quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A crise do Giz - em Carta Capital


O texto seguinte pode bem servir para um debate sobre a dificuldade de ensinar, mas esbarra no fato de ser pautado na esperança de que um espaço forjado para forjar seja compatível com a inteligência.


Concordemos que esse ambiente supera seus objetivos quando descobre que é um espaço relacional!


A crise do giz

Novas tecnologias, métodos e a suposta redução da atenção dos alunos colocam em xeque a aula expositiva
por Thomaz Wood Jr. — publicado 25/12/2013 08:55, última modificação 25/12/2013 09:44
 

Um quadro do século XIV, pintado por Laurentius de Voltolina, mostra uma aula em Bolonha. Do lado esquerdo, sentado em um púlpito elevado, vê-se o pomposo professor. À sua frente e à sua lateral, em fileiras de carteiras fixas, encontram-se pouco mais de 20 estudantes. Apenas quatro ou cinco deles parecem escutar atentamente o mestre, alguns miram seus cadernos, outros conversam e dois parecem dormitar.
Séculos depois, a cena das salas de aula não parece ter mudado. O visitante que entrar hoje, ao acaso, em uma sala de aula, vai provavelmente se deparar com cena similar. O mestre talvez seja mais jovial e comunicativo do que aquele do quadro de Voltolina. Entretanto, à sua frente, estarão os mesmos estudantes entediados. Poucos estarão atentos à cena, muitos outros estarão mergulhados em notebooks e smartphones, alguns, provavelmente, estarão cochilando.
A escola permanece, para muitos, um lugar de enfado e tédio, ou o sacrifício a fazer por um diploma. O dramaturgo britânico George Bernard Shaw deixou para a posteridade, entre outras tantas pérolas, o registro de que os únicos momentos nos quais sua educação foi interrompida foram aqueles em que estava na escola. O “educador futurista” David Thornburg declarou recentemente em uma entrevista para a revista The Atlantic que, de todos os lugares de sua infância, a escola era o mais depressivo.
Séculos preservaram a essência da instituição. Décadas recentes de desenvolvimento pedagógico não lhe alteraram as feições e os últimos anos de revolução tecnológica parecem ainda não ter surtido efeito. O quadro-negro deu lugar à tela. O computador substituiu o giz. Agora a febre são as aulas em vídeo no YouTube. No entanto, são as mesmas aulas de sempre, ou versões pioradas.
Nos últimos anos, as aulas expositivas parecem ter se transformado em vilão e alvo preferencial de críticos. Buscam-se novas dinâmicas e métodos. Será esse realmente o melhor caminho? Algumas aulas produzem efeito narcótico, mas decretar o fim do modelo talvez seja prematuro. Richard Gunderman, professor de Medicina da Universidade de Indiana, escrevendo para a The Atlantic, observa que há boas e más aulas. Gunderman argumenta que a presença física do professor faz diferença: bons professores são capazes de despertar a imaginação dos pupilos e inspirá-los. Preparar uma boa aula é uma arte, requer esforço e muitas horas de prática.
Hoje, a informação está disponível nos mais diversos meios. O objetivo da aula é contagiar os estudantes: contar uma história com começo, meio e fim, transmitir o entusiasmo do mestre pelo assunto e tornar os pupilos seus “cúmplices”. Uma boa aula não é uma repetição mecânica de ­teorias e modelos. É um processo interativo, no qual ator e audiência interagem e, eventualmente, trocam de papéis. “O bom professor abre os olhos dos aprendizes para novas questões, conexões e perspectivas que eles não consideraram antes, iluminando novas possibilidades para trabalhar e viver”, argumenta Gunderman.
Em Monsieur Lazhar, filme canadense de 2011, dirigido por Philippe Falardeau, Bashir Lazhar é um argelino refugiado em Montreal. Ávido por um emprego, ele oferece seus serviços a uma escola fundamental, escondendo a falta de experiência como professor. Ansiosos por substituir uma professora que cometera suicídio na escola, traumatizando seus pupilos, a diretora contrata Bashir. Seus métodos tradicionais incluem ditados, leituras clássicas francesas e a reversão do arranjo de mesas e cadeiras ao antiquado modelo de fileiras paralelas. Entretanto, à medida que a história evolui, a relação com os estudantes se desenvolve positivamente e Bashir os ajuda a enfrentar o trauma da perda de sua antiga professora, enquanto supera suas próprias perdas.
Ensinar e aprender trata-se de um processo relacional que vai além dos métodos e das tecnologias. Diz essencialmente respeito a relações humanas. Não é entretenimento ou diversão. Tampouco é sofrimento. Envolve escutar, avaliar, refletir e praticar. Pode ser penoso, às vezes, mas deve sempre recompensar estudantes e professores. Pode usar novos métodos e novas tecnologias, mas depende essencialmente da construção de um palco para a interação coletiva.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Anarquistas, educação, professores e estudantes alcoólatras

Tal como os alcoólatras, professores são viciados em estudantes e esses alcoolizados mutuamente.

A obsessão por ensinar e o vício por aprender...ilusões retroalimentadas.

Isso, pensando na educação em massa, pior e mais deletério da inteligência.

Nesse caos de falsas motivações, aceitamos a escola e a educação involuntárias, reclusas e certificadas.

Vícios...todo mundo tem!?!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Anarquismo e an-historicismo: questão de método

Alguns anarquistas, embora tenham colaborado ou aceitem o materialismo histórico, outros negam a mitificação e a mistificação da história como elemento fundante de uma análise radical da sociedade.

Isso coloca os anarquistas em plano distante de positivistas cronológicos, como de materialistas históricos.

Esses anarquistas parte da consideração que a história é uma invenção, não os fatos!

Mas os fatos são fatos ou são ocorrências passíveis de interpretações e seus interpretes?

Quem dá o direito e a legitimidade sobe algo ficcional??

Claaaaaaaaaaaaro, não cair na desistorização e negar a brutalidade do opressor, pois o sangue está esparramado nas paredes e nos paredões e são inegáveis os processos fraudulentos e mentiras contra o povo e suas revoltas.

Mas ao tirar a história oficial das mãos da elite, não significa que seus novos guardiões merecem a intocabilidade.

Ladrão que rouba ladrão não tem perdão!

Mas como método? Como recorrer à uma história que não seja minha refém, de minha ética, de minha ânsia de justiça e livre de meus defeitos piores????

É ficção! Como trabalhar com a invencionice se o suor do trabalhador ainda escorre para o funil da mais valia global!::::?????

Eis a tarefa que nos coloca fora do materialismo histórico disfarçado de positivismo bonzinho.

sábado, 23 de novembro de 2013

egoísmo e coletivismo

O impasse entre o egoísmo ou individuação e o comunitarismo, coletivismo ou qualquer coisa que se coloque em questão o indivíduo frente o outro e outrens perdura.

No pós- anarquismo como no anarquismo clássico, como na história filosófica.

O inferno são os outros! Diria Sartre!

O inferno não existe!

Nós e os outros somos a pura e essencial questão de alteridade!

Não somos sem o outro e o outro não é sem nós!

