domingo, 2 de fevereiro de 2014

Cooperativa Longo Mai


Prólogo - Entre os anos de 1991 e 1992 vivi numa comunidade no Sul da França. Segue abaixo um texto traduzido e adaptado de cunho geral. Em breve postarei um texto maior explicando essa experiência vivida a 20 anos atrás. Em 2013 a comunidade fez 40 anos. E por ter vivido essa experiência concreta de libertarismo e revolucionária, antes mesmo de eu entender o que era anarquista, por isso, hoje que sou cético sobre alguns arroubos frouxos de libertarismo.

É facil se denominar anarquista, difícil é sê-lo!

Cooperativas Longo Mai

Cooperativa de Longo Mai é uma cooperativa agrícola de ideologia alternativa, secular, rural e anti-capitalista , fundada em 1973 Limans ( Alpes-de-Haute-Provence- Sul da França), que desde então se espalhou em rede. O nome é derivado da língua provençal expressando a esperança de que "dure mais tempo" , usado por exemplo em casamentos.

História
Na esteira do Maio de 68 , os jovens de grupos de estudantes austríacos Spartacus refugiados na Suíça após confrontos com grupos neo-nazistas, uniram-se a estudantes suíços do grupo Hydra. Esses estudantes foram processados por sua ações contra a Igreja, o exército, as ditaduras, por sere a favor dos refugiados, trabalhadores, etc.,

Através de angariação de fundos, eles compraram um campo de 270 ha em Limans próximo Forcalquier no Alpes-de-Haute-Provence para implantar, em 1973, uma comunidade auto-gerida rural inspiração anarquista criada em Basel (Suiça) em um congresso fundador. O grupo não poderia de fato se estabelecer em um dos países de língua alemã por causa da forte oposição dos suíços, alemães e austríacos . A colina onde se mudou Zinzine, tem uma casa de fazenda em ruínas, Grange-Neuve, e um pombal para abrigar . Com o status original SCOP (empresa de produção cooperativa), que, em seguida, assume um estado misto, combinando terras agrícolas grupo , cooperativa e EARL (Farm Limited).

O programa comunitário é formulado por Roland Perrot , que desertou durante a guerra da Argélia e conhecia pessoalmente Giono e a experiência de livre comuna em Contadour em 1930 , que se baseia nas idéias de Fourier , incluindo em seu programa o anti-militarismo e pacifismo, anti-capitalismo, a objeção de representantes políticos e pela igualdade entre homens e mulheres . A operação é baseada na auto-suficiência, na vida comunitária, no artesanato, na produção agrícola, na gestão conjunta de energia, água e não há salários, bem como o respeito ao meio ambiente (Gestão Econômica água, por exemplo). 

Em 1976, os membros procuram compra mais terras e casas e outros edifícios, levando a uma reação entre os moradores das proximidades.
Cooperativas Longo Mai organizaram várias campanhas de solidariedade internacional, particularmente para as ditaduras resistentes:
  • abrigo de 2.000 exilados chilenos ameaçados pelo golpe de Pinochet , em comunas suíças;
  • ações de solidariedade com os índios Guarani no Paraguai ;
  • apoiou adversários na Nicarágua para lutar contra o ditador Somoza , incluindo a criação de uma cooperativa de refugiados nicaragüenses na Costa Rica , ainda ativo hoje em defesa dos pequenos agricultores ;
  • a criação do Comitê de Defesa Europeu de refugiados e imigrantes (Cedri);
  • realização do Fórum Cívico Europeu (FCE) para apoiar o processo de democratização em países do Oriente ;
  • apoio ao Sindicato dos Trabalhadores da campanha (SOC), que representa a trabalhadores sazonais sem papel na Andaluzia ( El Ejido );
  • apoio à criação de uma cooperativa de Madagascar ;
  • uma campanha de opoio ao Português Otelo de Carvalho ;
  • várias ações na África .
Instituições
Longo Mai dez cooperativas operam em uma rede:
  • na França:
    • em Limans;
    • perto de Briançon ( Hautes-Alpes ), a fiação de Chantemerle, Saint-Chaffrey , trata de 12 a 15 toneladas de lã por ano;
    • Mas de Granier, a aldeia de Caphan em Saint-Martin-de-Crau ( Bouches-du-Rhône )
    • o Cabrery no Luberon : viticultura e azeite ;
  • Ulenkrug, Mecklenburg , na Alemanha;
  • Hof Stopar para Eisenkappel em Caríntia, Áustria (17 ha mais 25 ha criação de ovinos alugado);
  • fazenda a Mons, no Jura suíço (12 ha cultivados gansos e ovelhas );
  • Uzhgorod , Transcarpathia, Ucrânia, com uma escola de francês na década de 1990 ;
  • Costa Rica (Finca Sonador).
A sede da cooperativa é na Basileia, onde são organizadas campanhas de arrecadação de doações.

