quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Oração dos Pobres professores!

Oh mundo tende piedade de mim que sou tão bonzinho e boazinha!

Queria fazer o bem para os burricos filhos dos pobres, mas eu que acabo-me emburrecido com meu salário que amo!

Coitado de mim que corro de lá para cá sabendo que estou acabando com a inteligência dessa gente, mas assim ganho meu salário!

Como eu amo a educação e por que sofro tanto para me tornar um torturador amável?

Aumentai meu salário para que eu me liberte de minhas lamúrias de pobrezinhos e pobrezinhas que somos e as renove com novas dívidas de cartão de crédito estourados!

Há possibilidade de criar um centro educativo anarquista no Brasil?

Situar uma pedagogia anarquista em escola estatal é burrice e escapismo!

Fazer práticas anti-hierárquicas em escolas é obrigação!

Uma educação sem muros é uma discussão bem maior que os muros físicos das escolas estatais!

O processo de enlouquecimento para educação competitiva é galopante e suicida!

Mais que falar dessas coisas se exige decisão de construir experiências anti-escolares!

O resto e esfregação de ideias que os marxistas chamam de dialética!

sábado, 10 de dezembro de 2011

Não há saídas sem saídas a assumir!

As pessoas procurar alternativas para a brutalidade do Estado. Lutam por saídas imaginárias.

Elas mesmas não buscam os escapes que parecem almejar!

Talvez para não promover danos morais positivos em si mesmas, assim, ficam rondando por alternativas que elas não desejam seguir.

O fetiche da liberdade é mais potente nos famosos sujeitos conscientes que tantos lutam para existir!

Por que buscar saídas então se há tanto medo de se mover?

O sucesso da tirania e colocar um tirano dentro de si, deste modo, não precisa de intermediário entre a ditadura e você!

domingo, 27 de novembro de 2011

Centro feminino de jovens idealistas!

Localize em:
Christina da Silva Roquette Lopreato - 2000 - Historia - 224 páginas
Através do Centro Feminino "Jovens Idealistas", as militantes libertárias lançaram um "Manifesto ao trabalhador", em 21 de setembro de 1917.


e
O Centro Feminino de Jovens Idealistas organizou inúmeras festas e festivais onde foram representadas peças como “O Pecado de Simonia”, de Neno Vasco, em fins da década de 10 e por toda a década de 20 do século XX.
No entanto, essas festas e festivais foram palco para a propaganda das mulheres libertárias através, também, das conferências e discursos.
Neles foram ressaltadas a importância da luta cotidiana e das lutas revolucionárias como forma de se chegar à emancipação total, para as mulheres e homens, colocados como irmãos e companheiros de luta pela liberdade e pela igualdade”. (MENDES, 2010, p. 231 e 232). 
MENDES, Samanta Colhado. As mulheres anarquistas na cidade de São Paulo (1889-1930). Franca: Unesp, 2010. Dissertação de mestrado. disponível em: http://www.franca.unesp.br/poshistoria/samanta.pdf

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Anarquismo e educação!

É mais fácil promover ou construir um processo de educação nos sentidos anti-autoritários do que nos valores anarquistas!
 É mais fácil alterar a educação para o anarquismo do que realizar um transformação social para o anarquismo como forma de governo!

O que podemos estabelecer são relações anarquistas, embora haja os anarquistas que seguem junto com socialistas e comunistas por assumir frentes de sindicatos e movimentos com características revolucionárias!

Eu particularmente não penso esperar a catequização de ninguém para iniciar uma relação com pressupostos anarquistas! Embora me inquiete profundamente o fato de que há mais pessoas esperando líderes!

As federações de federações ou só as primeiras me fazem mais otimistas!

Neste caso, a educação e processos educativos antiautoritários são viáveis! Não porque eu queira o pense ser possível, mas porque a maioria das pessoas que são donas dos seus narizes acabam adotando as práticas anarquistas de educação sem sabê-lo!

E o que importa não é saber o nome da corrente libertária a que se filiam ingenuamente, mas que essas pessoas deixem de ser otárias do Estado!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Anarquistas ateus!

Ser tão enamorado de si mesmo faz um anarquista ateu ter tudo que uma igreja oferece sem um Deus! 

A auto-deificação faz de alguns anarquistas mais religiosos que o Papa nazistão!

Enfim, uma coisa é o ser e o único, outra é ser a única coisa que importa!

Anarquistas que acreditam em Deus!

Há anarquistas que acreditam em Deus! Na verdade eles separam a ação anti-autoritária da existencial!

