terça-feira, 27 de maio de 2014

Walden Center & School EUA – uma iniciativa com bases no anarquismo


Esta escola estadunidense é junto com a Paideia na Espanha as únicas com mais de 30 anos de existência que assumem suas origens e métodos dentro dos principais princípios anarquistas de organizacão e educacão.

http://www.walden-school.net/who-are-we/history/
Filosofia
Walden Center & School foi fundada em 1958 como uma comunidade, de expressão artística, e aprendizagem. Uma parte integrante de nossa filosofia é a participação regular e significativa por todos os membros da nossa comunidade: crianças, pais e professores.
Filosofia de Ensino
Abraçamos um modelo progressista, construtivista e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. O que isto significa é que os alunos Walden participam ativamente de sua própria aprendizagem. Eles olham, ouvem e tocam. Eles pedem, assistem e discutem . Eles medem , movem e criam. Estudantes da Walden encontram soluções criativas e úteis para os problemas interessantes e complexos.
Isso também significa que cada aluno é avaliado para, mas não definido por, sua / seu estilo de aprendizagem único, e o ritmo em que ela / ele aprendem. Acreditamos, também, que, ao incluir a arte, música, teatro / movimento em nosso núcleo de currículos , como parte integrante do programa acadêmico , ajudamos os alunos a desenvolver uma capacidade superior  de pensamento - críticos. A pesquisa mostrou que as pessoas que estudam as artes têm uma vantagem na resolução de problemas devido à sua experiência decorrente do pensar multi-modal .
Filosofia da Comunidade
Walden começou como uma pequena comunidade de pais e filhos , criando um ambiente de aprendizagem único. Os fundadores da Walden se viram como um centro para a mudança cultural , educacional e político por causa da relação orgânica e interdependência de todos os membros da comunidade: crianças , professores e pais.
Uma comunidade diversificada continua a ser a pedra angular de uma educação Walden. As crianças veem os pais envolvidos em sua escola e sabem que a sua educação é importante. Eles observam os adultos em Walden interagirem e aprenderem a ser membros de uma comunidade . Pequeno tamanho da Walden cria oportunidades para professores, pais e crianças para conhecer um ao outro, se divertir juntos e apoiar uns aos outros .
Pais e familiares possuem uma participação também importante, porque dependem de horas de nossos pais o compromisso de trabalho, seu trabalho , e seu comitê de voluntariado em prol dos nossos muitos eventos da comunidade. A enorme generosidade de nossas famílias, de suas famílias e de nossos alunos nos ajuda a manter a visão única da Walden viva.
Walden foi fundada como e continua a ser um centro de aprendizagem e expressão criativa. Assembléias mensais , performances, feiras locais , festivais e celebrações sazonais trazer as crianças , professores, pais , alunos, suas famílias e da comunidade em geral em conjunto , e manter nossas conexões fortes.
Filosofia da Governança
Os fundadores da Walden eram anarquistas pacifistas . Como tal, eles acreditavam fortemente em estruturas organizacionais descentralizadas e da importância de criar um ambiente onde cada voz podia ser ouvida e ouviu. Seu objetivo era uma estrutura de governança que modelou a tomada de decisão positiva e pacífica e resolução de conflitos para as crianças e toda a comunidade.
Esse legado vive na estrutura coletiva de Walden, tal como são também o papel do consenso na política e na tomada de decisões, bem como na filosofia educacional de Walden . Os professores trabalham em conjunto para supervisionar o funcionamento do dia-a-dia da escola e usam um modelo de consenso para chegar nas decisões . Não somente isto permite cada voz de ser ouvida, mas garante que múltiplos pontos de vista sejam ser considerados.
Conselho de curadores da Walden é a Fundação Walden, composta por membros atuais coletivos , pais que já tiveram seus filhos estudando na escola e os atuais e um fundador. Como coletivo, a Fundação segue um modelo de tomada de decisão de consenso. A Fundação é responsável pela saúde fiscal da escola, segurança e fundamentos filosóficos da Walden . O Coletivo trabalha lado a lado com a Fundação em uma estrutura não hierárquica .