando para o Brasil a prática do Movimento
Libertário europeu e a preocupação permanente dos anarquistas com a educação e
a cultura. Criou-se uma vasta rede de entidades culturais entre os
trabalhadores, com suas bibliotecas, publicações, elencos teatrais etc. Pouca
coisa restou à sanha policial nos longos períodos de repressão, quando as
bibliotecas, os periódicos, programas e documentos eram destruídos. Só o zelo
e uma resistência em surdina possibilitou a alguns militantes salvar o
suficiente para testemunhar a imensa obra desenvolvida. Exemplificamos com
algumas entidades, dentre muitas outras, cujo registro e documentos possuímos:
Grupo Filodramático Social (1905), Grupo Filodramático do Centro de Estudos
Sociais do Brás (1906), Grupo Libertário do Brás (1910), Grupo Aurora Libertas
(1911), Circulo de Estudos Sociais Francisco Ferrer (1912), Círculo
Filodramático Libertário (1914), Centro Feminino Jovens Idealistas (1915),
Associação Universidade Popular de Cultura Racionalista (1915), Centro de
Estudos Sociais Juventude do Futuro (1920), Grupo Nova Era (1922), Biblioteca
Social A Inovadora (1924). Todas de São Paulo. Essas entidades se espalharam
pelo Brasil, com predominância em São Paulo e Rio de Janeiro.A partir de 1930,
com o refluir do movimento - por uma conjugação de fatores que não cabe tratar aqui - decidiram os militantes de São Paulo fundar uma entidade que, atendendo aos seus objetivos culturais e educativos servisse de instrumento para
desenvolver suas atividades, como marco inicial de uma retomada na caminhada dos ideais libertários. Consta dos estatutos do Centro de Cultura Social que o mesmo tem por finalidade "estimular, apoiar e promover nos meios populares e, principalmente entre os trabalhadores, onde as possibilidades de cultura são limitadas por toda espécie de empecilhos, o estudo de todos os problemas que se relacionam com a questão social". E mais, que o Centro "trabalhará para
desenvolver nos meios populares o espírito de solidariedade, condena todas as
formas de tiranias que prejudicam as liberdades individuais e coletivas; todas
as formas de exploração, que anulam as possibilidades econômicas para o
desenvolvimento do indivíduo", e mais, se propõe "auxiliar a fundação de
centros com igual finalidade em subúrbios e em outras cidades, estabelecendo
com os mesmos e com as entidades já existentes uma obra de conjunto".Desde sua
fundação o Centro de Cultura Social promove intensa atividade cultural. Já em
janeiro de 1933 anunciava a conferência da escritora argentina Concepción
Fernandez, subordinada ao título "A Música como Fator de Aproximação dos
Povos"; no dia 23 de julho do mesmo ano anunciava grande ato comemorativo do
1º aniversário da morte de Errico Malatesta. Além das conferências, cursos,
exposições, montagens teatrais com grupo próprio etc., o Centro de Cultura
Social participa de campanhas políticas de envergadura, como a luta
antifascista, juntamente com o jornal "A Plebe" e outros órgãos libertários.
Promove comícios, publica panfletos e em sua sede se reúnem os militantes que
culminam com o enfrentamento contra os integralistas no dia quatro de outubro
de 1934. As lutas dos trabalhadores sempre tiveram o Centro de Cultura Social
presente.Em 1937, em conseqüência do golpe fascista de Getúlio Vargas, o
Centro foi fechado, reabrindo em 2 de junho de 1945 e novamente sustou as
atividades no dia 21 de abril de 1969, logo após ser promulgado o Ato
Institucional n.º 5, embora houvesse resistido à ditadura militar desde março
de 1964 até aquela data, com a criação do Laboratório de Ensaio, a mais
fecunda experiência do Centro de Cultura Social no campo das artes. Não sendo
possível prosseguir, só voltou plenamente à vida ativa a partir de 14 de abril
de 1985.Seria por demais longo e exaustivo fazer um registro, mesmo parcial,
da trajetória do Centro de Cultura Social. Um ou outro exemplo citado, quiçá
os menos ilustrativos, não instrui sobre o essencial: o quanto importante,
necessário e fundamental é sua atividade para o desenvolvimento do Movimento
Libertário.