Não remetem ao divino nada além da incapacidade de compreender a existência humana por essa relação!

Na terra, eles quebram pau junto conosco e fodem contra poderosos!

Tá bom demais!

OBS: escrevi esse texto por encontrar gente na militância, honesta e leais, mais leais que muitos ditos socialistas. Há momentos que hedonismo intelectual libertário foge de enfrentar a verdade humana, a humanidade e o mutualismo. Acho que é uma parte de nosso DNA ideológico que mantém a ideia de tratorar as pessoas com suas contradições, fragilidades e incompreensões existenciais.

O libertarismo, anarquismo, psicologismo e justiça social não farão reduzir suicídios ou melhorar a auto estima ad infinitun. 

Para aquém de qualquer idealismo e ideário de liberdade, somos humanos e erramos, erraremos errantes. A luta de classes não resolve nossas tarefas imundas e inundadas de nós mesmos! Por isso prefiro um anarquista que acredita em Deus mutualistas e humanos aos que atropelam tudo, até si mesmos com estoicismos sectários embrutecidos.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A mulher - primeira vitima da tirania!

A mulher é a primeira vítima da tirania! É em quase todas as culturas moeda de troca ou de acordos!

Tornar qualquer sociedade antiautoritária é garantir que as mulheres tenham suas vidas reassumidas!

Há muitas dificuldades de fazê-lo e a educação anarquista se preocupa com uma educação que não coloque as mulheres como coitadinhas de rosinha e incapazes!

Delicadeza todos devemos ter, mas essa produção de docezinhas e delicadinhas é uma tirania dissimulada que se finge dizer algo de feminino!

Insistem algumas mulheres em ser feliz só após limpar a casa! Exploram bem isso as publicidades! Combater as tiranias externas e internas são urgentes!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Amor livre!?

Aqui há uma redundância! Se falamos de amor pela humanidade, isso é amor livre! Livre de propriedade e de qualquer interesse ou prazer sexual!

O tal amor livre se traduz como: trepada com quem quiser sem a consciência ficar pesada por ter metido o chifre em alguém!

O amor por uma pessoa ou meia dúzia é apropriação! Se perde a liberdade de qualquer modo! Amar nessa modalidade é estar preso e isso é uma escolha tranquila!

Não conheço amor livre sem trepada! Amor livre sem trepada, seria na base do chá, do papo, do trabalho, do apoio, do reconhecimento, do respeito, da sinceridade, da tranquilidade e da construção!

Amor livre.........trepada liberada!

e não há problema nenhum! Mas que não se invente bobagens!

domingo, 13 de novembro de 2011

Poder e emoção! Amor ou chantagem?

O poder gera emoção peculiar! Vicia e faz sucumbir! Mas nas lacunas de poder é que a sociedade encontra a civilidade real!

 O poder nunca deixará de ser uma busca humana, enquanto houver quem queira ceder o poder que lher pertence e lhe é vital!

Uma simples relação de amor se estabeleve tiranias, expectativas, desejos, chantagens e jogos de poder que vão da manha até imposições violentas!

Prender-se em vidas incertas parece ser humilde e partilhado, na verdade, se entra numa esfera de poder tão autoritário quanto outros!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Chefes, líderes e auto-comiseração

O problema de encontrar lideres é que isso subentende notar liderados!
Há pessoas viciadas em ser lideradas, o que é um prato feito para comedores de poder!

Não há problema em ser liderado! Há problema em ser sempre liderado por incapacidade e auto-comiseração!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Homens só pensam em sexo!


Sim! É é o que ocorre em geral com a maioria de nós! O impasse está no machismo e na incapacidade de um homem encontrar um interesse em uma pessoa desconhecida que não seja a sua bunda!

A pergunta que deve ser buscada é por qual razão é mais fácil um homem num primeiro contato pessoal achar que somente isso é pensável!

Há uma rejeição criada culturalmente que faz algumas mulheres utilizar a economia sexual para se estabelecer emocionalmente!

Dando a entender que fazer sexo é só importante para o homem!

Sem apego, acreditam algumas mulheres, é impossível transar feliz!

Essa armadura afetiva deixam ambos reféns de duas loucuras - é impossível transar sem amor e é impossível criar outro critério de aproximação que não seja o superficial ou .....ALMEJAR UM RABO!

Economias afetivas e sexuais são nossos modelos de tiranias que podemos superar!

Desonesto é o homem que só pensa em sexo se fingir com galanteios e conversinhas moles!

Mas dá mais certo do que olhar de tarado!

