sexta-feira, 13 de abril de 2018

Padrão de Subsistência Mínima: Minha Liberdade começa quando amplia a tua! (Wagner Spagnul, 2016)




Este trecho de um livro dos irmão Goodmans nos provoca pensar sobre o que seria a necessidade de cada pessoa mínima para a sua vida.
Esta questão é colocada tanto para os comunistas, socialistas como anarquistas por produzir reflexões do que realmente se deve abrir mão para garantir a liberdade que notadamente vai obrigar a dizer se há um liberdade padrão mínima para todos. Se utilizamos a Frase de Wagner Spagnul: Minha Liberdade começa quando amplia a tua! Que é um revolução copernicana no pensamento moderno hedonista que restringe a minha liberdade onde começa a do outro! Ampliar a liberdade do outro é dolorosamente gratificante! Principalmente por não sabermos o que é sentir livre do outro!






Padrão de Subsistência Mínima 



Por Paul Goodman e Percival Goodman: in Communitas (1947). tradução precária


Qual é o padrão mínimo para que uma pessoa se sinta-se segura e livre e que não precise lutar para obter mais? O problema é sutil e difícil, pois, embora seja um problema difícil como o da saúde, pode ter uma  solução definitiva, como um problema psicológico e moral que depende da superação, e de quem é superado, e as próprias coisas estão sujeitas a alterações boas ou ruins.

O que é mínimo para um mesmo um agricultor do sudeste pode ser desprezado para um índio de Yucatán  (quem, como? Sempre tem outras satisfações a realizar).

Estamos falando sempre de uma tecnologia excedente. Esta tecnologia que pode fornecer todo o tipo de  coisas para todos também podem, de maneira diferente, produzir algumas coisas de poucos tipos acompanhados de um regulamento mínimo de tempo, arranjos de vida e hábitos. Qauantas pessoas estão seriamente empenhadas a dispensar coisas para ter a liberdade que elas também pensam querer?

Quando combinado com liberdade, um padrão mínimo seria muito menor do que o mínimo estimado em  nossa sociedade atual. Vamos dar um único exemplo. Na estimativa de Padrões mínimos de decência e segurança, Stuart Chase, por exemplo, considera indispensável para cada casa ter um rádio, emraão d integração social, especialmente durante uma guerra total. Uma pessoa deve ter comunicações instantâneas (e como desejável ter um caminho!). Mas se o próprio ponto de nosso padrão mínimo é libertar pessoas através de "integração” a rádio é uma conveniência que uma pessoa pode pensar duas vezes sobre ela. 

Outros exemplos de redução ao mínimo "necessário" poderiam ser considerandos como esforço de ter uma aparência decente ou sobre quantos contatos são necessários para se viver numa sociedade caracterizada pela competição.

Por outro lado, quando combinado com liberdade, nosso mínimo é muito maior do que existe em 
uma economia de escassez, por exemplo, a China, onde uma pessoa subsiste em tempo dividido entre 
o serviço para campo ou comuna (e esse padrão também, uma vez que inevitável, é socialmente 
aceitável). Mas se o próprio ponto de nosso mínimo depende de liberar as pessoas para uma escolha 
seletiva de como eles regularizarão seu tempo, mobilidade e independência da localização 
é indispensável.





quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Merlí, Rita, 13 Razões para.... e o Extraordinário


Anarquismo x não anarquismo?* 

A Netflix traz produções de outros países e que ainda eivadas de americanismos  que podem oferecer ora uma visão local, ora uma visão universal.

Separei 4 produções que me fazem raciocinar que possuem uma coisa em comum, a escola, a educação, a sociologia da educação e os sujeitos desse processo, pais, mães, estudantes, entorno social, códigos sociais e doenças sociais.



Merlí é uma produção da Catalunha que possui ares de Sociedade dos Poetas mortos, mas ao fim e ao cabo é autoritário numa escola autoritária, com estudantes com valores morais confusos, narcisistas e pouco afeitos a qualquer colaboração cooperativa, também jovens autoritários. A libido de Merlí provoca uma mistura de asco e de admiração por oscilar entre a franqueza e a trapaça. Ao fim ocorrem superações como numa malhação ou filmes de sessão da tarde. As rupturas são conservadoras. O sistema educacional da Espanha é um misto publico e privado, mas o ambiente é de classe media com algumas pessoas de baixa renda, muito mais deslocados socialmente do que financeiramente. Merlí é considerado anarquista, mas não é!