As origens – o ateneu libertário

A palavra ateneu se origina do grego ATHENÁION. Nome que designava as
associações de caráter cultural, científicas ou literárias, entidades não
oficiais de instrução, academias. O nome também se aplicava ao local onde
ocorriam as reuniões dessas sociedades. A partir da segunda metade do século
XIX, na Europa, fundaram-se os primeiros ATENEUS LIBERTÁRIOS, dedicados a
fomentar a cultura entre o proletariado. Os ateneus foram grandes promotores
da arte, da cultura e do conhecimento em geral. Neles se originaram - ainda
que os interesses dominantes hoje não sejam os mesmos, no fundo as
necessidades não variaram - as aspirações à dignidade do ser humano e os
anseios de liberdade em confronto com uma cultura enquadrada numa sociedade
autoritária e discriminatória. Atenderam à necessidade de uma entidade que
levasse a cultura e o saber à rua e proporcionasse abertamente os
conhecimentos e a solidariedade desejada.Atualmente tudo concorre para a
alienação do individuo. Multidões vivendo em cidades dormitórios, sofrendo a
influência castradora dos meios de comunicação de massa a serviço das classes
dominantes e do Estado. Toda uma carga avassaladora de estímulos  destinadas a
reproduzir, sustentar e ampliar interesses criados, atomizando os indivíduos,
levando-os ao isolamento, anulando toda potencialidade criativa. Diante desse
quadro, o Ateneu Libertário surge como alternativa onde temos a oportunidade
de expressar nossa identidade e onde as tarefas comuns atingem seu mais alto
sentido, como expressão de comunicação e entendimento, convertendo-se no lugar
onde se analisam e projetam as respostas às necessidades que surgem na
comunidade dos bairros e cidades.O Ateneu Libertário é uma associação autônoma
e libertária, com identidade própria, cuja organização é a federação livre e
voluntária de indivíduos e grupos, com a Assembléia como órgão de discussão,
debate e decisão, com cargos de contínua revogabilidade e permanente rotação.
É um centro de aprendizagem e cultura libertária. Seu âmbito de atuação é
público, a rua, o bairro, e a cidade. Portanto, o Ateneu oferece-nos as
tarefas de informação e formação e uma participação que implica em
responsabilidade nas diversas atividades. Baseia-se na cooperação e
fundamentalmente no apoio mútuo e na expressão de liberdade do indivíduo e a
autogestão será seu motor primordial.Historicamente, na Europa, principalmente
na Espanha, os ateneus tiveram e tem presença marcante na vida do Movimento
Libertário e podem ser considerados como centros onde se expuseram, em todos
os tempos, as preocupações e a prática dos militantes anarquistas. Neles
convergem as tendências libertárias e as formas diferentes de interpretar a
luta contra o capitalismo e o Estado, nos aspectos diversos, mas inseparáveis
da mesma realidade.Situados em diferentes bairros de cidades grandes e
pequenas, foram sempre um espaço de lazer e cultura para os trabalhadores após
o horário de trabalho. Ao mesmo tempo, centros de instrução destinados a
substituir os valores tradicionais de uma ordem hierarquizada e dividida em
classes. Centros onde se destacam os valores defendidos pelo Anarco-
sindicalismo e o Movimento Libertário. Tais valores repudiavam e continuam
repudiando a sociedade autoritária, apresentavam e continuam apresentando as
alternativas de uma sociedade nova baseada no apoio mútuo e numa ética de
responsabilidade pessoal intransferível. Isto significa assumir a
responsabilidade com todos os seus riscos, a liberdade com todas as suas
implicações, porque só a liberdade e a responsabilidade não delegada podem
criar uma vida nova.Nos ateneus foram tratados assuntos nunca antes tocados em
lugar nenhum. O estudo da sexualidade, da natureza e do equilíbrio desta com a
pessoa humana, fundamento da atual ecologia. As escolas racionalistas foram
outro aspecto demonstrativo da influência, no caso, das idéias-força do
Anarquismo sobre a pedagogia. Sua atualidade demonstra a importância da função
dos Ateneus.