Ser único é fundamental para sermos únicos!

Na filosofia como para outras correntes, não é só um acordo de submissão que resta como única forma de relação.

Embora, mais prático, mais cruel, mais imediato e mais fácil, ser submisso não é minha escolha!

Podemos recuar francamente, negociar claramente nossas restrições, condições e necessidade não urgentes, mas só até o ponto que eu saiba a razão desse recuo.

Essa nitidez do recuo do Eu total e do outro é uma das tarefas mais difíceis para a humanidade e para a filosofia.

E ainda não é o anarquismo que consegue isso, mas é o que mais se coloca essa questão prioritária fora do campo da filosofia geral.

Arquitetura e anarquia II Colin Ward e educação

Em 2008 eu vi e falei rapidamente com Colin Ward numa feira de livros anarquistas em Londres que me levou Judith Suissa.

Dali em diante eu fiquei atento ao seu trabalho, de arquiteto, educador e anarquista.

Ele escreveu vários livros sobre mobilidade urbana e è educação:

Anarchy in Action, 2008
Talking Schools, 1995
Freedom to Go: after de motor age, 1991
Child in the Country, 1988.

Child in the City é bastante oportuno e em tese central ele, urbanista, pensa em uma cidade que educa, que as crianças possam percorrer todo seu espaço em totalidade.

Infelizmente uma parte dos arquitetos brasileiros são poucos tomados por essa corrente de pensamento, mas ao menos eles tem referências mais corajosas do que a geografia.

toda a preocupação com a educação que tem Colin Ward é o que fulgura mais curioso e questionador.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Élisée Reclus: um geógrafo de exceção


  Realizei uma tradução informal do artigo abaixo e se alguém desejar, posso enviar na íntegra.
só pedir ao meu e.mail 

"sobregeo@ig.com.br"

Élisée Reclus: um geógrafo de exceção1

por Béatrice Giblin


Resumo:
Na imensa obra de Reclus não é impossível desassociar o geógrafo do libertário2. Seu projeto não é o de inventar uma sociedade ideal, mas de mudar verdadeiramente o mundo, elucidar as múltiplas formas de opressão que impedem o desabrochar de uma sociedade justa. Portanto, é necessário compreender e explicar o mundo tal como ele se apresenta. O que traz interesse, ainda hoje, na leitura da obra de Reclus, são as passagens em que ele se dedica às relações de poder e ou dominação3. Reclus acreditava que só seria possível uma sociedade universal, justa, onde cada indivíduo seria respeitado e será respeitado por outros uma vez que os homens se desembaraçassem dos opressores, dos monopolistas e entre outros do Estado, fonte de autoridade e de poder, logo, de dominação4. Esta posição política, a priori é totalmente distinta da que se aproxima a Hérodote, já que a nação e em certa medida o Estado são conceitos que estimamos fundamentais para a análise geopolítica.5
Mas o que nos aproxima de Elisée Reclus, é a vontade de decifrar o mundo com honestidade, de não mascarar, na medida em que somos conscientes daquilo que nos incomoda.6
« Eu percorri o mundo como um homem livre....»
1Este resumo é informal e não se preocupa com a fidedignidade por mero prazer de parecer mentira. Haverá comentários do tradutor pessoalíssimo apenas para chatear pesquisadores bonzinhos. Os erros não são propositais e as omissões são conscientes e para depois algum bobo refazer a tradução e dizer a famosa frase “embora tenha tido o esforço.....
2No Brasil essa maneira de tratar cirurgicamente a vida política dos teóricos ainda perdura. Fatiando Reclus, geógrafo, do educador e do anarquista. Inclusive o artigo omite todas as obras que eles escreveu e toda sua militância junto ao movimento de pedagogos anarquistas (Fauvre, Ferrer y Guardia e outros). Não se sabe por sadismo, burrice ou falso moralismo. Ranço que o delineamento que Francis Bacon deu para a ciência e até hoje perdura na cabeça de mamão de pesquisadores “sérios” e inodoramente imparciais. Famosos fede nem cheira!
3Justamente essa parte que menos interessa aos estudiosos do pensamento geográfico, dada a delicadeza marxista de excluir o anarquismo como algo definitivamente distinto na história da esquerda mundial
4Do ponto de visa filosófico e dos realistas confortáveis isso é um pensamento infantil e que não faz sentido nenhum no que tange à sociedade.
5Não se pode espera muito de uma revista marxista. E de que nos serve uma análise geopolítica? Sem dúvida que acreditam abrigados no Estado, democrático, é possível ter salário de professor universitário e ficar falando como o espaço e a sociedade sobrevivem na graça da expropriação do trabalho humano. Ainda é mais impressionante que todo discurso de globalização falava contraditoriamente do fim de “um” Estado, pró-social em detrimento de “outro” Estado que se destina as relações de câmbio, troca e proteção das corporações. Boa diversão!
6Giblin é uma pesquisadora honesta. Mas que introdução mais cretina! Confortável, desapaixonada e fatalista! Sem Estado não há geografia!? No final ela retoma essa bobajaiada medrosa e sem sentido.

sábado, 16 de novembro de 2013

Perguntas que enchem o saco de anarquistas! O que fazer sobre os crimes????

Ei!? Vocês anarquistas vão resolver a criminalidade como????

Se uma sociedade anarquista "ce n'est pas question" para que nos debruçar sobre isso?!?!

Mas os fatos são os fatos. A matéria abaixo extraída da Carta Capital dá uma resposta capitalista para a questão!

Vá encher o saco do teu Governo autoritário, capitalista e reformista!

Depois venha me falar do que te serve uma sociedade acrata!


Sociedade

Bom exemplo

Suécia fecha 4 prisões e prova: a questão é social

Penas alternativas e investimento na ressocialização de detentos derrubaram a população carcerária e levaram ao fechamento de 4 prisões no país nórdico
por Lino Bocchini publicado 14/11/2013 12:03, última modificação 15/11/2013 07:13
Marcelo César Augusto Romeo / Flickr / Creative Commons
presido site.jpg
Presídio Dois Rios, abandonado de Ilha Grande (RJ)