Rita é uma produção Dinamarquesa com ares mais reais, fracassos como filme de Building (formação/superação). Ela fracassa com os filhos, com a vida afetiva, com algumas situações, mas é sempre combativa num ambiente hipócrita como na Catalunha. Um sentido de justiça que se faz a partir das falhas dos outros e de regulamentos que não se encaixam com a realidade. Todo ato dela é heroico e anti-heróico. A presença constante de um cigarro na mão e uma libido muito liberal e sem culpa é algo notável. A escola é um paraíso no que se sugere ao conceito de disciplina. Parece uma grande comunidade pacífica. Parece uma série para uma classe média resolvida da Dinamarca em que os problemas escolares são quase pitorescos e pontuais. Tachada como anarquista faz o filho desistir de ser punk no exato momento que o pai divorciado o faz perceber que sua mãe é o retrato da maior rebeldia que ele poderá alcançar. Rita quer uma escola justa, melhor e superar as crises econômicas, as reformas educacionais, as formações e reciclagens inúteis que são desagradáveis para uma professora do Condado em Pernambuco ou de outra na Dinamarca. Aliás, dizem que na Finlândia esse papo de reciclagem morreu há 10 anos, pois a formação de base forte e robusta tornou desnecessária com a obrigação e todos os professores terem mestrado. Rita não é anarquista, embora tenha ar de progressista, tanto Rita quanto Merlí são auleiros estimulantes. O preconceito, fofoca, puxadas de tapetes com certe elegância na Dinamarca e mais escrachado na Catalunha dão o tom de sistemas de pouca liberdade.



A série  “13 Reason why....” (EUA) migrou de apologia ao suicídio à prevenção de vidas e cada um que escolha. Todas essas escolas possuem o padrão valentão, sabido de informática, o atleta, o desprezado e as tribos excludentes e auto excludentes. Neste sentido a sociologia narcisista da Catalunha é até amorosa perto da escola estadunidense. Igualmente a Rita Merlí e Why...filhos únicos, pais egoístas e profundamente centrados na superficialidades que esses filhos cultivam sobre a vida. O fato de aqui o bulling e o suicídio estarem diretamente associados, quando isso nem é regra geral para definir o drama e nem explicar que o suicida jovem precisaria de bulling para cometer suicídio. A sociologia dessas escolas é de uma imposição e sociabilidade sem compaixão, forçada, sem verdade, hedonismo em medida tamanha que só esconde uma baixa autoestima generalizada. Por que se matar é quase uma revelação de que na escola estadunidense todos são suicidas sobreviventes.




O extraordinário (EUA) difere de todos esses no enfrentamento da sociologia escolar. A família possui elos afetivos mais nítidos e o medo do bulling é quase preventivo decorrente da estética do protagonista mirim. Ele é uma superação num sentido de romance de building, mas contém um elemento político que os demais filmes de escolas e educação não possuem. A criança não supera o bulling por razão e professores heroicos, por superações e valentia pessoal. Neste filme sem propósito anarquista acaba sendo o mais anarquista quando o diretor é obrigado a penalizar os pais provocadores da situação de preconceito nos filho. O filho que gerou bulling é teleguiado por pais ardilosos. Esse aspecto é até revelado em alguns desses filmes e seriados. Há até arrependimentos tardios. No entanto, chama-me a atenção para o fato de que o diretor se respalda na Lei de proteção à infância, sem bravatas é a política pública que protege o indivíduo da agressão social. Não se pode ter uma sociedade pautada em heroísmos e esforços individuais, mas pautados em normas, regras e ações concretas que independe da moral do sujeito. Não se pode ter bulling por regra e não por demanda. A política pública contra a tirania e não o indivíduo se defendendo da sociedade tirana.


* É sempre bom lembrar que o anarquismo não rege sobre falta de regras, mas sobre regras que não fazem falta. Uma sociedade sem hierarquia é socialista e o socialismo não age na lógica de que a minha liberdade termina aonde começa a do outro (esse é um pressuposto liberal burguês), mas a minha liberdade começa quando eu ampliar a liberdade do outro. 
Trocando em miúdos nas sociedades socialistas a auto-repressão é um exercício de ampliar liberdades e não delimitá-las. E dai que se confunde que a anarquia é ausência de poder. Anarquia é ausência de chefes, intermediários, escravos e da submissão e de submeter outros. Por isso a autonomia do sujeito, antes da revolução, processo antes da ruptura. 