No Brasil - dos ateneus aos centros de culturas

No Brasil, considerando as variáveis próprias de lugar e tempo, o Centro de
Cultura Social corresponde exatamente à função do Ateneu Libertário. Sua
trajetória é adequada exatamente às mesmas finalidades. No passado, no
presente e nas perspectivas futuras. O Centro é essencial à projeção
libertária sobre a vida atual, principalmente porque dessa projeção há de se
prefigurar o mundo futuro que desejamos. Queremos dizer, desde o meio em que
vivemos, desde a marginalidade em que nos desenvolvemos, devemos ganhar,
paulatinamente, mas sem descanso, espaços e setores de consciência e opinião,
devemos aumentar em quantidade, força e intensidade a presença libertária nos
bairros, distritos e municípios. Outros centros devem ser criados. Eles são o
espaço dessa prática libertária generalizada que deve ir substituindo os
valores viciados da burguesia e do capitalismo, penetrando profundamente na
consciência social.Devemos estar nos sindicatos e entidades específicas, mas
também devemos estar nos Centro de Cultura. Ademais os centros e possíveis e
futuras federações de centros terão um papel fundamental na configuração do
Movimento Libertário, se conseguirmos torná-lo o catalizador de todas as
forças, correntes, tendências e práticas libertárias que atuam no seio da
atual sociedade. As atividades dos Centros de Cultura devem orientar-se para o
aprendizado e a formação das pessoas priorizando o tratamento da ética
libertária, essência de nossas atuações e esquemas organizativos.Os Centros de
Cultura são espaços de luta contra o autoritarismo existente, que se manifesta
através da repressão que permeia todas as esferas de nossa vida, seja na
família, na escola, no exército ou na fábrica. Quando alguém se rebela contra
a ordem existente, o lugar que o espera é a prisão, o reformatório ou qualquer
instituição criada para reprimir e castrar. A alternativa que surge como forma
de luta é o Centro de Cultura, tentando arrebatar do Estado e do capitalismo,
em espaços de atuação, parcelas do seu controle, por meio de uma educação e
cultura não institucionalizada, desenvolvendo uma consciência crítica, que
faça dos homens e mulheres seres livres. Livres na atuação e nas idéias, sem
influências estranhas ou artificiais à natureza de cada individuo.À proporção
que adquirimos conhecimentos sentimo-nos mais livres. A grande força criadora
do homem está no conhecimento. Conhecer é vencer obstáculos, é abrir espaços à
liberdade. Sabem muito bem todos os poderosos que o saber liberta, e por isso
querem regulá-lo, para por esse meio manietar mais facilmente o espírito
humano. Cultura a meias, conhecimentos bitolados, doutrinas oficiais,
programas pré-estabelecidos segundo os interesses do Estado, controle total de
todos os institutos e escolas de todos os níveis, destinados a reproduzir o
sistema de privilégios em que vivemos, sempre usando medidas para evitar que o
povo possa aquilatar a miséria moral e a mediocridade dos que governam.Os
Centros de Cultura hoje, como os Ateneus Libertários, ontem, são a resposta.
Desenvolvendo atividade social, no apoio às lutas das comunidades (ensino,
ecologia, saúde, educação...) participando sempre a favor da autogestão e
contra a manipulação de partidos políticos. Incentivando a cultura e a
educação libertária, organizando palestras, cursos, festas, cinema, teatro,
bibliotecas e tudo o que a criatividade num espaço não reprimido possa
germinar.Nossos Centros são freqüentados por muitas pessoas em busca de
informações e conhecimentos, que não são anarquistas. Pessoas que começam a
ter contato com idéias e novas formas de relacionamento humano, que poderão,
com o tempo, integrarem-se ou não ao Movimento Libertário. Daí a necessidade
de um Movimento Específico, onde participem somente os militantes, - pessoas
com idéias e convicções definidas - que sem deixar de participar nos Centros,
possam de maneira organizada e solidária articular-se na esfera das
necessidades específicas.

***

GRUPOS DE ESTUDOS:

11/04 - Pensadores Anarquistas
18/04 - Anarquismo e Educação
24/04 - Movimento Operário Autônomo

***

BIBLIOTECA TERRA LIVRE
bibliotecaterralivre@gmail.com
http://bibliotecaterralivre.noblogs.org/
https://www.facebook.com/biblioteca.terralivre

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mídia Anarquista II

 Proposta inovadora com 100 anos de atraso, bem como desconhecedora da história da educação!

