quarta-feira, 9 de abril de 2014

Anarquismo e Valeska Popozuda: aprofundando a questão



A questão de prova que citava a Valeska Popozuda como pensadora contemporânea, embora não pareça, tem a genese na filosofia e por isso, no anarquismo e outras correntes de pensamento.

 Dentro do anarquismo, em todas as épocas, sempre fomos pela educação e pela comunicação. Em todos os lugares a militância anarquista esteve associada com a comunicação das ideias e habilitação das pessoas a ler e compreender a sociedade. A famosa “leitura da sociedade” de Paulo Freire.

Em tempo, aglomeraram contra ela o sentido de pensar e ser pensador só para os que se dizem refletir mais extenuadamente que outros. Mas isso é um exagero, uma apropriação indevida e criminosa. Primeiro por se estabelecer que alguns são pensadores e outros não. A qualidade do pensamento não está contida na quantidade de reflexão. O pensamento, tal como a inteligência pode ser produzido em estalos ou por muito laborioso trabalho. E num caso ou no outro, alguns pensadores mentem tanto ser um estalo, quanto ser laborioso. Pensadores são bons mentirosos.

No caso da Popozuda, a questão que prevalece é o preconceito. Afinal, ela não pode ter a alcunha de pensadora por que? Por que não atende ao que se denomina superior pensamento? Por que propõe o superficial e efêmero?

A autoaprendizagem, a autonomia intelectual e o desejo de pensar não é um atributo maior em Einstein do que o dela. E de tantos criadores da Bomba Atômica que não ficaram tão felizes com seu uso. Pensamento maior e menor, não é um problema da Popozuda, mas na verdade contra todos nós que não temos evidência política, intelectual e midiática para colocar nossas ideias.

Pior do que condenar Popozuda como não alta e auto pensante atual é o mesmo que fazem com todos nós dissimuladamente, mas igualmente preconceituosamente.

Quem a denominou por essa alcunha foi justo. Contundente e questionador de toda a bobagem que somos obrigados a ouvir como notável, mas não é! E talvez nunca seja!

Ainda bem que os críticos alarmistas e histéricos conservadores estão mostrando suas garras contra ela, que embora não não pareça ter qualquer identidade com o pensamento de mudança da correlação de forças sociais injustas, é caçada e cassada no direito de ser considerada uma pensadora contemporânea, pois nós também somos fuzilados no mesmo paredão.

Quem julga o que é ou não um pensador contemporâneo?