O jornal inglês The Guardian informou em sua edição de ontem que 4 prisões e um centro de detenção foram fechados na Suécia, pela Justiça daquele país, por falta de prisioneiros. O diretor de serviços penitenciários local, Nils Oberg, afirmou que o número de detentos estava caindo 1% ao ano desde 2004 e, de 2011 para 2012, caiu 6%.
Oberg e outras fontes ouvidas pelo jornal inglês acreditam que a queda do número de presos tem os seguintes motivos: 1) investimentos na reabilitação de presos, ajudando-os a ser reinseridos na sociedade; 2) penas mais leves para delitos relacionados às drogas e 3) adoção de penas alternativas (como liberdade vigiada) em alguns casos.
Com uma política semelhante, a superpopulação carcerária no Brasil e em outros países poderia ser bastante atenuada. O exemplo sueco deixa claro, mais uma vez, que a questão da criminalidade é, sim, social. Ninguém nasce malvado, não existe o que popularmente é chamado de sangue ruim.
Na Suécia, 112º país do mundo em população carcerária, são 4.852 presidiários para 9,5 milhões de habitantes –51 para cada 100 mil habitantes. No Brasil, que tem a 4ª maior população carcerária do mundo, são 584.003 detentos, ou 274 por 100 mil habitantes.
E olha que a reportagem nem entra no mérito de que naquele país nórdico toda população têm acesso a serviços públicos de qualidade (educação, saúde, cultura etc) e que lá os direitos humanos são levados a sério pelos governantes.
Acreditar que não há ligação entre a questão social e o número de presos em um país é acreditar que há pessoas mais propensas para o mal. Ou que quem nasce abaixo da linha do Equador é mais malandro ou algo que o valha.
Isso sem falar na questão moral. Insuflada pelos Datenas da vida, boa parte da população acha que mesmo quem cometeu um crime leve tem de amargar longos períodos encarcerados em condições sub-humanas. E grita contra qualquer investimento na ressocialização de detentos –“pra quê gastar dinheiro com bandido?”.
O que o autoproclamado “cidadão de bem” precisa entender é que a melhor opção para a segurança de sua família –e para um mundo melhor— é o modelo sueco, e não a manutenção das prisões brasileiras tais como estão hoje.

Arquitetura e Anarquismo



Paul Goodman e Percival Goodman, arquitetos e anarquistas, são estadunidenses que merecem atenção para todos que tentam outro modo.

No livro "Communitas" que escreveram em 1947 há coisa incríveis e que são salutares para o pensamento.

Vários arquitetos se lançaram no anarquismo. Esses dois irmãos e seu livro Communitas são muito importantes para a história do anarquismo.

Há outros! Contemporâneo ainda vivo é Colin Ward, que é inglês e se ocupa da educação.

E Paul Goodman escreveu sobre a educação! Por que esses arquitetos são inquietos, anarquistas e voltaram seu tempo para a educação?

Nesses próximos tempos me ocuparei de informar, traduzir e falar desses arquitetos.

Neste momento histórico há que reunir esforços e ampliar nossas riqueza, pessoas e quem se preocupa menos atrelado à esquerda tradicional.

Quem se interessar pelo texto:

escreva no google Communitas full text Goodman e irão poder baixar o texto original em ingrês!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Pressupotos anarquistas para a educação e faladores de uma escola melhor!

Os faladores de uma escola melhor, destaco, marxistoides, bonzinhos doces, tecnológicos e fascistas possuem uma coisa em comum:

Desconhecimento planejado! Ou seja, não desconhecem! sabem de suas tiranias!

A proposta da pedagogia anarquista, ainda que no passado remoto delineava as seguintes inquietações que ainda perduram e são inovadoras:

Co-educação, intergeracional, por ritmos e interesses, ser antes de ter, auto aprendizado, laicismo, anti-sexista, coletiva, assembleismo, auto determinação pelo conhecimento, sem mestres, amadurecer e anti fascista.

Por tudo que se diga! Por toda teoria do conhecimento! Por toda a autonomia do sujeito!

O fato é que a inquietação dos inquietos por uma educação banal, devem saber que estamos alertas para rir das babozeiras que dizem inovar.

Não inovam, mas sim, copiam e pasteurizam o que qualquer pedagogo sério e ético sabe!

Qualquer processo educativo que não tenha a pessoa com sua inquietação é sacanagem disfarçada de preocupação.

Nenhum desses caras, intelectuais ou serviçais do capital é capaz de dizer algo crível.

Vale e valerá por muito tempo a máxima: a propriedade é um roubo!

inclui-se ai a propriedade intelectual.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

voto ou consenso no anarquismo coletivista

Tenho lá tentado ser anarquista, mas como a maioria já sabe é mais facil falar do que se-lo.

Por muito tempo eu achei que o consenso seria o modo mais justo de decidir algo coletivo, de certo modo é!

O Consenso pode no entanto ser autoritário em ambiente em que nem todos são sujeitos autonomos e ativos de suas ações.

Antes achava que o consenso era a prova cabal que a dialética tinha sido um instrumento de clareza para as questões e que a votação só teria sentido em lugares de disputas mesquinhas.

Pois se para decidir algo sério a votação seria um cala boca da maioria, o consenso não seria?

Notei que o consenso, ainda que com bastante debate antecedendo uma decisão, pode na verdade fazer a retórica e a experiência aquietar opiniões menos consistentes, mas tão ou igualmente respeitadas.

No consenso a auto censura pode eliminar a riqueza de entendimento ou de incompreensão da questão.

No voto ou no consenso uma opinião intuitiva tem muita dificuldade de se colocar, mas no consenso ela é simplesmente eliminada.

No voto ela pode ser um voto contra ou uma abstenção e isso é mais correto do que ser comido pela consensualidade.

Nunca pensei que um dia ia achar isso. Sempre achei que o consenso é o esgotamento do debate, mas ele não é!

Talvez metodologicamente devêssemos eleger de tempos em tempos por voto e alternar com votações e consensualidades, sobretudo, nunca deixar de debater o quanto cada um está realmente se colocando e se sentindo dentro das decisões e que a maioria e que a consensualidade não é capaz de incluir a intuição.

domingo, 8 de setembro de 2013

Escola da Ponte e mídia anarquista VII

William Godwin foi uma das literaturas de A.S Neillda que fundou as escola da felicidade Escola Summer Hill ou escola sem portas.

Estive lá em 2008 e é maravilhosa. Todas essas escolas de liberdade, tal como Summer Hill e Escola da Ponte em Portugal tem traços marcantes do pressuposto de Godwin.

"Ninguém pode se dar o direito a achar que deve ensionar algo a alguém"

Esse pressupostos foram mais ardorosamente assumidos pelos anarquistas que se inquietam com a educação.

O que tenho atentado vezes por outra identificar nos sites é uma preocupação com a educação.

Os dizeres são profundamente anarquistas, mas o sentido deles estarem e sites e portais conservadores me chama muito a atenção,  em baixo deixo as marcas en negrito vermelho de onde me ponho refletir.