No amago a forma e sentido não mudou! Só disfarçou o desejo! Algumas, preferem essa farsa a assumir que o desejo sexual superficial está em ambos! 






Auto-estima e auto-determinação e aquários de bola!

A impossibilidade ou falta de esforço para ser sujeito de si mesmo é um dos fatores que impedem qualquer nível de compromisso com outras pessoas!

Se deseja ser alguém que está aquém de si mesmo. Limitado pela aprovação dos outros e outras! Inegavelmente a trajetória de luta para a própria consistência como pessoa é o papel de todos!

Há mais pessoas lutando para não ser o que podem ser, do que as que lutam por encontrar sua totalidade!

As pessoas que rodam em torno de si mesma, escapam, fogem e remetem ao mundo externo todas as suas agruras e insucessos! Quem se aproxima desses peixes de aquário redondo, são convocados a ficar reféns dessa incapacidade de romper uma auto-imagem circulatória!

Ter liberdade de escolha é ter a condição de entender que só há sentido nisso sem as pessoas optarem por escolhas. O limbo decisório vicia e destrói o prosseguimento das vidas!

Evitar encontrar a si mesmo é o mais comum!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Amor e anarquismo

O amor parece uma abstração incompatível com o anarquismo. Se há a pretensão de estar com uma pessoa ou várias, por acordos sexuais ou afetivos, sempre estamos optando por nos aprisionar a algo e perder a liberdade!

Um alpinista que amputou a mão escolheu entre morrer de sede e fome preso numa fenda de rocha! Perdeu a mão para manter a vida.  A liberdade política e de autodeterminação também pede aprisionamentos e perdas!

No que se considera amor, as tiranias surgem com facilidade! Também surge a perda de liberdade que nos oferece algo que sozinhos não obteremos!

A liberdade que o anarquismo quer é contra as tiranias, se numa relação o fator que ressalta é a tirania. Cedo ou tarde a relação se desfaz por bem ou por mal!

No anarquismo, o amor sempre será um dilema! Alguns confundirão ter muitas relações com ser livre! O barato não é ser livre e puramente livre, mas ter clareza de que você e a outra pessoa estão perdendo parte da liberdade para desenvolver uma luta contra o autoritarismo!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mãe, Pai, cônjuges e anarquismo!

Numa sociedade que se pretende apostar na dignidade das pessoas é lícito que os cônjuges dividam seu tempo de trabalho externo com o doméstico relacionado a tudo, inclusive e com os filhos!

Enquanto as crianças não são autônomas um cônjuge fique um turno com as crianças e a outro em turno oposto. Nesse tempo eles regulam a vida e o convívio e dividem a criação e educação.

Isso permite aos dois efetivamente criarem os filhos se eles não moram em comunidade!

Em comunidade o mesmo procede, mas após uma certa idade as crianças são orientadas por pessoas adultas, casadas ou não, livrando os cônjuges de aprisionamento aos filhos e às neuroses que todos possuímos!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Anarquismo e afetividade: as relações de genero

Há muitas perguntas que fazem aos anarquistas ainda irrespondíveis por se tratar de processos que caminham somente se uma sociedade decidir ser anarquista!

Por exemplo: Como seria a organização de um hospital? Como seria um presídio? Como se trataria a violência! Como seria o saneamento público? Como seria uma comunidade sem prefeitos e chefes? E por ai seguem perguntas pragmáticas.

No caso me preocupa se há algo dentro do anarquismo e afetividade!
Os anarquistas do início do século passado pregavam o amor livre, que o corpo da mulher fosse livre e que ninguém se apropriasse de ninguém!

Aqui quero manifestar um entendimento! Embora algumas pessoas anarquistas vivam bem com o amor livre, nem todos vivem bem dividindo suas companhias. O fenômeno do apego e do amor, ainda com grande conteúdo autoritário, precisa ser visto com cuidado!

Entre os homens há os que preferem o amor livre, desde que as mulheres fiquem presas a ele! Poucos homens suportam ver sua companhia ser dividida, mas creem viver bem se dividindo de leitos em leitos!

Para ninguém sentir dono de ninguém as mulheres e homens devem superar o machismo ou "caçismo". Nem ser humano deve induzir à caça ou desejar ser caçado!

Embora ser macho se compreenda com um poder unilateral e de desprezo da natureza feminina. Há de uma forma ou outra um jogo semelhante com uma parte da mulheres!

Tanto que o nome dado a algumas aproximações entre gêneros é bucolicamente chamado de conquista! Como se pode aproximar alguém com um sentimento bélico?

