sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Sensações da Caminhada Litoral Norte da Paraíba



Em 1997 fiz esse percurso com 19 pessoas da Geografia da UFPB.
Foi mais cansativa, mais difícil, mas positiva. Por isso quis refazer.

Imagem ilustrativa da Caminhada de Barra de Camaratuba até Lucena-PB


Percorri  40km, mas andei 35 Km de Barra de Camaratuba até Lucena. Irei contar como foi isso começando com os tipos de areia da praia, seguido da carga, das pessoas, do sol, desconforto admissível e junto ou só.

1º percurso – Barra de Camaratuba até a Baia da Traição 12km
2º percurso- Baia da Traição até Barra de Mamanguape  6km
3º percurso – Barra de Mamanguape até Ponta de Lucena 17 km

Esse vídeo maluco me mostra em plena ação!

Areia e suas sensações
Sabe aquele papo de que esquimó tem várias classificações para cor ou tipo de neve?! Não sei se é verdade, mas  a areia da praia eu tenho várias: 1 Areia Seca e 2 areia molhada e elas estão no sub grupo areia maré subindo e vazante. Se vc caminha uma hora sem peso, sem destino e a curta distancia nada disso importa, mas se vai percorrer mais de 5 Km importa muito.

Homem do Saco, Saci Pererê, mas
a mim parece uma pessoa correndo!

Eu classifico areia assim: fofa, seca e inclinada. Areia seca dura por cima e fofa por baixo, areia molhada com laminha fofa por cima e dura por baixo. Areia molhada afundante, areia seca afundante, areia dura como lixa, areia semi molhada e sem surpresa, areia dura vazante, areia dura montante, areia qualquer com sol e vento às  7 da manhã ao meio dia e às 17 horas. Não irei classificar as da noite, pois eu não caminhei de noite, mas seguramente tem um pau de areias norturnas. Sem falar da areias finas, cascudas, pontiagudas e as to nem ai para ti! Ah!! Tem areia com sargaço que pode afofar a pisada. Todas essas texturas são saboreadas segundo o calor, tempo de caminha, sol, sede, fome, chuva e pensamentos. Os pensamentos mudam a percepção da areia. E seja lá o que for, quando a areia lixa os pés, todas essas configurações são substituídas por caralho, bosta, que foda, fodeu....etc

Cheguei Meio dia em Camaratuba e ainda não
era a maré mais baixa. atravessei e me banhei, estava quente,
 não almocei! Estava loco para começar e seguir para a Baia da Traição

Barra de Camaratuba, divisa da Paraíba com R. G. do Norte
Olhando para o norte se vê ao fundo um grande parque Eólico
 que está sendo vendido para China.

Olhando a Barra de Camaratuba em sentido sul.

Peso que carrega
O peso que carrega e quanto é importante dá um significado diferente para tudo. Vc pode ter a barraca, água, alimentos e pequenas coisas. Porém, as pequenas coisas são pesadas e o mínimo em tua casa passa a ser o máximo após 5 Km na estrada. Isso é uma metáfora afetiva também.



A bagagem era de 6kg com barraca, comidas
desidratadas e água.
Após 30 minutos de caminhada pesava 100kg

As pessoas
Vc  pergunta horas ou alguma informação e as pessoas passam a viajar contigo e explicar outras coisas. O moço passou de bike e perguntei se o rio era longe e ele disse que sim. Eram 4 km ainda. Quando cheguei no rio, o tal moço me esperava para saber aonde ele ia passar. Na estrada vc se abre. E comunica de forma diferente.


Proteja se do sol
Há quem diga que usar filtro não aumenta ou diminui as chances de câncer e que os fatores genéticos e pessoais são mais importantes. Passe filtro após duas horas de caminhada. 

Esse detalhes são das cores das falésias e 
da suas magnificência. As aves planam mais perto 
que a imagem mostra


Dormir bem pode  não ser possível
A gente se acostuma a dormir de qualquer modo dependo do cansaço. No terceiro dia vc já sabe e dorme sem problemas. Chuva, baratas, barulhos, imprevistos e a falta de um banho podem tornar a noite bem penosa. Só que todo o desconforto depende do teu estímulo. No futuro vc melhora e descobre teu jeito de se virar. O principal da caminhada é saber o teu limite e hora de repousar. Uns 10 km por dia está ótimo para a praia e 17Km já é pesado .

A noite foi intranquila na Baia da Traição. Também choveu!
de dia a chuva vinha refrescar e criar essa luminosidade delirante!


As pessoas acham que o mar invade as casas.
Esse movimento do mar é natural. 
Depois ficam essas sucatas de casa fazendo tudo feio.

Vá sozinho!
Há pessoas que por várias razões querem caminhar em grupos, pela companhia, partilha e quebrar o cotidiano da vida individual ou familiar. Viajar só precisa a pessoa gostar da própria companhia. A vantagem de ir com outros é o amparo e ajuda. A desvantagem é ter que seguir o ritmo do outro e quanto mais egoísta ou narcisista a viagem fica mais penosa. Mal Humor, alteração de emoções, impaciência, criticismo, intolerância e aburguesamento da vida caminhante pode tornar a viagem um saco!

Travessia Rio Mamanguape, bom papo e 4,5km de travessia. 
Barqueiro Joelson disse que se atravessa de pé na maré baixa.


Se não conhece a pessoa, faça viagens de um dia, pois vc terá certeza que não vai acordar com um chato de galocha por três dias te aporrinhado. Não faça caridade com idiotas que vc sempre se fode e tem que resolver problemas inúteis que não são os seus reais e necessários. Só vc pensa mais, junto vc conhece a pessoa, ao menos naquela situação comum e não acredite que ela mudará e será a mesma gentil e cooperativa após a experiência.
Leve água, alimentos secos, castanhas e algo doce que pode ser rapadura ou algo que contenha glicose.


Camping Sua Casa Na Barra. Gente aprazível.
 Solidariedade, acolha positiva e bem estar de convívio.

Esta caminhada trouxe muitas ideias, muita reflexão e foi um momento que desfrutei de minha companhia de forma positiva.

Esses dois na Praia do Galego pareciam leões.
Foi só me abaixar que viraram duas manteigas derretidas.
Coisa especial, singela, mas de muito prazer.
Baia da Traição - Pipa 60 km, próxima caminhada!

4 comentários:

Projeto PIBID /UNIRIO/MÚSICA disse...

Adorei!

Unknown disse...

há quem diga que agente nunca se perde na volta.
verdade é que, estar neste contato intimo e intimista com a natureza
acaba sendo uma destas voltas.
Volta a nossa primeira natureza, a natureza naturante, natureza inspirada e respirada.
E sendo geografo, fica o contato ainda mais prospero pelo exercicio de observar
os detalhes "sui generis" desta natureza naturante e naturada ao mesmo tempo.
E sendo artista, o contato contempla visões ainda mais acurada de cores, sabores, odores e vigores de uma degustação ao vivo e em tempo real da natureza viva em nós e para nós.
Mas a questão mesma é ser atleta, não atleta dos esportes amador ou profissional, mas atleta da liberdade de experimentar a vida viva onde ela acontece.
Um texto descritivo visual carregado de emoção e despertar para a experiência plena de vida com arte e emoção individual de sair da sua zona de conforto e se descobrir na nossa própria volta.

Estranha Sociedade dos Seres Estranhos (ESSE) disse...

Não sabia ver comentários. Só vi hj. É por quê anonimato?

Estranha Sociedade dos Seres Estranhos (ESSE) disse...

Obrigado pelos comentários