 

A escola onde os alunos fazem as regras

Proposta inovadora de colégio estadual no Rio estimula o "aprender a fazer, a conhecer e a conviver". Escola é fruto de parceria com Instituto Ayrton Senna e faculdade Ibmec

Raphael Gomide - iG Rio de Janeiro |
Rayssa, Weverton e Isabell não entenderam nada no primeiro dia de aula. Como assim, escolher as normas da escola? “Nós criamos as regras! Fizemos os acordos. Aqui a escola nasceu junto com a gente. Mas não é escola bagunçada, onde se pode fazer o que quiser”, contou Rayssa Furtado, 15 anos. “Todos ficamos surpresos, ninguém imaginava que isso fosse possível”, concordou Weverton, 15.
Contexto: Aposta do governo para ensino médio é gerenciada por institutos
O Colégio Chico Anysio, no Andaraí (zona norte do Rio de Janeiro), é “experimental”. É um de nove da rede estadual fluminense no programa Dupla Escola, ou seja, em tempo integral, de 7h às 17h. A instituição também faz parte do programa Ensino Médio Inovador , do governo federal. Mas a principal diferença é que a unidade é um piloto de uma parceria do governo com o Instituto Ayrton Senna e a faculdade Ibmec.
Raphael Gomide
Weverton, Rayssa, Ana Luiza, Isabell e Elias são alunos do Colégio Chico Anysio, inaugurado este ano, e elogiam proposta
O projeto pedagógico para o ensino médio foi desenhado pelo Instituto Ayrton Senna e aplicado em parceria com o governo do Rio. O Ibmec dá aulas de introdução à economia, contabilidade, educação financeira, entre outras, que os adolescentes brasileiros normalmente só veem na faculdade. Eles também têm aulas de inglês e espanhol. “Quem está na Chico Anysio não precisa de curso”, disse Elias Fernandes, 15.
O projeto é baseado no aprender a “fazer”, a “conhecer” e a “conviver”. O objetivo é desenvolver nos alunos características que serão usadas por toda a vida, em qualquer atividade que escolham. São estimuladas a autonomia, o pensamento crítico, a curiosidade investigativa, a capacidade de colaboração e de comunicação, a criatividade e a liderança. Os adolescentes ficam dispostos em grupos de “times”, de seis mesas, e debatem os assuntos, fazendo trabalhos de grupo, na maioria. “O engraçado é que todo mundo tem opinião sobre tudo”, disse Isabell Pacheco, 14 anos.
Para estimular a criatividade e a capacidade de resolver problemas, os professores incentivam atividades como improvisos de teatro e jogos em grupo. Um exemplo foi um exercício em que eles simulavam ter de atravessar um rio, contando para isso apenas com um papelão. “O professor é o mediador do conhecimento, e o aluno é o protagonista juvenil”, explica o jovem Fábio Milioni, de apenas 27 anos, a quem os alunos chamam apenas de Fábio. Ele dirige apenas três turmas de 1º ano do ensino médio, com 80 alunos no total.
Raphael Gomide
Diretor da escola, Fábio Milioni, tem 27 anos e defende a inovação
“Aqui é diferente, as aulas são mais legais”, disse Ana Carolina Mota, 15 anos. Elias Fernandes, 15, sempre foi um dos mais calados das escolas por onde passou. Mas na Chico Anysio ele conta que o método acaba forçando que ele fale mais e supere sua timidez. “Faz com que a gente seja mais sociável”, disse o menino.
No colégio, os meninos têm tempos para dedicar ao “estudo articulado” (quando podem fazer seus trabalhos); à autogestão (escolhem o que querem fazer, de exercícios, a tirar dúvidas com um professor ou até relaxar e ouvir música); e ao “projeto de vida”, quando um orientador os ajuda a escolher o caminho que pode seguir no futuro. “A proposta é inovadora”, afirma o empolgado diretor, que coordena uma equipe de 14 professores.
Inês Kisil Miskalo, coordenadora da área de Educação Formal do Instituto Ayrton Senna, explica que todas essas atividades desenvolvem conhecimento de forma integrada e não há uma divisão estanque de disciplinas. Os alunos são estimulados a fazer projetos, que utilizam conteúdos de várias áreas e muitas vezes exigem o envolvimento de mais de um professor.
Raphael Gomide
Luta olímpica é uma das modalidades esportivas praticadas no Colégio Chico Anysio
Os docentes aproveitam a tecnologia disponível por doações de empresas. A maioria das aulas é com datashow, e é enviada em seguida para os alunos, por e-mail. Há uma lousa digital doada por uma multinacional de tecnologia, assim como 40 computadores. Para a representante do Ayrton Senna, não dá para pensar no jovem sem pensar em tecnologia, mas na escola ela deve ser usada como facilitadora do processo todo. “Não tem sentido ter uma sala de computadores, é importante que os alunos possam usá-los quando precisarem, até no pátio”, diz.
A Chico Anysio é distinta até nos esportes escolhidos; esgrima e luta olímpica, pouco comuns no País, quanto mais em uma escola estadual. Isabell sempre foi atlética. Completou os estudos de balé clássico e dança e adora esportes. No primeiro momento, achou esgrima meio esquisito. Mas hoje adora.
Há ainda outras vantagens, aos olhos adolescentes. “A comida é o melhor! Tem tutu, escondidinho de carne, estrogonofe, doce de banana com mel! E os sucos! Além disso, temos o uniforme mais bonitinho, não é aquela camisa do governo feia, horrorosa”, disse Isabell.
O projeto inovador atraiu gente de vários pontos do Rio e está empolgando os alunos, ao menos nas primeiras semanas. As gêmeas Luanne e Rayanne Oliveira da Cunha, 15 anos, levam quase 1 hora 30 minutos todos os dias de Olaria até o Andaraí. “A escola é muuuito boa! O ensino é diferente, em grupo, mais fácil de aprender, e ajuda a me preparar para uma boa faculdade”, disse Luanne.
“Minha mãe diz para eu parar de falar da escola, porque eu falo demais daqui”, contou Ana Luiza Ramos, 14 anos, que, junto com a irmã, Ana Beatriz, trocou a tradicional Fundação Osório, do Sistema Colégio Militar, pelo Chico Anysio.
*Colaborou Tatiana Klix

