domingo, 29 de dezembro de 2019

GESTÃO PÚBLICA E CULTURA: os dois circuito da economia da Cultura ou Meus erros democrata burguês para a cultura!







Uso dessa imagem do Livro de Barão de Munchausen para ilustrar que o trabalhador da cultura tem atuando dessa maneira para manter sua sustentabilidade.

 

GESTÃO PÚBLICA E CULTURA:
os dois circuito da economia da Cultura
ou
Meus erros democrata burguês para a cultura!

Crenças que que não tenho mais!
1) Eu cria que em estando em Lei jamais se perderia a política pública para a cultura;
2) que o estudo orçamentário daria condições de ampliar verbas para a cultura;
3) que o governo federal aplicando verbas em cultura estimularia estados e municípios;
4) que os municípios tinha menos investimentos em cultura que governo federal;
5) que um sistema nacional de cultura seria a democratização da cultura como era o SUS para a saúde;
6) a profissionalização dos artistas iria dar foco a um setor produtivo importante e sua emancipação;
7) que se ocorresse persistência, regularidade e grandes duração da oferta cultural a população lutaria por verbas para a cultura e manter ações.

Milton Santos estudou e publicou vários textos sobre os dois circuitos da economia. Um tinha produtos para a elite e outro de produção em massa. Assim, circuito superior e inferior agiam em combinação e estruturavam a economia global. Em cultura temos o setor de consumo de cultura de elite o de massa, mas temos algo que funciona quase como contrabando que é a cultura das margens, independente e que acontece de uma pessoa, de um grupo ou de algumas zonas temporárias de politicas públicas para a cultura de curta duração. Persistem, morrem e renascem.

Em 2013 entrei em crise filosófica, política e estética sobre qual era a significância das ações para a cultura que a faria ser uma das peças do orçamento público inviolável e permanente. Consumi o discurso de que se estava uma política pública em Lei jamais se perderia a conquista. Hoje sabemos que nem a saúde, nem a educação e nem a CLT foram respeitadas. Inclusive a Reforma da Previdência provou que mesmo para questões tão substanciais e tão objetivas para o povo se perderam nesses 4 anos de inferno (2015-2019).

Junto com essas mudanças o orçamento para a cultura que aumentou enormemente no Governo do PT e que movimentou imensamente o maior setor da economia que é o audiovisual foi um dos setores que mais reagiu contra o diretivismo do PT quando mencionou que o cinema brasileiro devia falar mais das mudanças que ocorreram no país. Reagiram com apoio da mídia e venceram a narrativa. Vincular verbas à cultura, se tivéssemos aprovado, já teriam caído nesses 4 anos malditos para a cultura.

O governo federal, mesmo aplicando e democratizando a verba para a cultura não conseguiu estimular municípios a investir mais recursos na mesma linha. As experiencias de ampliação ficaram atreladas ao Governo Federal e se esvaziaram após a crise de 2010 e ficaram poucos exemplos de manutenção de políticas públicas de acesso.

Ao Sistema Nacional de Cultura era para mim a maior obra do Governo PT. No entanto, essa conquista não foi mantida ou garantida e o principal motivo de adesão é que existia a possibilidade do Governo Federal fazer transferência fundo a fundo para estados e municípios. Não passava de um Bolsa Família da Cultura. As prefeituras, mesmo de esquerda e progressista esfriaram após a deorrocada do PT e suas politicas. A derrota na base foi pior do que no topo. Os conselhos eram, foram e continuarão ser searas de empáfia, de arrogância, de folga e de status para alguns. Os conselhos nesse modelo são desaconselháveis.

Os artistas que se profissionalizaram, aprenderam a fazer projstos, a captar, que administram e fazem sua própria produção faliram tanto na economia do circuito superior como na economia do circuito inferior e a massa de ambos tiveram recursos de estatais. Na vida da Lei Rouanet, 80% dos investimentos são de estatais ou de capital misto. O setor privado fica com 20% e não tendem a investir e são até desestimulados a fazê-lo. Assim, a economia da cultura do Brasil é fortemente ligada ao Estado seja por Leis ou Editais seja por contratações de espetáculos por preferência de um governo ou editais. Profissionalizar não representou maior respeito. Ficar sem profissionalizar gerou exclusão e ser profissional inclui parcialmente.

A população seria a chave para todos esses entraves. Embora se diga que o povo brasileiro é um dos povos que mais exerce sua cultura autóctone como o carnaval, São João e cultura musical diversa e própria, fato é que os artistas vivem em miséria. Quanto mais fazem ações gratuitas, mais empobrecem. Muitas vezes se faz coisas com regularidade e isso não é garantia de força política.

A massa de artistas que foram contra o governo PT e outros progressista, até de artistas progressistas dão a falsa cara de independência e de autonomia, mas o artista brasileiro que progride com sua autonomia criativa é um servidor para-estatal.

Inclusive a cultura de massa do Brasil, a que tem mercado, se você tirar o amparo estatal ela também quebra. A cultura altamente mercantilizada e aparentemente sustentável, a rigor, se o Estado sair cairá.

É dessa perda de crenças, dessa dependência que o mercado da cultura (circuitos superior e inferior) dependem do Estado. Assim é com o bancos, empresas, serviços, industria e agricultura. E tal como os demais setores, se houver investimento Estatal se progride o segmento da cultira, mas não se liberta. Pode isso num processo de progresso conservador ou progressista.

A minha autocrítica é que não me acolho em liberdade no mercado e não me acolho no Estado e para ser independente teria que o povo pagar nossos serviços tão úteis, mas tão subjetivos para que a população entenda nosso trabalho como os demais profissionais.

O Estado deveria, num lapso de democracia burguesa ou revolucionária favorecer a construção do trabalhador da cultura e que para sermos plenamente legítimos, autônomos e sem censura contra os valores opressores não podemos depender nem do mercado e nem do Estado.