Mas ainda que politicamente forte e interessante, percebam que os problemas que poderão eleger para se inquietar remeterão diretamente ao problema de desigualdade social em realidade de violência e concorrência na cidade de Cotia. Pais bonzinhos e confortáveis críticos da escola pública vão adorar! Boa Sorte!


http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-09-08/nao-e-preciso-estar-dentro-da-escola-para-aprender-diz-educador-portugues.html

Ao iG, idealizador da inovadora Escola da Ponte, em Portugal, adianta planos de implantar uma comunidade de aprendizagem em rede no Brasil, a partir de setembro

Há 40 anos, uma escola em Portugal rompeu com as metodologias de ensino impostas a alunos e professores. Aboliu séries, provas, salas de aulas, disciplinas para garantir autonomia de aprendizado e fazer o estudo ter sentido para as crianças e os jovens. A Escola da Ponte fez sucesso, inspirou outros projetos em território português e aqui no Brasil.
A inspiração da Escola da Ponte levará à criação de estrutura mais ambiciosa no Brasil nos próximos meses. Segundo José Pacheco, idealizador do colégio português, no dia 23 setembro, a primeira Comunidade de Aprendizagem do Brasil será lançada. A experiência começará pela cidade de Cotia (SP), onde funciona o Projeto Âncora, já inspirado no modelo português.
Alan Sampaio / iG Brasília
Educador português José Pacheco

Animado e empolgado, o educador português disse com exclusividade ao iG que professores e alunos da escola do Projeto Âncora vão ampliar o que já fazem pela vizinhança. Eles farão pesquisas pela comunidade sobre os problemas mais preocupantes que enfrentam, trabalharão em equipe para encontrar soluções e vão desenvolver os projetos de pesquisa que já desenvolvem longe da escola e na comunidade junto com as famílias e os vizinhos.
“Eles vão criar vizinhança e comunidade de fato. Queremos que essa experiência se transforme em um fórum para ser partilhada com outras comunidades”, afirma. Com isso, outros dois projetos serão lançados juntos: uma plataforma digital de aprendizagem e comunicação e um projeto de transformação vivencial.
Pacheco diz que as plataformas digitais atuais são de “ensinagem e não aprendizagem”. Seu plano é que educadores de todo o país possam utilizar filmes, peças teatrais, materiais, depoimentos e experiências disponíveis em nuvem para construir o próprio conhecimento. Com essa ferramenta, o projeto de transformação vivencial será a formação de professores de todo o país para esse novo modelo educacional.
Sem fórmulas
As discussões sobre a necessidade de mudar a escola tradicional – já numerosas na academia – chegaram aos gestores, que não têm encontrado soluções para tornar a escola mais interessante. Pacheco diz que falta coragem a eles para romper com os modelos tradicionais, apesar do diagnóstico quase consensual entre quem pesquisa educação.
“É preciso fazer algo diferente, insistir no que está errado é sinal de loucura. Mas alguns já tomaram consciência disso e, por isso, nos procuram pedindo ajuda. Há pessoas ligadas ao poder público que já percebem que há outros e melhores modos de fazer educação”, ressalta. Segundo ele, no Brasil, há mais de 100 projetos diferentes que têm a mesma inspiração.
O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, por exemplo, sempre que pode, repete o bordão de que a escola atual segue as mesmas regras do século 19, atendendo a jovens do século 21 e com professores do século 20. Ideia que Pacheco também defende. Mercadante prometeu apresentar propostas para transformar o ensino médio, mas não as divulgou ainda.
O Projeto Âncora existe como organização sem fins lucrativos desde 1995 e foi criado para levar cidadania a crianças e adolescentes em situação de risco social por meio de atividades culturais, esportivas e lazer. Em 2011, a primeira escola do projeto nasceu. Inspirada pela Escola da Ponte, ela nasceu sem turmas, séries ou provas, atendendo crianças de 6 a 10 anos.
As crianças aprendem por meio de projetos de pesquisa, que elas mesmas propõem fazer. A autonomia e a democracia nas escolhas são essenciais na filosofia da escola. Professores são facilitadores e os trabalhos envolvem diferentes áreas do conhecimento. Todos leem e escrevem com facilidade, estão integrados com novas tecnologias e cuidam da escola.
O aprendizado ganha significado, já que as pesquisas partem de problemas vividos pelas famílias e vizinhos. “O resultado é produção do conhecimento e inclusão social”, afirma Pacheco. Ele lembra que não há “receitas prontas” para esse novo modelo. É preciso criar diferentes propostas que atendam cada comunidade.
“Não há fórmulas. Há uma gramática de elementos comuns em vários projetos existentes. É preciso ter consciência do que se está a fazer”, diz. Provocador, Pacheco pergunta e responde imediatamente: “por que é preciso estar dentro da escola para aprender? Não é preciso”. Para ele, a escola tem de ser “apoio comunitário”.
“Escolas são pessoas e não lugar. Onde houver gente, há escola”, afirma. Seu sonho é que os 300 mil habitantes de Cotia se transformem em atores de aprendizagem na comunidade. Ele ressalta que o custo de um aluno no projeto é menor (cerca de R$ 560 por ano), já que não há livros didáticos pra cada um, uniformes, transporte escolar. A escola é autossustentável (porque gera renda promovendo cursos, visitas, livros) e os professores são muito valorizados.

domingo, 25 de agosto de 2013

autoritarismo, anarquismo

A definição de anarquia ou melhor a-cracia, diz-se: ausencia de poder.

Mas esta definição está semanticamente limitada.

Demo- cracia ser o poder da população sabemos ser tola.

Ausência de poder é um bobagem.

O que o Ser e o Único escrito para Max Stirnner nos provoca é a identidade que cada ser deve ser e lutar por sua unicidade.

Sem um indivíduo assumir seu poder, como ser também coletivo?

Desemboca isso numa análise superficial o Egoismo stirneano e nos Sindicato dos Anarquistas que originou as celulas e federações anarquistas.

O sentido de poder que devemos discutir é mais próximo das evidência de Foucault.

Embora exista um poder dominante, há entre todos nós a humanidade de poder sobre nós, de amor próprio e de alteridade.

Somente alguém que sabe suas limitações e potencialidades, sabe e conhece o poder sobre si para caminhar pelas próprias pernas e com os outros sem ser uma manada de acéfalos.

É uma insanidade pensar que ausência de poder é possível, pois é negar a sua existência e inerência ao ser humano.

Além do que há para os anarquista a diferença de poder "sobre" do poder "para"! Um poder meramente opressor e subjugador de tudo e todos de um poder "para" ou "com" transformar nossas bases materiais e afetivas positivas.

Ser autoritário é inclusive negar assumir o poder próprio sobre si!

O autoritário, caudilho, totalitário difere dos autoritarismos pequenos de nós para com as pessoas que convivemos!

mas não deixa de ser autoritário.

Um parceiro é autoritário ao se prender no afeto, tal como a mãe amorosa encarcera os filhos e filhas sob a égide do amor materno!

Se é autoritário em tiranias pequenas de nosso quotidiano, mas é mais fácil ver o autoritário que se impõe visivelmente do que se impõe dissimuladamente.

Muitas vezes nos deparamos com o fato de que sabemos que estamos sendo tiranizados, mas não sabemos como, nem o autor e nem a quanto tempo!

Quem come poder dos outros e quem deixa isso acontecer em silêncio faz parte da mesma opção autoritária.

Esse é um dilema, se anarquia responde ao poder em todos ou na ausência de poder?

Há diferença entre o poder e autoritarismo?

O que difere nosso poder existencial e necessário do poder totalitário e autoritário é que no primeiro lutamos para sermos únicos e identitários de nós mesmos para assim ter um coletivo de cabeças que assumem suas identidades e diferenças e no outro sentido; as pessoas são oprimidas e submetidas a reduzir sua capacidade de poder total urgente da individuação.

Não é um pensamento final nem inovador! Mas exponho uma reflexão livre!


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Cada dólar investido em tecnologia educacional exige nove em treinamento

Caros, 

Agora a tecnologia é cara? O que importa é o professor!? Leia-se e perguntem-se: para que serve essa escola que eles estão pensando?


