A questão
de prova que citava a Valeska Popozuda como pensadora contemporânea,
embora não pareça, tem a genese na filosofia e por isso, no
anarquismo e outras correntes de pensamento.
Dentro do anarquismo, em todas as épocas, sempre fomos
pela educação e pela comunicação. Em todos os lugares a
militância anarquista esteve associada com a comunicação das
ideias e habilitação das pessoas a ler e compreender a sociedade. A
famosa “leitura da sociedade” de Paulo Freire.
Em tempo,
aglomeraram contra ela o sentido de pensar e ser pensador só para os que se
dizem refletir mais extenuadamente que outros. Mas isso é um
exagero, uma apropriação indevida e criminosa. Primeiro por se
estabelecer que alguns são pensadores e outros não. A qualidade do
pensamento não está contida na quantidade de reflexão. O
pensamento, tal como a inteligência pode ser produzido em estalos ou
por muito laborioso trabalho. E num caso ou no outro, alguns pensadores mentem tanto ser um estalo, quanto ser laborioso. Pensadores são bons mentirosos.
No caso
da Popozuda, a questão que prevalece é o preconceito. Afinal, ela
não pode ter a alcunha de pensadora por que? Por que não atende ao
que se denomina superior pensamento? Por que propõe o superficial e
efêmero?
A
autoaprendizagem, a autonomia intelectual e o desejo de pensar não é
um atributo maior em Einstein do que o dela. E de tantos criadores da
Bomba Atômica que não ficaram tão felizes com seu uso. Pensamento
maior e menor, não é um problema da Popozuda, mas na verdade contra
todos nós que não temos evidência política, intelectual e
midiática para colocar nossas ideias.
Pior do
que condenar Popozuda como não alta e auto pensante atual é o mesmo que
fazem com todos nós dissimuladamente, mas igualmente
preconceituosamente.
Quem a
denominou por essa alcunha foi justo. Contundente e questionador de
toda a bobagem que somos obrigados a ouvir como notável, mas não é! E talvez nunca seja!
Ainda bem que os críticos alarmistas e histéricos conservadores
estão mostrando suas garras contra ela, que embora não não pareça
ter qualquer identidade com o pensamento de mudança da correlação
de forças sociais injustas, é caçada e cassada no direito de ser
considerada uma pensadora contemporânea, pois nós também somos
fuzilados no mesmo paredão.
Quem julga o que é ou não um pensador contemporâneo?
Quem julga o que é ou não um pensador contemporâneo?