quarta-feira, 10 de abril de 2013

A mídia anarquista kkkkk! Elisee Reclus morreria de rir também!

Leiam com sabor sádico e cínico o que a mídia acha legal! isso para não dizer que Reclus era um imbecil!

Dia 16 de abril, das 14h até as 18h será realizado a continuidade dos debates sobre pedagogia do risco na FCT Unesp em Presidente Prudente.

Local: Anfi I.

E dia 23 de abril será realizado o curso noturno, das 19h as 22h, local a confirmar

https://www.youtube.com/watch?v=U0XQOOttbco

 

Conheça os conceitos que vão mudar a escola e o aprendizado


Em evento em São Paulo na semana passada, exemplos de modelos de ensino inovadores dos Estados Unidos mostram como será a educação do futuro

Tatiana Klix - iG São Paulo |
“Na sala de aula, cada um é diferente e aprende de forma diferente”. A afirmação feita por Joel Rose, cofundador e diretor executivo da New Classrooms Innovation Partners, em evento em São Paulo na semana passada sobre novos modelos para o ensino público, é senso comum entre professores e o desafio principal de quem pensa e trabalha pela educação do futuro. 

No Transformar 2013, que reuniu mais de 800 pessoas, entre educadores, gestores e empreendedores, exemplos concretos norte-americanos de escolas inovadoras – e bem sucedidas – mostram que já é possível personalizar a aprendizagem e como não há apenas um modelo para fazer isso.
Conheça conceitos que vão transformar as escolas (e onde foram aplicados):

Personalização – Entender as necessidades de cada estudante é o diferencial da School of One, uma plataforma criada para escolas de Nova York por Rose e Christopher Rush e que tem a tecnologia como principal aliada para a tarefa. Baseado em uma avaliação feita no início do ano, o sistema elabora um mapa de habilidades e plano de estudos individual. 

Mas para isso, utiliza experiências de outros alunos. Um enorme repositório de lições está disponível e o banco de dados prevê que tipo de atividade é mais adequado ao perfil de cada um. “A melhor maneira de aprender pode ser com aulas online, em grupos ou estudando sozinho. O nosso algorítimo usa as experiências já aplicadas para identificar isso”, explicou Rose. 

 Uma receita parecida é usada no grupo de escolas Summit, na Califórnia , na qual os estudantes também passam por uma avaliação no início do ensino médio, para elaborar um plano de estudos de acordo com seus objetivos de carreira. A tecnologia, novamente, é usada para avaliar em todos os momentos o que cada aluno já aprendeu e se já está pronto para aprender mais. “Cada um segue no seu ritmo”, contou a diretora executiva da rede, Dianne Tavenner.