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Dobre a língua quando falar da educação da Finlândia!

..........Caneta corretora devia escrever ESCOLAS PRIVADAS TRAPACEIAM!

Em artigo do site Diário do Centro do Mundo (1) há matéria que discorre sobre quais são os pressupostos que fazem a educação da Finlândia ser reverenciado em todo o mundo por seus avanços.

Inclusive, a Paleo-reforma do Ensino Médio do Brasil foi lançada e utilizada a argumentação estar seguindo preceitos da moderna educação da Finlândia. 

A mídia corporativa apenas insinuou, mas não foi além do que  essas empresas do mercado educacional desejam.

A verdade da educação da Finlândia é:

  • O professor é um profissional que concorre para sê-lo!
  • O professor não é um acidente de formação de baixa qualificação!
  • Desde o ensino médio a carreira e ações dessas pessoas com interesse em docência são contabilizadas e consideradas!
  • Professores não sofrem avaliações e interferências externa!

Só que quando percebemos que as escolas privadas estão mais animadinhas com essa Paleo Reforma deparamos com matéria da Folha de São Paulo dizendo que as escaolas privadas utilizam da artimanha de fazer classe lebres para vitaminar seus escores no ENEM Nacional. As privadas fazem a seleção de um 3o ano robusto e expurga os com menor proveitamento para outras escolas. Faz a marca da escola para obter mais e mais matrículas.

Por essas e outras bandidagens é que devemos estar atentos com o jovens que são vitimas dessas comparações viciadas, anabolizadas e mentirosas.

Isso para mim equivale aos 50 milhões encontrados no partamento bunker de Geddel....afinal, como garantir educação pública com tanta trapaça!????

(1) http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-a-finlandia-esta-fascinando-o-mundo-com-seu-sistema-de-educacao/

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Educação e anarquismo no Brasil



Educação e anarquismo no Brasil e uma história é o capítulo que escrevi apagada faz parte de uma coletânea intitulada História da Educação Brasileira: Um Olhar Didático Ilustrado Com Charges (2017). organizada por Arilda Inês Miranda Ribeiro, Vagner Matias Do Prado, Jorge Luís Mazzeo Marian

Neste artigo eu discorro sobre algo melhor estudado por historiadores que percebem e localizam o papel dos anarquista na História da Educação nacional que foi apagada por pesquisadores da área. Um pouco por serem marxistas e um pouco porque a história da educação brasileira é muito recente e prefere não ir tão longe para ver as contribuições modernas que antecederam muito Paulo Freire no que tange a um escopo da pedagogia da autonomia, porém anti-estatal e radicalmente crítica.

A História também é um campo de disputa da narrativa...normal!


Sinopse

O presente livro é resultado de uma construção coletiva que objetivou elaborar um material de apoio didático capaz de possibilitar um primeiro contato com os diferentes períodos da História da Educação no Brasil. Os textos que o compõem, em sua maior parte, foram escritos por estudantes da disciplina História da Educação no Brasil, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", câmpus de Presidente Prudente-SP.
O grupo optou pela utilização de charges que pudessem ilustrar, de forma cômica e crítica, o pensamento educacional implementado em território nacional, seu desenvolvimento e suas contradições no que se refere à formação do povo brasileiro.Pensamos que os textos poderiam ser adotados como material didático em cursos introdutórios de História da Educação Brasileira, em nível de graduação, todavia todos os textos direcionam os leitores e as leitoras a referências científicas da área, não substituindo o contato com os autores e as autoras clássicas.O livro é composto por 12 textos.
A partir de sua leitura, os/as estudantes poderão ter uma visão geral de alguns dos principais períodos propositores de reformas educacionais, bem como das implicações socioculturais sobre o processo de escolarização no Brasil.Esperamos que os textos contidos na coletânea possam contribuir para reflexões sobre os diferentes períodos da história da educação no Brasil, de sorte a subsidiar novas iniciativas que problematizem os impactos históricos, sociais, culturais e políticos referentes ao sistema de ensino no processo de formação dos sujeitos que a ele são submetidos.



quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Reforma ensino médio e golpe na juventude


Logo que a reforma do ensino médio foi exposta ao público eu me assustei com a adesão dos jovens e de pais.

