Em matéria da BBC sobre evasão escolar e violência no Brasil, veja que constatação extraída de pesquisa sobre jovens que entraram para o crime:
Na escola do crime não tem evasão, não tem reprovação, não tem coisa chata. Ela é dinâmica e operacional. O currículo não é oculto. É explicito. Os objetivos são claros e o método é coerente com conteúdo e prática, não divergem, confluem-se para o mesmo lugar.Entre os que cumpriam pena, todos, sem exceção, tinham largado a escola entre 11 e 12 anos. E citavam motivos banais: são "burros" e não conseguem aprender, a escola é "chata", o sapato furado era motivo de chacota. Os colegas de infância continuavam estudando.Pesquisa identifica evasão escolar na raiz da violência extrema no Brasil Thiago Guimarães - @thiaguima
A pedagogia do crime é bem parecida com a pedagogia prática capitalista, a vantagem é que não seguem planos pedagógicos alienígenas e filosofoides, inventados para a ingenuidade política e descompromisso com os envolvidos.
O salário do professor tem intima relação com o progresso dos alunos e vice-versa! Não há indisciplina ou é resolvida rapidamente!
Educação do transito é barricada!
Justiça social é distribuição de presentes!
Notas são de dinheiro!
recebe-se por produtividade!
Plano de saúde é caixão!
Não a repetição de ano
e o melhor castigo pode durar de alguns meses ou por muitos anos!
Trocando algumas palavras é o construtivismo aplicado integralmente e quem não consegue construir está fora do mercado e não há reciclagem!
Outras coisas...os professores depositam confiança, instrumentos e funções objetivas a uma finalidade.
A pedagogia da violência é efetiva, não por ser violenta e gerar violentas pessoas, mas por ter um currículo adaptado, metas claras e respaldo de todos envolvidos e intensamente integrada ao objetivo final. A avaliação é continuada e o estudante sabe os critérios precisos dela.
Todos os elementos para a formação não são negados. o aluno tem acesso a tudo e imediatamente aplique seus conhecimentos e instrumentos! Não é um devir!
Assim, a pedagogia da paz, não a da alienação, tendo a mesma autonomia pedagógica do crime, pode criar um resultado oposto:
Pessoas democráticas
Tolerantes
respeitosas
honestas
altruístas
criativas
objetivas
humanas
e prolongam uma vida bem vivida
e desarmadas!
e desarmadas!
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-40006165