sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Estágio Supervisionado e a racionalidade Pŕatica: 1000 horas de mentira, não a tornará uma verdade!



No início da graduação em licenciatura eu sempre olhei com distância a disciplina prática de ensino. Achava algo fácil e tangível, até mesmo banal.

Eu já era professor antes de sê-lo, mas era um erro.

Minha graduação foi lacunosa no que tange à didática e práticas de ensino. O máximo que vi de esforço para uma prática de ensino foi fazer maquetes de isopor de relevo.

Nunca tive uma aula que falasse como trabalhar com jovens e adultos sobre geologia, vegetação, clima e até mesmo os assuntos sociais e políticos.

Em congressos eu tive mais aproveitamento de prática de ensino de que todas as aulas sobre o assuno.

Em 2002, o parecer do Conselho Nacional de Educação efetiva a critica da formação centrada na Racionalidade Técnica para a Racionalidade Prática, sendo o eixo a mudança da forma e das horas de realizar o Estágio Curricular Supervisionado.

Aprendi no entanto, que a reforma não estava na reforma formal e nos pareceres, diretrizes e leis. Se o processo não fosse tomado como projeto nas graduações, os estágio supervisionado continuaria a ser uma garrafa de náufragos para uns e nulo para outros. 

A docência é um casamento em navio de emigrantes, que os parentes casam seus jovens para que os dois se estabeleçam no novo país.

Uns descobriram o amor e farão suas vidas, outros ligarão o automático e seguirão felizes ou não.

A docência não está na formação? A docência e seu empenho está na qualificação técnica ou prática?

Ou é o estigma do sacerdócio!? 

Os especialistas acharam que ao fazer a ampliação e distribuição do estágio supervisionado, rompendo com a lógica do 3 +1, iriam mudar a rota da formação docente.

 Ser professor depende de pesquisa permanente, que está acima de leis, que depende de intelectualização, de pró-atividade, de projeto político.

Enquanto os especialistas acharem que ganhado na legislação se ganha na práxis estaremos fadados a mentiras nas graduações. 

Nenhuma legislação educacional se faz sem um aprofundamento político da legislação. 

O estágio supervisionado obrigatório, poderia ser a metade do tempo antes do parecer, 100 horas ou 50 h que fosse, sem ser um mentira.

1000 horas de mentira, não fará o estágio supervisionado se tornar verdadeiro!

sábado, 16 de janeiro de 2016

Mayi Rizzo uma viagem pela educação alternativa da América latina e um beijo nas mulheres! Conquistando Cotas de Liberdade!


Mayi Rizzo é uma pedagoga argentina que após 10 anos de docência amorosa e dedicada, decidiu colocar o pé na estrada e viajar pela América Latina coletando experiências de educação alternativa. 

No face dela se poderá acompanhar seus caminhos, trajetos e postagens em Pupo Cine Viajera.

Partindo de Mendoza (ARG) em abril de 2015 está prevendo chegar até o México e retornar pela costa oeste da América do Sul.

Para isso, adaptou um carro com cama e cozinha e está fazendo isso. 

Em João Pessoa ela esteve na Escola Viva Olho do Tempo que trabalha o contraturno da escola integral na área ruro-urbana da cidade e às margens do Vale do Gramame. Visitou a o assentamento Zumbi dos Palmares-Mari para localizar as experiências da escola que construíram com a vivências do Movimento dos Sem Terra e sua pedagogia.

Mayi diz que gosta de todas as experiências e busca entender o que se entende por alternativa nessa educação.

Um de seus pontos de partida da educação é a Emmi Pikler: 

“Enquanto aprende a contorcer o abdômen, rolar, rastejar, sentar, ficar de pé e andar, (o bebê) não apenas está aprendendo aqueles movimentos como também o seu modo de aprendizado. Ele aprende a fazer algo por si próprio, aprende a ser interessado, a tentar, a experimentar. Ele aprende a superar dificuldades. Ele passa a conhecer a alegria e a satisfação derivadas desse sucesso, o resultado de sua paciência e persistência.”

O que o seu bebê já consegue fazer?  (What can your baby do already?), Emmi Pilker, Hungria / 1940 (http://www.tempodecreche.com.br/acao-pedagogica/educacao-dos-0-aos-3-anos-contribuicoes-de-emmi-pikler/).