Numa recente pesquisa da Fundação Abramo sobre como pensam os eleitores da periferia de São Paulo há um dado interessantes que algumas décadas não seria assim interpretada: as pessoas da periferia acreditam que através da educação pode ocorrer o progresso.

Em decorrência dos anos de valorização da educação com FHC, Lula e Dilma  generalizou e a ideia de educação como progresso que agora está bem enraizada. Saber qual educação, como e para quem é que ainda é confuso.

Quando leio  a Reforma do Ensino Médio, ela não parece sequer um remendo, mas a ideia que se vende é de adequá-la a ao interesse de futuro dos jovens e de seus pais.

Creio em algumas coisas de senso comum favoreceu aceitarem de bom grado isso, a saber:


  • Na escola se aprende muito pouco do que seria útil e necessário;
  • Na escola se aprendem coisas desnecessárias;
  • A escola não prepara a pessoa para sua carreira;
  • A escola do passado que era boa com seu rigor, cobrança e reprovação.
Essas ideias estão tão arraigadas e tão falsamente justificadas, mas a mídia e reformistas se colocaram muito bem ao comparar nosso sistema educacional com o da Finlândia. O nosso sistema passou de excludente a includente em 20 anos se entendermos o número de matrículas e a população em idade escolar. A classe rica e média é obrigada a seguir um currículo comum regido pelas leis federais, não fosse isso, fariam o que bem queriam.

Não houve respeito ao desejo de reforma que já vinha ocorrendo por entidades e especialistas, lançaram as medidas  com forte ideologia da praticidade e modernidade ao ter como pano de fundo a educação da Finlândia. O fato é que servirá muito bem para a escolas privadas que são mais dinâmicas nas adequações do que as públicas.

Os destinos dessa reforma são incertos, para além das críticas pedagógicas e ideológicas há nesse contexto de golpe a incapacidade de financiamento de adequação das escolas públicas estaduais ao que se pede. Cito algumas desses aspectos:

  • Governos Estaduais em cidades médias não conseguirão realizar a segmentação nas 5 modalidades de formação;
  • As cidades pequenas terão que criar redes para abrigar as 5 modalidades de formação, implicando em transporte e outras difculdades;
  • Jovens do ensino médio noturno perderão suas vagas;
  • Jovens trabalhadores deixarão a escolas por dificuldade da carga de 7 horas diária.
  • Não há recursos nos estados para montar laboratórios, bibliotecas e aulas práticas das 5 modalidades.
Esses são alguns dos eixos que não sendo cuidados e tratados deixarão muitos jovens fora do ensino médio ou fazendo o antigo ensino médio com nome de novo. A precarização das aulas, sua inutilidade e pouco impulso para uma educação superior fará com que os jovens com interesse em seguir cursos universitários recorram a outras estratégias, uma delas ingressar no ensino privado.

Os maiores prejudicados serão os estudantes pobres e de baixa renda que precisam de maior apoio e de maior atenção. A intenção parece ser dizimar os jovens da condição de concorrência às vagas em ensino superior de qualidade e remeter o máximo deles para empregos mal remunerados.



quinta-feira, 16 de novembro de 2017

A geografia quando não mata ... fere as mulheres!






Considerações ao livro de Colin Ward "The child in the City."


Criança eu me enraivecia com mocinhas de filmes, sempre caindo, errando, deixando se irem qual criancinhas tolas para as mãos dos vilões... atrapalhavam os mocinhos.... desejava que não tivessem filmes com aquelas chatas e tapadas.... se eu fosse representado como entrave... o que eu sentiria!? (autor)

Colin Ward escreveu muitos livros de cunho anarquista sobre o espaço e a educação. Uma de suas obras importante para visitarmos é “The child in the City” "A criança na cidade". Os geógrafos são sempre acometidos de grandes temas, nem sempre a educação ocupa esse panteão. Não, não são os geógrafos mais machistas que os demais cientistas. Nem as ciências moles são menos que a duras.

Eu sempre procuro entender por que a educação espacial das mulheres também é um componente da formação machista, junto com a divisão social do trabalho e até a obliteração da descoberta esqueleto motora dos bebês (Emmi Pikler 1902-1984)[i] com maior prejuízo para as meninas que se juntam ao rol do currículo social prematuro do lugar que a mulher é empurrada estar.

