terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mãe, Pai, cônjuges e anarquismo!

Numa sociedade que se pretende apostar na dignidade das pessoas é lícito que os cônjuges dividam seu tempo de trabalho externo com o doméstico relacionado a tudo, inclusive e com os filhos!

Enquanto as crianças não são autônomas um cônjuge fique um turno com as crianças e a outro em turno oposto. Nesse tempo eles regulam a vida e o convívio e dividem a criação e educação.

Isso permite aos dois efetivamente criarem os filhos se eles não moram em comunidade!

Em comunidade o mesmo procede, mas após uma certa idade as crianças são orientadas por pessoas adultas, casadas ou não, livrando os cônjuges de aprisionamento aos filhos e às neuroses que todos possuímos!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Anarquismo e afetividade: as relações de genero

Há muitas perguntas que fazem aos anarquistas ainda irrespondíveis por se tratar de processos que caminham somente se uma sociedade decidir ser anarquista!

Por exemplo: Como seria a organização de um hospital? Como seria um presídio? Como se trataria a violência! Como seria o saneamento público? Como seria uma comunidade sem prefeitos e chefes? E por ai seguem perguntas pragmáticas.

No caso me preocupa se há algo dentro do anarquismo e afetividade!
Os anarquistas do início do século passado pregavam o amor livre, que o corpo da mulher fosse livre e que ninguém se apropriasse de ninguém!

Aqui quero manifestar um entendimento! Embora algumas pessoas anarquistas vivam bem com o amor livre, nem todos vivem bem dividindo suas companhias. O fenômeno do apego e do amor, ainda com grande conteúdo autoritário, precisa ser visto com cuidado!

Entre os homens há os que preferem o amor livre, desde que as mulheres fiquem presas a ele! Poucos homens suportam ver sua companhia ser dividida, mas creem viver bem se dividindo de leitos em leitos!

Para ninguém sentir dono de ninguém as mulheres e homens devem superar o machismo ou "caçismo". Nem ser humano deve induzir à caça ou desejar ser caçado!

Embora ser macho se compreenda com um poder unilateral e de desprezo da natureza feminina. Há de uma forma ou outra um jogo semelhante com uma parte da mulheres!

Tanto que o nome dado a algumas aproximações entre gêneros é bucolicamente chamado de conquista! Como se pode aproximar alguém com um sentimento bélico?

Quando se fala de relação afetuosa é preciso saber que antes de chegar ao amor livre, as pessoas tem que ser capazes de ser donas do próprio nariz!

Numa relação aberta ou fechada o essencial é que sempre estaremos recuando em parte de nossa liberdade e invadindo a de outrem! Não há a possibilidade de aproximação sem perda de liberdade!

Enganam-se os que acham libertários por terem múltiplas possibilidades de relação como se livrando do autoritarismo e do poder sobre o outro. Isso é um escapismo e significa apenas que está gastando a própria liberdade no varejo!

Se a pessoa não se vê construída ou em construção sentirá sempre que perde mais liberdade do que o outro!

No amor livre ou no amor monogâmico a liberdade é definida por uma redução de autoritarismo!

Ter amor próprio, saber o que quer da vida e de uma relação deve ser uma construção franca com uma pessoa ou várias. E não é uma questão definida a partir ou restrita à sexualidade avulsa ou específica.

sábado, 5 de novembro de 2011

As melhores intenções deixam sê-las quando se tornam imposições!

Querer o bem de alguém é importante! Impor a ela o que você acha que faça o bem é um erro!

No que tange à formação de inteligência só podemos desejar ser menos autoritários. Isso serve no amor e na construção de ideias!

O limite de intervenção é quando as pessoas estão claramente atentando contra a própria vida de forma consciente ou não!

Antes de deixar a pessoa se matar e se ferir devemos dissuadi-la!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Anti-pedagogia, anti-professor e ANTI-ESCOLA

Sim! Há pessoas viciadas em serem ensinadas!

Não acreditam na própria capacidade de gerar seu aprendizado.

Quando era professor eu os chamava de professólatras!

Quanto se é viciado em ensinar não há alternativa!

Como falar de uma sociedade diferente acreditando nisso que se chama pedagogia?

Ser professor e adorar a escola equivale amar a tortura e se usar dela!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cinismo grego

A palavra cinismo vem de Canis do Grego ou cão!

Os cínicos acreditavam que devíamos ser como os cães! Dormir em qualquer lugar ou ao relento, comer o que houver, andar nú e entrar em qualquer porta que houver trepar, cagar, comer e ladrar, enfim, o que melhor define um vira-lata.

Desapego radical!

O que pode ser mais próximo de um cínico hodierno, primeiros materialistas-dialéticos é ser um cão em relação ao Estado e ser anti-autoritário!

Pena que os meninos dos EUA, queiram apenas pouco menos que nossos vira-latas!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Educação anarquista para quem?

O anarquismo não se ensina ou se doutrina!

O comportamento diante das grandes e pequenas tiranias é que faz os jovens e crianças perceberem da necessidade de uma sociedade libertária e anti autoritária!

Sim! Há métodos, mas os pais devem deixar de ser bocoiós amedrontados!

Se querem os filhinho e filhinhas contentes e abilolados é melhor botar na escola da burguesia! Depois, mais velhos, eles comprarão livros de auto ajuda!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

5 horas de estudos senhor Haddad??

Há uma geração imensa no Brasil que não estudou mais que 4 horas em escola por dia! Com enormidade de feriados invejáveis, um tanto de greves...essa classe média se fez no ensino público!

Achar que mais horas na escola resulta em melhor atendimento ao cidadão é o mesmo que achar que um afogado necessita de um copo de água!

Mais tortura por nada!