Divulgação
Salas de escolas orientadas pela New Classrooms proporcionam que cada um aprenda do seu jeito

Plataforma adaptativa
– Para proporcionar o ensino personalizado, existem plataformas tecnológicas de ensino online que ajudam a elaborar e entregar os conteúdos necessários para os diferentes tipos de alunos. José Ferreira, fundador da Knewton, ferramenta que fornece lições de matemática, diz que o volume gigante de informações – maior que o do Facebook – que sua base de dados oferece revoluciona o ensino. A plataforma mostra ao professor com agilidade o que os estudantes aprendem, quando erram, no que tem dificuldades e como aprendem e ajuda a elaborar aulas.

Ensino híbrido – A sala de aula já não tem mais um professor falando em frente ao quadro negro e alunos sentados em carteiras organizadas em fileiras iguais nas oito escolas públicas gerenciadas pela ONG New Classrooms, de Joel Rose. Para que cada um possa aprender do seu jeito, também é realizada uma mudança física e os alunos sentam nas mais variadas formas: sozinhos, em grupos pequenos ou grandes, em frente a computadores ou usando material impresso. No espaço reorganizado, fazem atividades distintas, algumas online e outras, não. 

Para que esse modelo híbrido funcione, o papel do professor também muda para o de mentor. Segundo Tavenner, das escolas Summit, os docentes acompanham as atividades realizadas em um espaço grande, sem paredes, e orientam os alunos de várias formas: resolvendo dúvidas, questionando, provocando debates, orientando atividades e projetos.

Divulgação
Na escola Quest to Learn, em Nova York, alunos aprendem jogando
Engajamento – O interesse das crianças é o ponto de partida para o aprendizado na escola de ensino fundamental Quest to Learn, em Nova York. Apoiada pelo Instituto of Play, um estúdio de design sem fins lucrativos liderado por Brian Waniewski, a escola constrói o engajamento dos alunos através de jogos. Segundo Waniwski, a lógica dos videogames é apropriada para o aprendizado porque proporciona um ambiente com regras, nas quais há etapas a serem vencidas, mas que tolera erros. E mais: oferece feedback constante. Para usar esses elementos, o Instituto of Play tem profissionais especializados em criar jogos educativos que dão suporte aos professores e incentiva também os alunos a inventarem os seus próprios. 

Outra forma de promover o engajamento é conectar o ensino com a realidade. Essa é a aposta de Melissa Agudelo, reitora de admissões do grupo de 11 escolas High Tech High, de São Diego. “Os alunos precisam ver sentido no que aprendem”, diz. Nas escolas, há muitas atividades práticas, os alunos saem da sala de aula e têm experiências na comunidade e precisam resolver problemas reais.
 
Educação por projetos – O fim da grade de disciplinas separadas é uma das experiências das escolas High Tech High para tornar o aprendizado mais relevante aos alunos. Segundo Agudelo, os estudantes não são divididos por série, nível de habilidade e aprendem vários conteúdos integrados. Para isso, os professores estimulam alunos a desenvolverem projetos, solucionar problemas, nos quais precisam usar vários tipos de conhecimento. Nesse caso, professores de áreas diferentes se envolvem com os mesmos projetos.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

A escola Yasnaïa Poliana criada em 1861 por Leon Tolstoi


A Escola Yasnaïa Poliana foi fundada entre 1859, a obra foi publicada em 1861 e por dificuldades financeiras fechou em 1863.

Educar para libertar. 