Ward foi mais longe num dos capítulos de seu livro “The girl in the background” que prefiro traduzir  como “A menina em segundo plano” e discorre como as meninas, as jovens e as mulheres estão em segundo plano e são vitimas de um silêncio em tudo a que se refere a educação, uso do espaço, literatura, rituais de autodescoberta e que tais silêncios só são quebrados na cabeça masculina quando as mulheres sem encontram em problemas.

O autor reitera que quando se pensa em cidade é comum a invisibilidade das mulheres, isso, mesmo sendo um escrito antigo e de outra sociedade pode ser percebido ainda hoje no Brasil, ou seja, persiste! Ward extrai um discurso de Eileen Byrne[ii] da Comissão Britânica de Igualdade de Oportunidades proferido no início da década de 1980, aqui traduzido:

Eu sou céptica quando chegam com esse discurso das aclamadas diferenças inatas entre meninos e meninas. Eu creio que 98% disso decorre do condicionamento social. Talvez eu esteja enganada, mas muito dessas diferenças de suas destrezas verbais e espaciais advém do fato que seus professores reforçam isso. (WARD, 1978, 1990, p. 131).

               Ward segue dizendo que muito da educação dos garotos para explorarem a extensão espacial seria de bom senso oferecer às garotas e também acabar com essa coisa de jogos de meninos (físicos e amplos) e de meninas (contemplativos e meticulosos). E de certo modo a preocupação apontada não é com a qualidade de aprendizado espacial, mas muito mais a que se refere à quantidade dessas experiências espaciais para as meninas.

               Na época desses escritos Ward também se preocupava com crianças que vinham de outras culturas e que as restrições religiosas e culturais eram severamente impostas às meninas na exploração e experiências espaciais que iam muito além das observadas com as nativas da Inglaterra. Hoje estaríamos deparando com problemas da escola sem partido e contra a educação de igualdade de gêneros quais refutam ações com meninas e meninos segundo suas religiões.

                Outros dados trazidos por Ward afirmam que as meninas e meninos entre 8 e 11 anos já trabalham em atividades domesticas numa proporção de 8 minutos para elas e 5 para eles, ou seja 3 minutos a mais para elas e quanto mais avança a idade maior é o tempo gasto por elas em trabalhos domésticos do que para os meninos. Por fim, as mulheres adultas se constrangem nas ruas por uma reminiscência de seu passado infantil de cerceamentos de exercer sua territorialização. E podemos adicionar para o Brasil escravocrata e machista que agudizam a desterritorialização da mulher que não somente tem restrições espaciais como de tempo. A mulher não pode estar onde quer, como quer, quando quer sem se precaver das ameaças concretas à sua liberdade e integridade emocional, moral e física.

                Na Inglaterra há algumas restrições a cercear as mulheres em locais públicos sendo passível de processo e penalidades o ato de “to scare someone” à grossa tradução seria: “fuzilar com os olhos uma mulher” ou “criar desconforto pelo olhar fixo”.

                Na escola, no trabalho, nas ruas, nos locais de frequência social pública ou privada a mulher tem a castração espacial e sua desterritorialização sistematicamente empurrada ou determinando como e o que ela deve fazer, mas não o que ela deseja.

Se vc mulher estiver numa rua deserta e vc ouvir passos vindos de trás, vc prefere que seja um homem ou o diabo?
               
  Triste saber que a resposta é óbvia!

                Claro que esses saberes as mulheres já os possuem de longa data, por serem vítimas constantes. Há feminismos diversos que tentam dar conta dessas imposições e nos últimos tempos está bem longe sentir-me o mais habilitado e legitimado a tratar dessas coisas. Poderia estender a espacialidade castradora dos negros, outras minorias, suas exclusões e desterritorializações, mas creio que é na misoginia espacial que muitas questões podem começar e provocar a dessexualização do espaço que tem muito mais a contribuir com a luta por dignidade e respeito às mulheres que se imagina.

        A cidade para Ward é inadequada para as crianças aprenderem, é hostil, limitante e sem adaptação e que uma cidade educativa deve ter alto teor de acessibilidade, mas ele nos traz para uma realidade brutal no que tange às meninas que precisam de estímulos concretos que favoreçam isso na construção dessa urbanidade ruralidade também anti-sexista!

           Em sua conclusão, Ward não acredita que a educação para a igualdade em si é um avanço para as mulheres, pois muitas veze o que prevalece é uma paridade na agressividade que as meninas adquirem com os meninos. Sendo o triunfo da agressividade masculina e não a liberdade das mulheres. Completa que a liberdade  das mulheres da passividade e da docilidade implicaria em também na liberação dos meninos da pressão de ser um predador.