Quando se fala de relação afetuosa é preciso saber que antes de chegar ao amor livre, as pessoas tem que ser capazes de ser donas do próprio nariz!

Numa relação aberta ou fechada o essencial é que sempre estaremos recuando em parte de nossa liberdade e invadindo a de outrem! Não há a possibilidade de aproximação sem perda de liberdade!

Enganam-se os que acham libertários por terem múltiplas possibilidades de relação como se livrando do autoritarismo e do poder sobre o outro. Isso é um escapismo e significa apenas que está gastando a própria liberdade no varejo!

Se a pessoa não se vê construída ou em construção sentirá sempre que perde mais liberdade do que o outro!

No amor livre ou no amor monogâmico a liberdade é definida por uma redução de autoritarismo!

Ter amor próprio, saber o que quer da vida e de uma relação deve ser uma construção franca com uma pessoa ou várias. E não é uma questão definida a partir ou restrita à sexualidade avulsa ou específica.

sábado, 5 de novembro de 2011

As melhores intenções deixam sê-las quando se tornam imposições!

Querer o bem de alguém é importante! Impor a ela o que você acha que faça o bem é um erro!

No que tange à formação de inteligência só podemos desejar ser menos autoritários. Isso serve no amor e na construção de ideias!

O limite de intervenção é quando as pessoas estão claramente atentando contra a própria vida de forma consciente ou não!

Antes de deixar a pessoa se matar e se ferir devemos dissuadi-la!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Anti-pedagogia, anti-professor e ANTI-ESCOLA

Sim! Há pessoas viciadas em serem ensinadas!

Não acreditam na própria capacidade de gerar seu aprendizado.

Quando era professor eu os chamava de professólatras!

Quanto se é viciado em ensinar não há alternativa!

Como falar de uma sociedade diferente acreditando nisso que se chama pedagogia?

Ser professor e adorar a escola equivale amar a tortura e se usar dela!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cinismo grego

A palavra cinismo vem de Canis do Grego ou cão!

Os cínicos acreditavam que devíamos ser como os cães! Dormir em qualquer lugar ou ao relento, comer o que houver, andar nú e entrar em qualquer porta que houver trepar, cagar, comer e ladrar, enfim, o que melhor define um vira-lata.

Desapego radical!

O que pode ser mais próximo de um cínico hodierno, primeiros materialistas-dialéticos é ser um cão em relação ao Estado e ser anti-autoritário!

Pena que os meninos dos EUA, queiram apenas pouco menos que nossos vira-latas!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Educação anarquista para quem?

O anarquismo não se ensina ou se doutrina!

O comportamento diante das grandes e pequenas tiranias é que faz os jovens e crianças perceberem da necessidade de uma sociedade libertária e anti autoritária!

Sim! Há métodos, mas os pais devem deixar de ser bocoiós amedrontados!

Se querem os filhinho e filhinhas contentes e abilolados é melhor botar na escola da burguesia! Depois, mais velhos, eles comprarão livros de auto ajuda!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

5 horas de estudos senhor Haddad??

Há uma geração imensa no Brasil que não estudou mais que 4 horas em escola por dia! Com enormidade de feriados invejáveis, um tanto de greves...essa classe média se fez no ensino público!

Achar que mais horas na escola resulta em melhor atendimento ao cidadão é o mesmo que achar que um afogado necessita de um copo de água!

Mais tortura por nada!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Diógenes e anarquismo!

No mundo inteiro. Em todas as épocas! Em todas as culturas!

Sempre existe uma figura com o esclarecimento de Diógenes!

Nem um conforto é capaz de garantir a liberdade de uma pessoa!

Diógenes era um cínico, quer dizer, quem despreza esforços comezinhos para viver!

A parte mais difícil de ser um anarquista é entender a acidez de Diógenes contra os cidadãos, nobres e filósofos do poder!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estudante de 10 anos se mata!


Aluno de 10 anos atira em professora em escola de São Paulo
Depois de atirar na professora, o menino disparou na própria cabeça e morreu
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/aluno-de-10-anos-atira-em-professora-em-escola-de-sao-paulo/n1597223769645.html

Não é que eu tenha solução para isso! Mas se um menino de 10 anos, de família equilibrada e bem quista, mete bala numa professora, pode não ter nada a ver com a escola liberal! Mas pode ter sim!
Este tipo de ação não combina com criança! A escola está bem avaliada nos testes nacionais! E daí??? A questão é que essas crianças fazem parte de um contexto desconhecido! A escola, talvez, nem seja repressora! A professora, talvez, seja amável!. Mas o funil escroto está colocando todos no moedor de carne!