Esse era o norte pedagógico de Liev Tolstói, um dos maiores nomes da literatura de todos os tempos, cujo livro Contos da Nova Cartilha é o resultado da incursão do autor no universo da educação. Embora tenha sido traduzido do russo para o português, não é disponível. Em buscas pelo rede encontra-se as seguintes referências:
 a obra traz uma coletânea de textos extraídos das duas cartilhas elaboradas por Tolstói. São fábulas, histórias verídicas, contos folclóricos, contos maravilhosos, descrições de paisagens naturais e adivinhações. O estilo é conciso, aproximando-se do ritmo da linguagem oral. Um bom exemplo é a fábula A Mulher e a Galinha: "Uma galinha botava um ovo por dia. A dona pensou que, se desse mais ração à galinha, ela botaria o dobro de ovos. E assim ela fez. A galinha engordou e parou completamente de botar ovos". Afastado da sociedade russa dos grandes centros urbanos, o autor de Guerra e Paz fundou, em 1859, uma escola rural para crianças em sua cidade natal. O "método" do escritor, que nunca freqüentou escolas e foi educado por preceptores, era de cunho emotivo. Tolstói amava seus alunos e era retribuído. O mestre não era uma figura autoritária aos olhos dos pupilos: não havia lição de casa, nem chamada oral; não havia lista de presença, nem provas. Estudar era uma atividade lúdica, uma diversão. Preocupado em estimular a criatividade, Tolstói tinha plena consciência de que erguia um monumento. Tanto que em 1910, ano da morte do escritor, as cartilhas estavam na trigésima edição, com tiragem de cem mil exemplares cada uma. Marca que revela o estrondoso triunfo da liberdade, hoje tão fora de moda.
Eu tenho a obra em espanhol de 1977 e a introdução feita por Carlos Diaz é esclarecedora e atual. Destaco V- La escuela no es un modelo {...} -p. 20;  XII Por qué se estudia geografia {...} p. 112 e  I la ensenanza artística {...} p. 144.

No link abaixo poderão localizar especificidades mais corajosas sobre a profusão do interesse por educação de Tolstoi:

http://www.ibe.unesco.org/fileadmin/user_upload/archive/publications/ThinkersPdf/tolstoys.pdf

terça-feira, 2 de abril de 2013

Curso pedagogia do Risco em Presidente Prudente

Dia 16 de abril, das 14h até as 18h será realizado a continuidade dos debates sobre pedagogia do risco na FCT Unesp em Presidente Prudente.

Local: Anfi I.

E dia 23 de abril será realizado o curso noturno, das 19h as 22h, local a confirmar

https://www.youtube.com/watch?v=U0XQOOttbco

São princípios básicos para estimular ideias e ações.


Pedagogia do risco
Ementa:

Há entre as diversas opções e paradigmas educacionais os que figuram de forma universal e os que desapareceram dos livros e das teorias educacionais por precoceitos, desconhecimento e pragmatismo. O conceito de Pedagogia do Risco foi esboçado por Silvio Gallo e se caracteriza pelo rompimento de falsas seguranças que o ensino formal busca se legitimar na formação e no exercício da educação. Neste curso serão abordadas as origens desse pressuposto e nos exemplos apagados ou postos de lado quando se provoca dizer de uma pedagogia sem adjetivações, mas seu conteúdo essencial e original de autonomia intelectual. Conteúdos que serão explorados:
  • Bases da Pedagogia do Risco!
  • Ecola Poliana Yasnaia - Leon Tolstoi  (Russia)
  • Escola Moderna (Espanha), La Ruche França (video e debate)
  • Escola de felicidade Sands School e Summer Hill (Inglaterra). video e debate
  • Escola Paideia em Merida (Espanha) video e debate
  • Linguagem anti-sexista.
  • Espacialidade feminina!
  • O que é liberdade?
  • O ser e o único! Aprendendo a ser você mesmo!
  • É possivel servir a escola liberais e estatais!?



segunda-feira, 1 de abril de 2013

Assembleismo na Escola Paideia em Mérida e Summer Hill

No meu trabalho de doutorado colhi muitos documentos e videos sobre as assembleias em escolas democráticas e participei de parte de uma em Summer Hill e várias na Paideia na Espanha.

A qualidade dessas assembleias são distintas dessas baboseiras de escolas públicas brasileiras que se lançam no debate de democracia, mas não de autogestão. Elas são heterogestionadas e por isso desaparecem como exemplos de mudança!

Tuteladas pelo governo, uma escola nunca é auto gestionada, mas auto opiniada! Ela é cheia de opiniões! argh!

Dá-me uma raiva essa bondade liberal! A-políticas boazinhas e felizes!

Se as escolas ditas democráticas hoje no Brasil fizessem como as existentes no final da década de 1960 e início de 1970, ai sim seria algo integro.

Mas a ditadura ferrou com elas e só existe remanescentes burguesas felizes!

A assembleia é o fator de grande importância no amadurecimento do indivíduo, mas é um longo processo para construir essa legitimidade e garantir sua melhor função dinte do coletivo e das escolhas das pessoas.