        Ultimamente, para não ser confundido com o diabo... o que devemos fazer e nos auto-desterritorializar e respeitar a zona de segurança e trânsito das mulheres.
                
Queridos amigos homens... mudem de calçada!





[i] Emmi Pikler (1902-1984) cujo seus alertas preconizam que  o adulto tem a tarefa de criar uma relação de confiança e interação com o bebê durante os principais cuidados (banho, troca de fraldas, alimentação). Outra inquietação é que o espaço deverá ser  organizado para que o bebê possa se movimentar com mais liberdade desde muito cedo, defendendo isso proporcionar maior autonomia (a criança conquista cada posição por si mesma na medida em que é capaz de manter sua postura) e melhor desenvolvimento motor.

[ii] Professora de Educação (estudos Políticos) da Universidade de Queensland, Austrália. Foi Deputada Chefe do da Educação da Inglaterra e primeira Responsável pelo Escritório da Comissão de Igualdade de Oportunidades Britânico  e por três anos consultora da UNESCO sobre igualdade entre sexos  e treinamento  educação vocacional de de jovens.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Educação indígena é anarquista!?



Sobre o artigo: Reflexões de uma antropóloga e mãe: 'O que aprendi com índios sobre educação infantil'
Mônica VasconcelosDa BBC Brasil em Londres

Há sempre um desejo de ver no primitivismo alguma sabedoria e há. Este artigo feito a partir da experiência de uma antropóloga que levou seu filho em uma viagem em tribos indígenas pode oferecer algumas reflexões.

A educação indígena nesses locais visitados pode ser considerada constelar? O que eu considero constelar pode ser entendido como holística, orgânica ou comunitária num sentido que não há nenhuma das atividades realizadas pelos adultos que excluam totalmente as crianças ao contrário, são inerentes a elas.

Na Escola Paideia em Mérida (Espanha) onde a pedagogia anarquista é assumida há sempre em pauta que os ambientes não devem amedrontar, que a criança é informada dos riscos, assim, aparelhada para saber até onde irá, sendo todos educados processualmente a não recear os espaços e seus perigos para começar sua auto regulação, os maiores são tutores dos menores e o medo não é propalado.

Colin Ward (1924 –2010) nos seus livros A criança e a cidade (The Child in the City -1978) e A criança e o campo (The Child in the Country -1988) examina todos os espaços de vida das crianças e como elas mediavam, negociavam e rearticulavam os vários ambientes que habitavam. Nesses primeiro livro mais famoso, Ward considera a criatividade das crianças e sua especificidade única e como elas cuidam desses espaços através da arte da dinâmica urbana, argumentando que através de brincadeiras, apropriações e imaginação a criança contrapõe-se às intenções adultas em bases para construir seus próprios ambientes. Na obra “A criança e o Campo” inspirada em cientistas sociais com o geógrafo Chris Filo (1992) chama atenção sobre como as necessidades espaciais das crianças são escondidas e marginalizadas na sociedade.

Ward, Paideia e se recuarmos ao Emílio de Rousseau, ambos falam de uma necessidade, disponibilidade ou intencionalidade dessas crianças percorrerem os espaços, conhecerem seus perigos, mas não o amedrontamento, há até os teóricos da cidade educativa em qual as crianças não se localizam numa escola, mas todos os ambientes são salas de aula.

Essas crianças que pulam no rio e são capazes de virar um barco, salvar outras e participarem da caça, das festas, das ações em que estão envolvidas pode ser uma reflexão. Nesse mundo complexo de casas distantes de escolas, muitos obstáculos e imposições do mundo adulto, uma criança não está com o pai fazendo um projeto de arquitetura nem com a mãe médica ou gari formal. A criança que mais se adequa à lógica da cidade são as moradoras ou em situação de rua, algumas rurais pequenas. Nas grandes cidades esse viver é resolvido pelos ricos em condomínios fechados.
Seja como for, está posta a reflexão!


Os passos para isso são longos....são dados quando se começar a perceber que em uma sociedade moderna estamos apartando a infância da vida e em querendo melhorar a relação, irmandade, senso de coletividade e criar uma cidade acolhedora depende de refletir em que isso melhora nossa humanidade.