Neste sentido, Mayi avalia que parte de nossos esforços de educadores antiautoritários começa antes dos 7 anos, ou seja, a autonomia psicomotora tal como a intelectual não podem ser desassociadas e nem retardadas.

Tal como o machismo, preconceito, xenofobia e outras mazelas sociais devem ser trabalhadas de algum modo, bem antes dos 7 anos, também a psicomotricidade não deve ser roubada das crianças com os exageros de afetos superprotetores do corpo, inclusive da anulação das meninas de seu corpo.

Assim, o mais importante da viagem da Mayi Rizzo, além de suas buscas pessoais, afetivas, existenciais, são as mulheres que esbarram com ela e que ficam muito felizes com os olhos cheios de gratidão e generosidade, ao menos as que eu vi. 

Sororidade, amor e apoio feminino.

Ela faz uma pesquisa assistemática, sem ligação com pós-graduação ou com objetivos precisos do que acontecerá depois disso. Uma pesquisadora e tanto.

Juntado a pedagogia, o cinema e a viagem...vendendo seus ímãs de geladeira e aberta a conhecer. Uma Guarani????

Ei!..Enquanto ficamos ronroneando a vida....vai a moça argentina descobrir-se e nos ajudar a nos descobrir.....hoje parte para Natal..Ceará.....Belém..Venezuela.....

Mayi Rizzo
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sábado, 19 de dezembro de 2015

Pão Vaginal e a multiplicação dos peixes!




Estava eu no bar vila do Porto ouvindo Sandra Belê. Entra uma moça armada até os dentes de vestido preto esvoaçante e come todos os homens com os olhos..um a um....até que me fita com lascívia e eu retribuo sorrindo com aquela cara clássica de taradão, ingênuo com sorriso amarelo que nunca dá em nada! Tento fazer outra, sei que sempre vai dar errado...sai sempre amarela. Definitivamente não tenho os dons dos machos alfas.

Quando termina o por do sol e vou saindo e algo me toca o cotovelo...dedos finos, mas que me arranha uma pulseira punk de pregos....e para meu espanto era a mulher armada! E me diz: Quero te dar!

Eu acostumado que sou disse: Onde?

Na praça da estação de trem, bem debaixo do relógio do sol que marca o ponto zero onde nasceu João Pessoa!

Tudo estava indo como sempre, eu fazendo aqueles cliches chupando os mamilos que pareciam duas pontas de parafuso, pondo mão aqui e ali como estava escrito nos manuais...e a polícia chegou!

Maravilhada, o que não me chamou a atenção e logo chegaram os gradis de proteção. Já ao amanhecer os primeiros operários e operárias que vinham de Santa Rita cercaram-nos observando!

Pensei!O ser humano quando é tocado pela natureza não se espanta tanto quanto pela rudeza social.

O ventre dela estava crescendo como nos filmes de alienígenas e eu nem sei como eu conseguia ao meio de tantos observadores aquilo que faço debaixo de sete palmos de terra!?

Ela então pediu-me para parar e falou: Pega ai que tá saindo!

E começou a produzir pães!

O chão estava sujo e eu comecei a entregar para as pessoas, elas não brigavam, e cada uma que pegava o pão muquento dos caldos normais ia com seus grupos embora sem qualquer alarde.

Tenho impressão que quando uma mulher fala; Quero dar! O mundo devia parar de respirar!

Até que todos se foram! A polícia retirou os gradis e ela se vestiu daquele jeito que as mulheres trabalhadeiras se vestem e que ainda ajeitando o soutien, sempre fica tortinho!

E eu perguntei-lhe: Ei! E ai?? Com quem você aprendeu isso?

Com Jesus Cristo! Quem mais?

E agora moça?

Ela com aquele olhar pueril feminino e de jocosidade basilar falou suavemente como que dá um pé na bunda amoroso!

Eu multipliquei os pães, não é!? A tua tarefa agora é multiplicar os peixes!



sábado, 28 de novembro de 2015

Spartacus das Escolas de São Paulo.....contra o império do PSDB!!




Em decorrência de mais uma dessas reformas na educação impostas aos servidores e à população, o governo do estado de São Paulo tem que pedir reintegração de posse das escolas dos estudantes para devolver aos estudantes.



