No meu trabalho de doutorado colhi muitos documentos e videos sobre as assembleias em escolas democráticas e participei de parte de uma em Summer Hill e várias na Paideia na Espanha.
A qualidade dessas assembleias são distintas dessas baboseiras de escolas públicas brasileiras que se lançam no debate de democracia, mas não de autogestão. Elas são heterogestionadas e por isso desaparecem como exemplos de mudança!
Tuteladas pelo governo, uma escola nunca é auto gestionada, mas auto opiniada! Ela é cheia de opiniões! argh!
Dá-me uma raiva essa bondade liberal! A-políticas boazinhas e felizes!
Se as escolas ditas democráticas hoje no Brasil fizessem como as existentes no final da década de 1960 e início de 1970, ai sim seria algo integro.
Mas a ditadura ferrou com elas e só existe remanescentes burguesas felizes!
A assembleia é o fator de grande importância no amadurecimento do indivíduo, mas é um longo processo para construir essa legitimidade e garantir sua melhor função dinte do coletivo e das escolhas das pessoas.