Por Cinthia Rodrigues - iG São Paulo |
Texto

Professor de Educação e Ciência da Computação de Stanford diz que compra de equipamentos é medida popular, mas muitas vezes gera desperdício

A compra de computadores e, mais recentemente, tablets por governos é uma forma de desperdício de dinheiro. A afirmação que pode parecer de algum avesso à tecnologia, pelo contrário, é do professor da Escola de Educação e do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Stanford, Paulo Blikstein. “Para cada dólar investido em tecnologia é preciso nove dólares para treinar para o uso”, diz.
Especialistas de Stanford reunidos em São Paulo para um seminário da Fundação Lemann falaram na manhã desta terça-feira (14) dos caminhos para melhorar as escolas e promover a igualdade de oportunidades. Os principais investimentos apontados foram a formação de professores e gestores.
NYT
Para melhorar ensino, professores precisam ser treinados para usar tecnologia
Blikstein, brasileiro que dirige o Transformative Learning Technologies, departamento que desenvolve tecnologias educacionais em Stanford, afirmou que os governos em geral fazem planos que possam mostrar resultados durante o tempo de mandato do eleito e por isso a compra de materiais é um recurso muito usado. “Em vez de gastar no equipamento e na formação que seria necessária, só a primeira parte é feita por várias vezes. Então a gente gasta metade do necessário durante anos e nunca o suficiente para obter a mudança”, comentou.
Leia também: Sem infraestrutura, laptops ficam guardados
Colega da Faculdade de Educação, David Plank, defendeu o estudo dos resultados dos investimentos atuais na educação brasileira. “É preciso olhar para o aprendizado do aluno e para aquilo que realmente resultou em uma melhora, não adianta espalhar os recursos aleatoriamente”, disse.
Caso: Aluna reclama que não pode usar laboratório equipado
Membro da Academia Internacional de Educação, Martin Carnoy, voltou-se ao básico. “Se eu tivesse que apontar apenas um investimento seguro, eu diria o professor. Todos os estudos apontam que a melhor formação dos educadores é que faz a diferença.”
Leia tudo sobre: stanfordlemanntecnologias educacionais

sábado, 13 de julho de 2013

Holanda vai inaugurar escolas Steve Jobs! Midia anarquista 7 kkk


O mais interessante neste artigo é o último parágrafo:

Na Holanda, as cerca de 7.000 escolas que atendem à faixa etária dos 4 aos 12 anos são relativamente livres para implementar seus projetos pedagógicos, desde que cumpram as exigências de qualidade do governo e mantenham uma média pré-determinada de alunos por professor. O governo subsidia a manutenção do aluno nessas escolas com cerca de 5.500 euros por ano.
Mas o geral do texto é ter crianças mais atualizadas tecnologicamente, desaparecimento da estrutura física da escola pelo estudo em rede e outras coisas que a pedagogia libertária já fazia em 1856 na escola de Leon Tolstoi!

Parece anarquista, sugere a pedagogia anarquista, utiliza de métodos anarquistas, parece libertária.....mas não é!?

Na sequência de textos que coleto de mídias anarquista kkkk, tento demonstrar o que aparenta ser novo, mas não é! Aparenta ser bom, mas é perverso! Mas sobretudo, prova que a escola tradicional só consegue ser conservadora, mais ainda com as tecnologias vestidas de libertárias!
Divirtam-se!

Matéria portal IG.

Holanda vai inaugurar escolas Steve Jobs

Por Porvir |
Texto

iPads serão a principal ferramenta de aprendizado em instituições de ensino personalizado

