Outra Educação, além da monotonia acadêmica
Jornadas de aprendizado. Viagens-projeto. Doutorados informais.
Mentorias. Como se multiplicam e diversificam as formas de conhecer por
meio da experiência elaborada
http://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/outra-educacao-alem-da-monotonia-academica-7676.html
Nesse artigo acima há um provocação interessante. Coisa que acontecem há muito tempo.
Essa postura de não ensinar, mas aprender junto tem muito a ver com desescolarização. No caso, de adultos. E é justamente isso que o doutorado informal pode propiciar. Clara Bellar, diretora do filme, fez um desabafo após uma exibição em São Paulo: “quando eu conheci adultos que não foram escolarizados, eu fiquei com inveja, de tanta autoconfiança que eles demonstram! Chega até a agredir. Eles são tão fortalecidos, tão seguros de si”! A jornada do doutorado informal é, no limite, um trajeto de fortalecimento humano, e a heteronomia acarretada pela mentalidade escolar vai sendo pouco a pouco encurtada para dar lugar à autonomia do ser que quer vir a ser.
O que eu percebo importante nesse texto são os pilares da pedagogia anarquista. Sempre retomando! Sempre sendo expostos, mas sem qualquer menção de quem disse isso primeiro foram os pedagogos anarquistas.
Nesse momento que vivemos sobre a égide das revistas Qualis, Lattes e outras linhas de carreira acadêmica. Um texto quse nulo de sentido apra a academia brasileira, mas é o que todos acabamos fazendo quando queremos aprender algo.