quinta-feira, 26 de outubro de 2017

As raízes do anarquismo e a Geografia: em sentido à emancipação espacial.




Tradução precária: eu

SPRINGER, Simon. As raízes do anarquismo e a Geografia: em sentido à emancipação espacial.


Por John Clark*

Os leitores que desejarem descobrir evidências do anarquismo na Geografia precisam saber que elas estão vivas e passam bem se lerem este livro. O autor, Simon Springer, é um dos mais ativos intelectuais anarquistas de nossos dias. Em 2016, Springer escreveu dois livros e editou 5 outros além de vários artigos, alguns técnicos, tematizados na perspectiva anarquista e profundamente preocupado com as lutas contemporâneas.

            A vivaz polêmica “Foda-se o Neo-liberalismo” teve mais de 50.000 acessos nas redes sociais.
O subtítulo é uma boa indicação de sua proposta. Ele trata de um projeto de libertação da humanidade e da natureza de todas as formas de dominação. Com grande paixão e eloquência, Springer conclama a uma volta às raízes geografia radical e aos conceitos anarquistas de engajamento social e político.  Através dessa geografia da autonomia e da solidariedade, “configura-se o desejo por uma política radical que seja capaz de conquistar o impossível”.

            Springer discorre que o anarquismo como tema contemporâneo tal como a biopolítica e a teoria  do rizoma , mas também olha para trás retomando os pensadores anarquistas clássicos, mostrando suas teses cabais contra a hierarquia e dominação. Há uma dedicação e reconhecimento da importância de um grande intelectual, filósofo, político e geógrafo do séc XIX, Elisée Reclus.

            Springer se inspira em Reclus no que tange ao anarquismo comunitário e o projeto de uma geografia universal, de fato uma geografia solidária, qual comparável com o Budismo e Daoismo que interconecta todas as coisas.

            Ele também segue Reclus unindo a estética e a ética, proclamando que “estamos prontos para a beleza”. Para Springer, a utopia não é um ideal distante, mas presente no aqui agora. Ele faz eco as palavras de Reclus acreditando que é crucial uma sociedade amorosa e inteligente para ocorrer uma profunda transformação social, prefigurando assim a ideia anarquista de grupos de afinidade como base da sociedade livre.
            Springer explica que a ética da não violência é o cerne do anarquismo e ainda observa que a oposição ao Estado é baseada na rejeição da violência organizada exigindo maior força de organização com a sociedade já que o anarquismo tem compromisso inabalável pela não-violência e de absoluta condenação da guerra. Deste modo, ele se filia à tradição anarquista-pacifista que tem seus fundamentos em Tolstoy, Thoreau e Doroty Day.

            Isto também se aplica a suas críticas à dominação colonial, investindo também contra o Estado centralizador implantando como base de poder desde o início do processo de expansão (conquista) colonial.

            Springer escreve que “o pós colonialismo” em qualquer sentido requer um pós-Estatismo ou anárquico que tenha um olhar em tradição inspirada no não-estatal. Nós devemos ir contra a alienação e contra a opressão do povo através da saber tradicional e revoluções contemporâneas pragmáticas como as indígenas do Zapatismo que possuem profundo entendimento histórico e de experiência baseada no conhecimento da destruição provocada pelo capitalismo e pelo Estado Centralizados.

            Finalmente, Springer faz críticas ao urbanismo naquilo que observa estar profundamente infectado pela ideologia hierárquica enviesada com o poder central e com modelos de especulação urbana. Na leitura anarquista da urbanidade “os valores incorporados no espaço público são aqueles definidos pela a democracia”.

O espaço público advém do espaço de auto determinação através de comunidades livres. Springer constrata “o espaço Disneylandia do capitalismo neo-liberal extraído de sua especificidade geográfica com espaço de não-domínio da comunidade anarquista.

            Conclui suas observações com o pensamento de esperança que os lugares irão se libertar, nos quais surgirão novas possibilidades para a realização do bem, da bondade, liberdade e da criatividade que estarão sempre presentes e prontas para emergir. Nós necessitamos de políticas de possibilidades, vivendo um despertar, com engajamento na vida dos lugares que nós próprios tenhamos como horizonte.

Springer é otimista sobre essas políticas por dois motivos. O primeiro decorre de uma longa e rica história de realizações com possibilidades criativas vindas desde as sociedades tribais  e das grandes revoluções até as experiências comunitárias atuais.. O secundo motivo vem da emergência de possibilidades inerentes à verdadeira estrutura da realidade.

Nós vivemos num universo de liberdade e de criatividade. Nós devemos sempre falar que temos em nossa natureza a liberdade e criatividade própria.


*John Clark vive em Nova Orleans e em Bayou la Terre na costa florestal do Golfo do México. Ele tem longa história de ativismo na Ecologia radical e nos movimentos de anarquismo comunitário e presente nas lutas de resistência com Bayou Bridge Pipeline. Diretor do Instituto Terra para a Comunidade e Ecologia.