A cooperativa criou vários meios de comunicação :
  • rádio livre Rádio Zinzine: Fundada em 1981 e com o nome da colina sobre a qual estava a comunidade, muitas vezes ameaçados proibição de emissão. É filiada à Federação Europeia de Rádios Livres ) e do rádio edita um semanário.
  • uma agência de notícias, a agência de notícias independente (AIM), que trabalham de uma centena de jornalistas ;
  • Log Arquipélago , jornal Fórum Cívico Europeu (8p. A4);
  • e publica alguns livros.

Funcionamento da Comunidade
A comunidade é administrada pela cooperativa autogestionária. Todos os ativos financeiros são agrupados. Recursos próprios da Comunidade são o gado, grãos e produção vegetal, que consome muito. A fábrica de lã tem sua energia fornecida pela hidrelétrica própria, o calor é fornecido por energia solar e madeira. Todos trabalham, as mudanças nas tarefas são possíveis na noite de domingo, quando é realizada uma reunião para organizar a semana (equipes, reuniões, projetos, e apresentação de recém-chegados). No entanto, o trabalho é organizado entre grupos formados por afinidades e competências . Ele inclui 200 adultos e cinqüenta crianças, divididos entre todas as cooperativas, esses membros são quinze nacionalidades diferentes.

Em Limans, tem 280 , 300 ha, 80 cultivável. Ele usa a água de um poço e de algumas fontes. Materiais de construção incluem as rochas encontrada no local, tijolos de barro , palha, madeira. A cooperativa vende produtos agrícolas brutos, mas também transformado: cordeiros, cordeiros, roupas de lã, frutas e legumes enlatados, vinho e cosméticos, mais rentável . Ela gerencia um centro de férias, no povoado de Magnans (aberto a todos) Pierrerue servido também como alojamento para suas atividades . Estas atividades proporcionam-lhe cerca de metade de sua receita, a outra metade da arrecadação de donativos e subsídios.

A cooperativa é sustentada por uma associação com sede em Basileia, que levanta fundos. Cooperativa Limans depende cerca de 50% destas bolsas e subsídios, metade das suas necessidades são cobertas pela sua própria produção (2000).

Festas abertas a todos para reunir a comunidade :
  • na noite de 4 de agosto, em comemoração ao noite de 04 de agosto de 1789 (abolição dos privilégios);
  • Dia do Rádio Zinzine início de julho;

Controvérsia e críticas
A cooperativa construiu um patrimônio imobiliário importante na década de 1980: Além de possuir grandes áreas agrícolas para a realidade europea, possuía casas e um apartamento em Paris, que servem de base quando necessitam ir à capital .

Estas aquisições e os primeiros contatos diplomáticos com os políticos locais cavaram uma vala entre moradores próximos. Da mesma forma, ativismo (convites à desobediência civil , refugiados de hospedagem, incluindo do Oriente e desertores) provocaram a hostilidade dos governos europeus que lutam ativamente contra cooperativas, tendo as seguintes consequências:
  • ocorreram vários julgamento por insultar o Estado austríaco;
  • armadilhas foram criadas pela polícia alemã;
  • expulsão do território francês, cancelado pelo Conselho de Estado em 1979. Esta ordem provocou debate nos meios de comunicação, mas também uma campanha difamatória ocorrida por parte da imprensa em 1979-1980 .

O fundador, Roland Perrot foi acusado de práticas autoritárias e exploração do trabalho em decorrência do trabalho não ser remunerados diretamente, bem como pelo fato da cooperativa ser monitorada e defendida contra intrusão e que a comida distribuída é insuficiente. Também foram acusados por manter uma escola privada para suas crianças e pela negação da autoridade parental. No entanto, as regras comuns rigorosas foram relaxadas em 1982.

Regras de exploração foram objeto de críticas por parte de grupos de vigilância seitas, incluindo o relatório parlamentar de 1996. A cooperativa, no entanto, não tem atividade e trabalho religioso ou comparável apenas nos domínios político e económico, de acordo com Maurice Duval. O jornal conservador Le Figaro também viram a cooperativa como uma seita.

Estas críticas têm sido usados ​​como justificativa para batidas policiais, mas nenhuma conseguiu encontrar provas materiais para apoiar estas acusações . O mais importante é a invasão de 29 de novembro de 1989 porduzentos militares, com reforços de sobrevôos de helicóptero ), a pedido do Governo alemão: equipamento de rádio foi quebrado e uma pessoa foi presa, mas liberada no mesmo dia. 

Os habitantes locais se recusaram a aprovar essa batida e depois disso a comunidade passou a ser mais aceita. As críticas sobre o amor livre (vida de casado era proibido) e o rigor estendida na família 1970 , não são nem mais nem menos praticada atualmente na sociedade circundante, este aspecto de compartilhar as crianças podem ser relativizados porque a cooperativa tem campanha ativamente para a reabertura da escola local na cidade de Limans, bem como os adolescentes são enviados para a faculdades ou escolas de Forcalquier e Digne. Todos os processo montados com essa acusações foram julgados favoráveis à Longo Mai.