KKKKKKKKKKKKKKK

Mais de 70 escolas foram ocupadas por jovens, obviamente por seus parentes, afinal, sabemos como a coisa acontecem.....filhos e filhas podem ser revolucionárias, mas com ajuda da família é melhor.

Essa juventude não escondeu a cara, não quebrou portas, nem ficou inerte e politicamente e maduras assumiram seus postos.

Estudantes ocuparem escolas para defenderem escolas é o fato mais bonito da educação nos últimos tempos. Ninguém suspeitaria que essa juventude pudesse estar tão alerta sobre a perda de seus direitos.

Que vá e aceite-se que existam erros e que precisam ser corrigidos, mas o PSDB que é mestre em dizer sobre planejamento, só age como age porque em seus planejamentos não há a aceitação da opinião pública. Fazem a fórceps!!!!

Agora que nacionalmente pedem para Dilma conversar com a oposiçao, por que não pedem o mesmo ao Alckmin?

Simplesmente vivemos a era do “não importa” e do “apesar da crise”.....

Esses Spartacus deram um lição à lá Paulo Freire.....e a imprensa idiota sabe que não é uma orquestração de partidos.....mas é a politica na veia!!!! E na veia de juventude qualificada na práxis! Eles estão descobrindo um mundo encoberto da educação nacional!

Viva!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
e pelo fim da educação obrigatória

domingo, 22 de novembro de 2015

A história recente da Escola Anarquista de Toronto - Canadá


A história recente da Escola Anarquista de Toronto

por Megan Kinch

Tradução livre: Eu mesmo.

Esta escola emergiu durante o movimento da Ocupe Toronto, tendo aulas em um parque. Experimentos em educação popular ou escolas livres, muitas vezes coexistiram com os experimentos de convívio coletivo ou de ondas particulares de ativismo. Nes te caso, seguem as teorias de Paulo Freire da educação para a libertação só funciona quando ligada a um projeto de libertação humana em geral. Movimentos anarquistas em áreas urbanas, como Toronto e cidades próximas, prosperam em espaços centrais e periféricos, e essas escolas livres surgiram junto neste locais. Alguns destes projetos ainda existem, outros pereceram. Espaços anarquistas são muitas vezes temporários, caindo lentamente para gentrificação, despejo, ou rapidamente pela repressão policial. Embora algumas dessas escolas livres tenha existido temporariamente sinalizam para uma possibilidade de o futuro. Kalin Stacey, ligado a alguns projetos de escolas livres de Toronto, fala da relação do espaço físico e organização do espaço: "Uma das coisas que é realmente crítica para um escola livre é que é tanto um projeto descentralizado de aprendizagem, como um projeto de construção de uma comunidade: "Eu diria que provavelmente o melhor cenário para uma Escola livre se estabelece quando possui um centro comunitário radical / espaço social, espaço autônomo que também é sustentável e pode fornecer um ponto de encontro, eu acho que isso é algo que anarquistas das Escolas Livres conseguiram no final dos anos 90 em Kensington e que foi realmente eficaz. E quando eles perderam o espaço, também perderam a escola ". Para ler mais:



http://toronto.mediacoop.ca/story/torontos-free-schools/16025




segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Eu era um capeta....vá para o meio das meninas!




Naquilo que se chamava 5a Série do 1o grau em 1978 estava eu fazendo minhas presepadas com um amigo na Escola Estadual Ribeiro Junqueira- leopoldina-MG.

A solução escolar foi primeiro dividir a turma em duas. Metade para as meninas, metade para os meninos. Tornou-se a única turma de toda a escola.

As regras eram, se as meninas se comportassem ganhariam pontos. Quietas eram premiadas. Se o lado dos meninos não fizesse silêncio e ordem perderiam pontos.

Obviamente que isso nada resolveu. Eu era agitadão! Não era agressivo, mas irrequieto! Será que eram os hormônios do capeta??

Os meninos perdiam todos os dias pontos e as meninas ganhavam orgulhosamente por seus silêncios cordatos e punitivos.

Como elas conseguem? Uma disputa lúdica dos infernos! 

Os professores viam logo que os meninos iam ser todos reprovados! E perceberam que o problema não eram "os meninos", mas sim eu e meu amigo.

