quinta-feira, 8 de junho de 2017

Paleo-reforma do ensino médio ... vc venceu!?


UNINDO O INÚTIL AO DESAGRADÁVEL

A Paleo Reforma do ensino médio é infactível, salvo se considerar que ela tem papel de reduzir matrículas, acelerar disponibilidade de jovens par ao exercito de mão de obra e por isso pressionar salários e finalmente ser para poucos definitivamente.

Do ponto de vista pedagógico ganhou força e popularidade entre país e estudantes decorrente do discurso que se aprende coisas demais na escola.

 Renato Janine comentou que o ensino médio ficou voltado para o curso superior e não para a formação do cidadão. E que não se entenda que Janine quer uma educação para pobre e outra para rico, mas apenas que há um ensino sem objetivo ou quando o tem é para o ENEM.

Na prática 41,9% dos estabelecimentos de ensino médio estão ocupados os 3 turnos, logo, não se expande para 7 horas diárias sem ampliar área de ocupação
 ou sem excluir jovens para o mercado de trabalho após a conclusão do ensino fundamental.


MAL REMUNERADO MAS FELIZ

Depois há 54,9% de professores que não possuem formação para a área que atuam, assim, os contratados para essa deficiência serão contratados como Profissionais de Notório Saber que passarão por uma complementação pedagógica. Um graduado em qualquer área poderá lecionar, desde passe por esse processo:

IV - profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional, atestados por titulação específica ou prática de ensino em unidades educacionais da rede pública ou privada ou das corporações privadas em que tenham atuado, exclusivamente para atender ao inciso V do caput do art. 36;
V - profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação.

Com as reforma da CLT esses profissionais todos pdoerão ser contratado com regimes temporários, afinal as disciplinas poderão ser ofertadas por módulos ou créditos específicos. A infactibildiade disso é que cursos de licenciatura pública terão que se adaptar a uma demanda para essa formação, mas o mercado educacional poderá certificar isso com mais rapidez.

5 CAMINHOS DA FELICIDADE

Em apenas 53% dos municípios do Brasil há ensino médio público ou privado o que trás um problema de ordem prática no que tange aos 5 Itinerários formativos, a saber:

I - linguagens e suas tecnologias;
II - matemática e suas tecnologias;
III - ciências da natureza e suas tecnologias;
IV - ciências humanas e sociais aplicadas;
V - formação técnica e profissional.

Pode-se  desconfiar que para alcançar os que pais e alunos querem de um currículo adequado à vida profissional futura que essas 5 formações não poderão ser ofertadas todas nesses locais. Como criar 5 itinerários formativos para uma carreira profissional sem laboratórios, equipamentos, métodos, espaço adequado, segurança contra acidentes,

EU VOLTEI PARA AS COISAS QUE EU DEIXEI...CURSINHOS

Tudo que é vendido como vantagem de opção, redundará em poucas opções caso os estados não consigam oferecer as 5 formações com qualidade por escola. Nos locais com maior dificuldade poder-se-á definir duas áreas e todos os estudantes terão apenas 2 opções ou migrar para outro município. No caso da formação técnica poderá ser igualmente restritivo.

A solução para isso é o ensino privado que fará pesquisas de mercado e oferecer os cursos com maior demanda par a classe que pode pagar, canalizando mais ainda os estudantes de maior renda para os cursos mais disputados.

A lógica do ensino privado e exclusão dos jovens de baixa renda dessa formação parece ser ao fim o objetivo dessa reforma.

Por que a páleo-reforma venceu?

Por que essa educação, mesma a que virá são capengas para a classe trabalhadora, são autoritárias, enfadonhas e descoladas desses jovens.

E por que vai perder?

  • Não há recursos para implementar esta paleo-reforma;
  • Aumento do desemprego vai reduzir matrículas em escolas privadas que vão quebrar;
  • O ensino-integral público tenderá a ser mais do mesmo sem qualificação e aprofundamento;
  • Não haverá opções como se propagou e surgirá decepções;
O ensino obrigatório e falta de contato com a realidade não serão superados, pois o simples fato de pais e alunos serem auto opressores ao empurrar pessoas tão jovens para formações canalizadas muito cedo é um campo de frustrações.

Na tentativa de reformar o antigo currículo autoritário, oferece mais autoritarismo ainda, só que com ares de mais liberdade.

Não vai se efetivar por falta de grana....mas com isso as escolas privadas fortes crescerão comendo as pouco competitivas e o ensino médio público vai ser mais farsesco que o atual.

E vamos ouvir....bom mesmo era no tempo do ENEM....