Em cada uma dessas eu vejo de fato o intervencionismo e apropriação de métodos antigos e super reconhecidos dos anarquistas estudiosos da pedagogia.
Mas essa apropriação direta do setor privado da educação me parece o pior deles. Tudo que estiver em vermelho e negrito são grifos meus. Leiam e se enjoem.
Governo do Tennessee, nos EUA, intervém em escolas mal avaliadas
Professores estão sendo recontratados e ênfase das instituições deve ser em testes e análise de dados. Comunidade reclama de falta de sensibilidade racial
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No ano passado, o Estado do Tennessee retirou a supervisão das escolas com as piores notas em testes de estudantes e taxas de graduação dos conselhos escolares locais e as transferiu para um distrito estatal especial para que fossem supervisionadas. Memphis, onde a grande maioria dos alunos de escolas públicas são afro-americanos e de famílias pobres, é o marco zero: 80% das escolas nas piores posições no ranking do Estado se encontram lá.
O Distrito de Realização Escolar do
Tennessee, fundado como parte do esforço do Estado para se qualificar
para a disputa da melhor escola concedida pelo governo de Obama, é um
grupo estatal destinado a reinventar escolas com dificuldades. Há
outros. O Distrito de Recuperação Escolar da Luisiana, criado em 2003, é
o precursor mais conhecido, e este ano Michigan também criou um
distrito do Estado para escolas com resultados insatisfatórios. Em
fevereiro, os legisladores da Virgínia aprovaram uma medida para criar
um distrito estadual semelhante.
A maioria das escolas será operada em esquema
charter (parceria com iniviativa privada) e todas vão dar ênfase a
testes e análise de dados. Muitas estão instituindo programas de bônus a
professores e jornadas mais longas para estudantes. Cerca de 50% dos
professores contratados é do programa Teach for America (Ensine para a
América, em livre tradução), programa que leva professores formados de
alta performance para trabalhar em escolas de bairros pobres.
Embora alguns pais, professores,
administradores e líderes comunitários tenham recebido bem a mudança nos
sete meses de existência do distrito de realização, outros se queixaram
da falta de sensibilidade racial e acusaram o novo distrito de
marginalização de professores experientes, muitos dos quais
afro-americanos. Cerca de 97% dos alunos das escolas do distrito de
realização são afro-americanos, em comparação com menos da metade dos
professores.
"Não estamos apenas pedindo para que as pessoas
façam algo diferente de forma incremental em um sistema que está
fundamentalmente problemático e continua o mesmo", disse Chris Barbic,
superintendente do distrito de realização e aluno do Teach for America
que fundou a cadeia Yes Prep de 11 escolas em Houston, Texas.
Barbic, que combina a energia de um empresário
com o dom de um político para a escuta, espera levar mais de 35 escolas
no Tennessee, nos próximos três anos. "Eu quero criar um sistema onde
teremos grandes escolas de todos os tipos", disse ele, "e menos escolas
ruins de todos os tipos."
Mesmo com revisões drásticas, a recuperação é
difícil. "Às vezes as pessoas confundem grandes mudanças organizacionais
como novos professores e gerenciamento com mágica", disse Deborah Ball,
decano da Faculdade de Educação da Universidade de Michigan. "Mas não
há mágica".
Alguns membros da comunidade disseram que os pais e os alunos ainda estão se adaptando.
"Eu acho que de onde eu venho, as pessoas não
sabem que a mudança será positiva ", disse Sarah Carpenter, uma mãe e
avó que está servindo em um conselho consultivo para o distrito de
realização de Memphis. Em visitas a escolas, ela disse ter visto alunos
"engajados e aprendendo."
"As expectativas serão maiores e as crianças
não estão acostumadas com isso", disse Carpenter. "Mas elas certamente
conseguirão atender a estas expectativas."
No entanto, a suspeita permanece sobre o que esta nova administração significará para professores mais experientes.
Embora as autoridades do distrito de realização
tenham incentivado os atuais professores a se candidatarem a empregos
nas novas escolas, nenhum deles terá uma vaga garantida. Apenas cinco
professores e três administradores das antigas escolas permaneceram.
"Nós não queremos chegar à cidade e perder
todos os atuais educadores e contrarar um monte de novos professores",
disse Ash Solar, oficial chefe de novos talentos para o distrito da
realização. "Queremos mostrar que se você construir um novo sistema onde
os educadores recebem apoio, eles poderão prosperar."
Solar disse que o distrito tinha contratado
mais de 50 professores de outras escolas públicas de Memphis. Espera-se
que esses professores ajudem a facilitar a transição.
Em uma tarde recente, Deidra Holliday, uma
professora de artes com 10 anos de experiência, não se intimidou pelas
sugestões das vidas domiciliares caóticas de seus estudantes durante uma
aula da sétima série na Escola Fundamental West Side.
Uma menina escreveu que, assim como muitos de seus colegas, sua mãe costuma lhe dizer: "Cale a boca". "Você precisa limpar o quarto e também lavar a louça." '
Holliday lidou com o tema. "Vamos começar a ajudar mamãe mais", disse ela, rindo. "E pode ser que ela acabe falando coisas mais positivas." E virou-se para um aluno e disse que faltava uma vírgula em uma de suas citações.