Olhando os dedos de Daphne, 4, correr com tanta destreza sobre as telas de tablets e smartphones, é quase impossível não perguntar: onde será que ela aprendeu tudo isso? A menina usa esses aparelhinhos desde um ano e meio de idade, sem nunca ter recebido instruções específicas para tal (veja vídeo abaixo). “O que me surpreendeu não foi ela conseguir usar o iPad, mas ela mostrar algumas habilidades que eu não sabia que crianças dessa idade tinham”, brinca o holandês Maurice de Hond, pai de Daphne, comentarista político desde a década de 1970 e especialista em tecnologias conhecido em seu país.
Entenda: Conheça os conceitos que vão mudar a escola e o aprendizado
Na intenção de prover a melhor educação possível para a menina, conversou com o responsável pela educação de Amsterdã e recebeu a proposta de formatar escolas que fossem mais adequadas às novas gerações. No mês que vem, Hond e sua equipe inauguram duas Steve Jobs Schools e outras nove já existentes começam a usar o conceito de introduzir iPads como principal ferramenta do aprendizado.
“Já estava pouco satisfeito com a forma pela qual as escolas na Holanda estavam lidando com o desenvolvimento tecnológico e agora [com a filha mais nova] eu via uma nova geração que já era digitalmente hábil antes de ter que ir à escola”, disse Hond. Pai de cinco filhos, o incômodo do holandês com o sistema educacional atual reuniu, portanto, insatisfações pessoais com um know-how que acumulou ao longo de sua vida: Hond aprendeu a programar ainda em 1965, quando era muito raro alguém se interessar por tecnologias digitais, foi pioneiro no lançamento de empresas que se apoiavam nos recursos digitais e, em 1995, escreveu o livro “Thanks to the Speed of Light” (obra não traduzida para o português), que o fez se tornar uma espécie de guru da internet.
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Hond conta que, antes de Daphne, havia tido uma experiência muito diferente com cada um de seus quatro filhos. Dois haviam se saído muito bem nos estudos, enquanto os outros dois haviam tido muita dificuldade. “Na época, eu achava que isso se devia às características de cada um. Mais tarde, eu percebi que eles tinham muitas habilidades sofisticadas que não se encaixavam no sistema escolar tradicional, mas que eram muito importantes para suas carreiras. Então eu entendi que o problema não era que meus filhos não fossem bons na escola, mas o sistema escolar não era bom para as qualidades únicas dos meus filhos”, disse o especialista em tecnologia. Ao observar a mais nova e o tanto que ela já sabia antes mesmo de entrar na escola, decidiu-se: “Minha conclusão foi que eu não queria levar minha filha para uma dessas escolas”.
Foi então que começou o desafio de pensar modelos de escola física e pedagogicamente mais adequados ao mundo de hoje. Reuniu uma equipe com experiência em educação e colocou às mãos à obra. “Nós desenvolvemos um conceito de escola baseado no fato de que os iPads existem”, diz ele. Assim, nas suas escolas, que atenderão crianças de 4 a 12 anos, todos os alunos terão um desses dispositivos à disposição. As crianças não serão divididas por séries, mas em dois grandes grupos por idade: um de 4 a 7 anos, outro de 8 a 12. “Dentro desses grupos etários, haverá subgrupos com cerca de 25 crianças cada e um professor/tutor. Teremos momentos em que esses grupos estarão juntos fisicamente na escola, mas em outros as crianças estarão em algum lugar do prédio trabalhando em seus iPads ou em alguma sala ou ateliê específico”, explica.
Tommy Klumker
Nome das escolas são homenagem a homem que “mudou o mundo ao combinar tecnologia e criatividade”, segundo criador Maurice de Hond
Como os alunos se reunirão em grupos, mas também ficarão muito tempo desenvolvendo projetos e atividades sozinhos, o horário é bem flexível. Todos devem estar na escola no período das 11h às 15h, mas o prédio estará aberto e funcionando das 7h30 às 18h30 para que os alunos possam fazer outras atividades em grupos menores ou trabalhos específicos antes ou depois do horário principal. “A escola virtual não fecha nunca”, completa ele destacando que o iPad permite que as atividades pedagógicas prossigam de casa ou qualquer lugar fora da escola.
“O iPad é uma ferramenta perfeita para a personalização do ensino. Com ele, as crianças conseguem se desenvolver fora da zona de conforto do professor e também sem as limitações de ter que respeitar a velocidade ou o nível do aprendizado de outros colegas de turma”, afirma Hond. Para personalizar o ensino, as escolas vão optar por tipos de aula muito diferentes das tradicionais, divididas por disciplinas. “É claro que existem alguns componentes básicos, que são conectados com as línguas holandesa e inglesa (para alunos mais velhos), cálculo e conhecimentos gerais. Mas isso também será ensinado por ferramentas mais modernas (…), como aplicativos”, completa ele.
Outra abordagem que será muito utilizada, detalha o especialista, é a de aprendizagem com base em projetos. “Você pode ter um projeto sobre um copo de café que inclua componentes de geografia, história, química, biologia e mais. Ao fazer esses projetos – para os quais desenvolvemos um app de gestão que permite a comunicação entre os alunos, os professores e os pais – cada estudante aprende muito mais”, defende.
Na Indonésia: Conheça a magia da escola verde
O iPad é uma ferramenta perfeita para a personalização do ensino. Com ele, as crianças conseguem se desenvolver fora da zona de conforto do professor e também sem as limitações de ter que respeitar a velocidade ou o nível do aprendizado de outros colegas de turma.
E para saber o quanto cada aluno avançou e estabelecer metas para o período seguinte, uma conversa entre professor, aluno e pais está prevista para cada cinco ou seis semanas. Isso fica facilitado porque tudo o que os alunos produzem fica registrado em portfólios digitais acessíveis a pais e professores. Também por um programa desenvolvido pela equipe de Hond, o iDesk Learning Tracker, ficam acessíveis as atividades que os alunos realizam nos aplicativos e seus desempenhos com relação ao grupo. “Nós queremos que os alunos usem os iPads também para registrar coisas que saibam ou aprenderem durante os projetos em várias formas, como vídeos, áudios, foto, e-book, mindmap, animações. Achamos que isso é um valor agregado novo e revolucionário que os tablets trouxeram e que realmente vão fazer a diferença”, avalia.
Mas para que os alunos tenham acesso a uma educação tão diferente, um fator tem sido muito importante: o preparo do corpo docente. “Os professores que estão participando estão cientes das mudanças. Nós oferecemos treinamento e formamos uma comunidade de cerca de 100 professores que vão trocar experiências e ajudar uns aos outros. Mas, claro, parte desse caminho ainda é desconhecido”, pondera Hond, que diz vir repetindo aos educadores: “confie nas crianças”, “não queira assumir o controle de tudo” ou ainda “permita que as crianças te surpreendam” para mudar o paradigma atual. “Hoje a criança só aprende o que os professores podem ensinar. Se ela tem talentos fora do escopo do professor, não se pode fazer nada com essa habilidade dentro da escola”.
No Brasil: Tablets substituem livros em escolas brasileiras
Duas escolas Steve Jobs abrem agora em agosto. O nome, afirma Hond, é para lembrar o homem que “mudou o mundo ao combinar tecnologia e criatividade” – homenagear pessoas célebres com nomes em escolas é um hábito na Holanda. Outras nove escolas que gostaram da proposta também iniciam o próximo semestre adotando o modelo. Na Holanda, as cerca de 7.000 escolas que atendem à faixa etária dos 4 aos 12 anos são relativamente livres para implementar seus projetos pedagógicos, desde que cumpram as exigências de qualidade do governo e mantenham uma média pré-determinada de alunos por professor. O governo subsidia a manutenção do aluno nessas escolas com cerca de 5.500 euros por ano.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

11 de Julho não haverá vandalos! Anti-fascismo nos une!



Agora os movimentos sociais nacionais irão para as ruas.

Bandeiras que a mídia se negou a mostrar por anos a fio estarão estampadas, qualificadas e não estarão aptas a receber grupos paramilitares disfarçados de militantes.

A Globo estará alertada de sua sonegação!

Sim, por incrível que apreça há mais perda de recursos públicos por sonegação do que por corrupção!

A Globo pagou multa por sonegaçao e isso é prova de uma estrutura de pdoer montada desde a Ditadura Militar.

Os movimentos sociais sairão com suas bandeiras, partidos e todos que são autores políticos de qualquer democracia de respeito.

Sou anarquista, mas há inimigos comuns à liberdade e há os que de um modo ou de outro são os nossos aliados e que merecem tanto nossas críticas, respeito quanto nossas forças para impedir o fascismo avançar!

Essa marcha é sobre tudo anti-conservadorismo e anti-fascista!

Não teremos o respaldo da mídia!

Pouco importa! Essas lutas continuarao a despeito da evidência pública, porque chegaram e perdurarão quanto tempo durar as injustiças contra as calsse despriveligiadas, desempregas e fragilizadas por esse sistema exlcudente, desigual, combinado e cruel!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

@narquistas, vandalos e a-partidarismo!

Ontem houve um excesso de acessos neste blog anormal! Creio que a direita está monitorando palavras que tenha medo. Em Prudente os manifestantes politizados estão sendo caçados!

Cuidado!

Obviamente que nessas manifestações se verificaram muitas simbologias e praxis anarquistas.

Sobretudo xingados de vandalos e baderneiros. Opinião óbvia dos desinformados.

Não sou de fato a favor de quebrar nada, mas essa cautela da mídia de pasteurizar as ações de crítica e revolta para produzir manifestações boazinhas e comportadas me dá nojo mesmo.

O fato é que eles sabem que em todas a movimentações da história se vai com raiva de tudo para a rua e acaba dando nisso.

Agora, chamar isso de anarquia é escroto!

O a-partidarismo do anarquismo não tem nada a ver com ausência de posições e decisões.

Só consta para os anarquistas que a institucionalização de siglas e de pessoas ao poder não corresponde com uma sociedade total, totalizante de sua consciência de classe.

O problema em si dos partidos é que a representatividade anula os sujeitos sociais na base de sua formação e responsabilidade social.

Não tendo esse amadurecimento político sou pelas federações de federações propostas por anarquistas.

Não tendo nada melhor que partido, deixa essas coisas ai, afinal, o medo de cair no fascismo, do meu ponto de vista é muito maior.

Sou processual, acho que devemos migrar intelectualmente, praxialmente e em ação direta para uma sociedade não representativa, o que não quer dizer que iremos conseguir isso por deliberações verticais.