A solução do vigiar e punir Foucault iria por ela se interessar! Extirparam a mim e meu amigo. Nos colocaram na parede na primeira fila e eu na carteira de trás. Ilhados entre meninas de bocas cerradas túmbicas e creio que com um ar de sadismo pueril.

Aquela ilha não foi derrotada e mantínhamos a nossa ingenuidade contra a violência que éramos acometidos, com ou sem anuência dos pais, não sei dizer!? Mas os danos que provocávamos devem ter sido reduzidos.

Minha capacidade devastadora era enorme. Meu amigo nem tão irrequieto era, mas a minha lupa da éṕoca era de um pequeno diabo para dizer algo justo sobre meu amigo. Que se manteve um conquistador a vida toda até decidir se casar aos 40 anos.

Pedurou assim na 5a, 6a e 7a série a sala dividida e nós ilhados entre as múmias fabricadas. Enquanto as outras turmas os meninos tinham diálogos com suas colegas, aquela divisão e subdivisão em busca de paz no nosso caso atrasou essas amizades.

Essa é a tal educação boa do Brasil do final da década de 1970, para poucos, ricos e remediados. O que passava pela minha cabeça?

Um puta status de ser visto, ungido, selecionado, notado....de ser um CAPETA!!!

PS: pobres meninas, sendo educadas a excluir, separar e colaborar com a violência em busca de nosso silêncio. Vítimas às avessas de uma educação escrota.

domingo, 18 de outubro de 2015

Educação Obrigatória e Educação Proibida




E de causar espanto que se diga que a tão defendida democratização da educação pública no Brasil mereça ser atacada como um educação que proíbe a educação.

Tantos educadores incríveis lutaram pela educação em massa, pela escola integral, pela progressão continuada, bem como o Bolsa Erradicação do trabalho Infantil e alimentação nas escolas.

Por muito tempo se defendeu ou se quis insinuar, as vezes em desinformada opinião, outras por preconceito que as crianças pobres no Brasil iam para a escola exclusivamente pela merenda oferecida. Nunca se fez uma pesquisa de fato que provasse isso!

Este vídeo "A Educação Proibida" é extenso, mas pode ser visto picotado, já que o discurso é repetitivo em um sentido de dizer que essa escola, ainda com todas as reformas e esforços docentes, é um sistema autoritário.


Não adianta no entanto falar para os professores, educadores formais, gestores de que nada disso que se pensou ser pela democratização da educação não fez nada além de agravar a falta de liberdade intelectual e política de seus componentes.

A nova reforma educacional agora se pauta no elogiado exemplo da Finlândia. Isso, no que tange ao ensino médio tem sido posto como a solução para a perda de tempo com o que se fez até hoje, preparando as pessoas para serem senhores de todos os conhecimentos esquecíveis que durem até o vestibular.

O vídeo abaixo explica um pouco o que se passa de positivo na Finlândia, principalmente no que tange ao cuidado na formação do professor.


O tal do "qual a utilidade de aprender isso??" muito falado por todos estudantes mais críticos no Brasil é uma piada perto disso. E querem pegar um reclamação legítima com o intuito de acelerar as pessoas par ao mercado de trabalho.

Esquecem sempre de dizer que a Finlândia começou esse processo na década de 1970 e não foi sem um questionamento político severo, quer dizer, não caiu do céu. Esquecem o capital cultural que essa população finlandesa possui, da qual o que os estudante brasileiros acham muito, para eles é assimilado sem esse mesmo desdém.

Este vídeo abaixo fala de um morador de rua de Recife que morava debaixo de um pé de manga e passou num concurso do Banco do Brasil, isso, apenas para dizer como a tarefa de quem descobre que pode e merece estudar não depende de um chicote para  avançar.


Oferecemos pouco e mal feito, como tortura é tortura em qualquer parte, sofrem com o "muito" e inútil que não é nada perto de um estudante que decide e possui autonomia intelectual para decidir seus estudos.

Assim, a parte cretina da crítica à educação obrigatória no Brasil é que ela é despolitizante. Você cria um cenário de que nada presta, de que tudo que se ensina é inútil para dizer que o caminho é focar na profissionalização. Estudo self service...dizendo que é o modelo finlandês, quando se sabe que é uma caricatura.

Concluo que copiar mal copiado qualquer proposta de educação positiva faz parte de um plano para mudar não mudando nada.

Sem democracia radical a escola é um paiol de loucos!