O que sobra é a incapacidade de dialogar com essas pessoas e oferecer situações de conforto que não os acelere para processos psíquicos tão incontornáveis como o ocorrido!

domingo, 18 de setembro de 2011

o Ser e o único

Stirnner é um pilar do anarquismo!

Um dos pilares de um ação social é que as pessoas estejam primeiro comprometidas em ser o melhor do que elas podem ser de si mesmas.

Agir com pessoas a 50% delas é uma perda de tempo!

Pode até errar, mas não ter 100% de compromisso em ser é ridículo!

As pessoas não podem ser tão alheias ao seu sentido de ser alguém! De ser o João, Joana, Marcia ou Maurício!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Escola liberal x libertarismo

Educar-se! 

Lutar pelo próprio crescimento!

Mirem se nas crianças na fase dos porquês de tudo!

Não assassinem essa curiosidade!

Parem de ensinar já!

domingo, 28 de agosto de 2011

Professores de verdade!

Do que adianta nos educar para sermos águias
se há serviço apenas para urubus!

Sábia designação para a inutilidade da formação de professores honestos!

A escola liberal é um campo de carnes podres!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Não ensinar ou perder a ansiedade de ensinar!

Os pŕofessores são dosmesticados a ensinar! Quando se dirigem para a educação anarquista se apavoram!

A luta é para não impedir que os jovens aprendam tentando ensinar algo farsesco!


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Escola Paideia

Escola Paideia (Merida-Espanha) é a única na Europa que se permite denominar anarquista!

Estive lá é um projeto muito bacana!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Quem se interessar em meu trabalho escrito!

Ensino de geografia e pedagogia anarquista: conquistando cotas de liberdade.


www4.fct.unesp.br/pos/geo/dis_teses/09/antoniosobreira.pdf
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
Palavras-chave: ensino de geografia – pedagogia anarquista - educação libertária-cinismo - 2009.

domingo, 7 de agosto de 2011

Universidade fascista!

Em toda minha formação universitária não li um texto sequer de direita!

Só tive professores marxistoides!

Me diga por qual razão sai tanta bosta dessas escolas??????????

Demônios que habitam minha casa!

O meu maior problema com os 10 demônios que habitam minha casa é que eu tento convencê-los que Deus não existe!

Foda é que demônio é dialético e me questionam se eu sou mesmo anarquista porque eu quero ateucatequizá-los?

Eles insistem em dizer que ao aceitar a inexistência de Deus, eles mesmos desapareceriam!

O chato é que eu não aguento mais chegar em casa e eles estarem ocupando a minha cama e nunca dão descarga no vaso! E a bosta da internet está zoada!

Vou partir para outra estratégia!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como a escola estatal se defende!


Resultado em escola no Cantagalo deixou secretária de Educação “chocada”

Para Cláudia Costin, atividade cultural não teve sinergia com aprendizagem. Prefeitura aumenta carga horária para 7h/dia, implanta série de programas especiais e espera melhora

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/resultado+em+escola+no+cantagalo+deixou+secretaria+de+educacao+chocada/n1597113958279.html#cometarios

Veja esse exemplo! Eles tentaram levar cultura para a escola e levaram! Mas nos índices estatais os escores de avaliação foram negativos!

Ainda que os professores tenha se descuidado é fundamental que saibamos o grau de envolvimento, de satisfação, respeito e amizade neste local!
 

Muitas escolas burguesas da felicidade e democráticas teriam avaliação baixa se a mesma prova fosse lá aplicada, afinal, o que se avalia nas melhores dessas provas é a capacidade de acumulação!

Há bulling nessa escola? As crianças vão com felicidade para lá? Gostam de seus professores e se gostam?

 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

pressupostos da educação anarquista

Obrigar alguém aprender algo é autoritário!

Qualquer tentativa de ensinar algo a alguém é o mesmo que domesticar!

A decisão de aprender deve vir do indivíduo!

propósitos desse blog

Não sou filiado a grupos anarquistas!

Não fui punk, embora minha aparência juvenil era de um mendigo que vivia de criação de abelhas!

Sou contra matar, bater e trepar sem gozar!

Já abdiquei de todas as propriedades, de comer carne, coisas industriais e de atitudes burguesas!

Defendo a impossibilidade de realizar um educação anarquista em escolas estatais, marxistas e privadas boazinhas!

Me intitulo anarcocínico/diogenico!