Tem muito intelectual e jornalistas dizendo que falta verticalidade nessas movimentações.

O excesso de horizontalidade nivela coisas que são iniveláveis. Sim, isso está acontecendo de uma pessoa manifestar do lado do outro com razões objetivos opostos.

Sempre falta dizer que anarquia não é falta de ordem, mas falta de ordem hierarquizada, representativa e autoritária, portanto, que exige uma prática pessoal até mais severa sobre os direitos dos outros e o próprio.

Mais trabalhosa por exigir estar com sujeitos mais engajados em si e no coletivo,  por isso é horizontal e tem que ser.

Chamar o a-partidarismo de um problema e culpa de filosofias vagas é uma grande manobra ideológica para atrasar uma formação anti-autoritária e de ação direta.

Vandalos! Vandalos! Vandalos!

Quero chutar a porta ideológica dos bonzinhos intelectuais que só vivem com um servil mal pago limpando suas saletas confortáveis!

sábado, 22 de junho de 2013

terça-feira, 18 de junho de 2013

querem falar com os líderes?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
cacacacacacacacacacacacacacacacacacacacaca

risível

sábado, 15 de junho de 2013

Borderlines ou anarquistas raivosos

A raiva do mundo que te acomete não é a minha!

Não grito pelas faltas de sentido!

Sinto sentidos em tudo!

Na morte não vejo solução!

Minha vida que te encho saco mundo vilão!

Não tenho dó!

compadeço!

O egoismo não me alia a nada!

A generosidade é mais que dialética!

Doar a ideia a mente o gesto me carreia vida!

As pessoas limites

borderlines

vorazes e irados de si

fazem até poesia de seu ódio!

tangíveis, mas não anarquistas!

Uma sociedade anarquista não se livra de afetos desencontrados!

Não sou borderline

pointline

spotline

sou dos deslimites da caretice e vou pela da ação mutua!

free mind

façamos caos de quem nos quer ordem!

ordenemos nos naquilo que amplia vidas e sugestões de vidas!

não nos matemos como nossos maiores inimigos!


sábado, 8 de junho de 2013

Educação e sistema carcerário

Sempre há quem pergunte se numa sociedade anarquista haverá um propósito que substitua a existência de sistema carcerário.

A primeira coisa é que sim, haverá sim gente criminosa e haverá condutas para isso!

Mas eu não me proponho a ser futurista e nem está ao nosso gosto dizer algo de algo que não há nenhum interesse para o povão!

Tem gente que acha que um sistema hospitalar anarquista vai ocrrer transfusão de bosta no lugar de sangue.

Veja ai abaixo nesse texto a porcaria que se enfrenta na educação de presos.



Livre docente da USP e ex-preso: "Não é papel da educação mudar o criminoso"

Estudioso do assunto diz que prisões não têm sala de aula, currículos são inadequados e professores são pouco preparados para a educação em regime de privação de liberdade

Cinthia Rodrigues -iG São Paulo | 
O professor livre docente da Universidade de São Paulo, Roberto da Silva, mudou totalmente o ângulo do qual olha para o sistema prisional. Depois de ter sido interno da Febem (quando a entidade tinha a tutela de órfãos) e, já adulto, ter passado 10 anos preso na década de 1980, hoje é membro do Conselho Curador da Fundação Casa e pesquisador consultado por todos os governos sobre educação nas prisões. Na entrevista a seguir, ele fala do que mudou - ou não - na educação em regime de privação de liberdade e da diferença entre o que sociedade e governo esperam da escolarização da população presidiária:
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O professor Roberto da Silva na sacada de sua sala na Universidade de São Paulo
iG: Já melhorou algo a educação nas prisões? Roberto da Silva: A discussão foi retomada nos últimos seis anos, após 30 anos sem se falar do assunto no Brasil. E muito por força das agências internacionais, como a Unesco e o governo japonês, que financiou o primeiro projeto de educação em prisões no Brasil. Com isso, passou a ter um empenho em organizar seminários pelo Brasil, dos quais participei de quase todos. Daí nasceram algumas ideias que agora estão tomando corpo: primeiro, que deveria haver um projeto político pedagógico, depois que era preciso levar o direito a educação para dentro das prisões e, para isso, era preciso constituir marcos regulatórios. Aí foram aprovadas leis nacionais que obrigaram todos os Estados a elaborar planos, sempre com assessoria e verba do governo federal. Nesse momento praticamente todos os Estados entregaram pelo menos o esboço do projeto, São Paulo foi o último e o que mais destoa dos outros.
iG: Quais são os pontos diferentes do plano de educação nas prisões de São Paulo Silva: Estou tentando desconstruir algumas lógicas que o governo do Estado colocou no projeto. Por conta de serem de partidos diferentes, o governo estadual tem dificuldade em aceitar as políticas do governo federal. Quer fazer as coisas utilizando os próprios meios e com isso ignorando as diretrizes nacionais para educação e prisões. Um exemplo: pelo governo do estado não aderir à Universidade Aberta (UAB), criou a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e agora propõe que a educação em prisões seja toda a distância utilizando a estrutura da Univesp .
iG: O preso estudaria pela internet? Silva: Nem isso, porque na prisão não é fácil usar a rede. Seria utilizando material da TV Cultura, como foi com o Telecurso. Isso é completamente inadequado porque, em se tratando de alfabetização, de elevação de escolaridade e de capacitação profissional com esse público, a relação presencial é fundamental. Se o sujeito já tem dificuldade de ler e escrever, imagina sem a mediação do professor.
iG: Há professores para atuar nessa função? 
Silva: Outro problema no atual plano do Estado é a designação de professores temporários para atuar na educação em regime de privação de liberdade. Isso dificulta muito porque é preciso dar uma formação inicial e continuada e garantir conhecimento da especificidade do trabalho. Com o temporário o investimento em formação fica comprometido porque a cada ano ele tem que se renovar.
iG: Qual seria a solução? 
Silva: Estamos discutindo a possibilidade de começar uma formação especializada vinculando as quatro universidades públicas do Estado (USP, Unesp, Unicamp e Ufscar) para formar duas, três turmas para professores que queiram trabalhar em regime de privação de liberdade, tanto nas prisões quanto na Fundação Casa, e depois que se criar uma massa critica suficiente, se abrir concurso público. Poderiam entrar professores que já estão atuando, outros novos e também o quadro da Funap (Fundação de Amparo ao Preso ligada à Administração Penitenciária), que já tem bastante experiência na área. Seria dada nos moldes de um curso de especialização, aí sim poderia ser semi presencial.
Não é papel da educação transformar o criminoso em não criminoso, converter as pessoas, diminuir as taxas de reincidência e diminuir a superlotação dos presídios
iG: A situação é melhor hoje?
Silva: Houve avanço significativo, mas há limitações objetivas. Já passamos de 500 mil presos e nenhuma planta das prisões foi concebida com escola, portanto, não tem infraestrutura para receber salas de aula e isso faz com que tudo seja muito improvisado. Só agora o departamento penitenciário nacional elaborou uma planta em que se prevê a existência de pelo menos 10 salas de aula (no modelo padrão que é para cerca de 780 presos). Por isso é difícil pensar na ampliação da oferta de educação. São Paulo, com 198 mil presos, consegue oferecer escolarização para 15 mil presos apenas. Entendida a educação como um direito fundamental da pessoa humana e que essas pessoas privadas da liberdade não puderam ter educação na idade escolar, o poder público tem obrigação do oferecer educação a elas.
iG: A ação de apresentar a educação como forma de reduzir pena foi positiva? 
Silva: Da parte do Estado nunca houve preocupação de apresentar a educação como um valor. A lógica do estado sempre foi ter mais um artifício, dessa vez a educação, para tentar reduzir a superpopulação. Tanto que há dificuldade em articular os objetivos da educação com os da reabilitação penal. A educação não pode assumir para si a tarefa de melhorar os péssimos indicadores prisionais que o Brasil tem. Não é papel da educação transformar o criminoso em não criminoso, converter as pessoas, diminuir as taxas de reincidência e diminuir a superlotação dos presídios.
iG: O sr. não é uma prova de que educação causa todas essas mudanças? 
Silva: Sim, mas ainda não é nesse sentido. O papel da educação que o professor assume confortavelmente é o de resolver o problema do analfabetismo, da elevação da escolaridade e da qualificação profissional para competirem pelas oportunidades socialmente criadas. O que o sujeito vai fazer com isso é de livre arbítrio dele, não é o estado nem a educação que vai deliberar sobre isso. Eu escolhi o caminho da educação dentre outras alternativas que tinha. Passei 10 anos na prisão sem poder estudar um único dia.
Não basta transpor para as prisões os currículos hoje existentes no sistema regular de ensino porque aqui fora ele já se mostra insuficiente
iG: Que tipo de educação ajudaria nos objetivos de transformação da pessoa?
Silva: Não basta transpor para as prisões os currículos hoje existentes no sistema regular de ensino porque aqui fora ele já se mostra insuficiente. Eles precisam mais de uma educação social do que escolar, da qual a escolar faz parte. Não é que a sociedade descrimine presos ou pessoas com antecedentes criminais. Se eles tiverem as qualificações profissionais que lhes permitam executar as funções que a sociedade quer e precisa com a mesma qualidade das outras pessoas, se tornam úteis socialmente. Agora, os presos sem a qualificação e cheio de jeitos e trejeitos, esses geram a estigmatização e o preconceito.
iG: O sr. acha que não há discriminação pelo passado criminal? 
Silva: A sociedade tem lugar para todos, você vê, o deficiente físico tem até cota no mercado de trabalho. Antes ele sofria descriminação e preconceito porque era tido como um inútil social, mas a partir do momento que se abriu as escolas para recebê-los e qualificá-los, eles estão disputando vagas no mercado de trabalho com os demais. Sem a qualificação, a descriminação está colocada. Eu penso que o mesmo está ocorrendo com os presos.
iG: E a estrutura escolar da Fundação Casa? 
Silva: A Fundação Casa tem uma singularidade que para o menor de 18 anos a educação é obrigatória, então quem tem a custódia do adolescente é obrigado a fornecer escola. Por isso a própria construção prevê salas e as exigências de matrícula fazem parte do cumprimento da exigência da medida sócio-educativa. A questão é a qualidade desta educação, de não se conseguir fazer nestas instituições uma escola mais interessante do que a escola da rua. Fica mais no sentido da laborterapia, de preencher o tempo ocioso, de cumprir a obrigação da instituição sem servir ao sujeito.
iG: É o mesmo problema que têm as escolas em geral? 
Silva: Tem problemas adicionais. Mais da metade dos adolescentes já haviam rompido com a escola antes do cometimento do ato infracional ou, pode se ter como verdadeiro também, que o rompimento escolar foi um dos motivos que o levaram a cometer o ato. Dentro da unidade, quando a educação se torna obrigatória, é difícil fazer este adolescente voltar a ter interesse e readquirir o hábito do estudo, por isso precisa ser significativa, atraente. As pesquisas mostram que, depois que saem da internação, os adolescentes não voltam para a escola, então precisaria ser um esforço de escolarização intensivo na alfabetização, aumento da escolaridade ou recuperação da defasagem série.
iG: Como o sr. vê a proposta de redução da maioridade penal? 
Silva: Acho que há uma série de manipulação dos dados e das informações. Quem está se manifestando a favor da redução da maioridade penal, fora os políticos tradicionais e os governantes que não deram conta de cumprir sua obrigação, é uma sociedade sem nome. Quando você vê quem é contra a redução, é a OAB, a CNBB, O STF, o STJ, setores importantes das universidades como as faculdades de educação, ou seja, aí é uma sociedade com nome.
Se cumprisse todas as obrigações legais éticas e morais que se impõe ao governante, aí nós consideraríamos a possibilidade de alterar a legislação
iG: Mas o sr. acha discutível?
Silva: O governo federal é contra a redução da maioridade porque foi quem investiu durante 23 anos para a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os Estados fizeram muito pouco. O governo federal não quer perder este investimento. Quando você considera o Sistema Nacional de Atendimento Sócio Educativo, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a proteção aos ameaçados de morte, tudo foi implantado pelo governo federal e pelos municípios, logo estes querem a plena função do estatuto e que ao longo do tempo se possa fazer uma avaliação quanto a eficácia desse modelo de atendimento. Já os governos dos estados que não fizeram sua obrigação não fizeram investimento para implantação do ECA e agora querem se rebelar contra a ordem estabelecida e mudar as regras do jogo. O adequado seria que primeiro o governo fizesse o que tem de fazer.
iG: O que o governo teria de fazer antes de discutir maioridade penal? Silva: Dotar a Fundação Casa dos instrumentos adequados para se trabalhar a perspectiva sócio educativa da medida, que a mera mudança de nome de Febem para Fundação Casa não garante, e também na construção de unidades menores. Além disso, o fortalecimento das estruturas de garantias dos direitos das crianças e adolescentes. O governo estadual abandonou o Conselho da Criança e do Adolescente, usa este conselho para satisfazer seus próprios caprichos. Não dá a eles as condições que precisam. Não se faz investimento nos conselhos tutelares e praticamente nenhuma medida preventiva no sentido de não realimentar a delinquência infanto-juvenil. Se o Estado fizesse isso e cumprisse todas as obrigações legais éticas e morais que se impõe ao governante, aí nós consideraríamos a possibilidade de alterar a legislação.
iG: No foco que o governador Geraldo Alckmin tem dado, de penalizar os que cometem crimes graves, haveria o que fazer? Silva: Primeiro, o governo já deveria ter criado as unidades especializadas para atender os que cometem crimes graves. Segundo deveria ter criado unidades especializadas para os maiores de 18 anos que podem ficar sob a tutela do ECA (se entraram antes dos 18 anos). Depois, também está errada a orientação dos tribunais de justiça que usam e abusam da internação: 41% dos internos estão lá por envolvimento com drogas, por uso e dependência, o que seria um problema de saúde pública.