sábado, 8 de agosto de 2015

Alckmin Anarquista ou campeão de burn-out do mundo? A deforma do Ensino Médio de SP


Alckmin Anarquista ou campeão de burn-out do mundo? A deforma do Ensino Médio de SP

 Esta reforma do ensino médio self-service que está sendo encaminhada pelo Governador Geraldo Alckmin cheira a falida progressão automática da qual sempre concordei e da qual nunca vi ser tão deformada de seu original...leia a matéria da Folha indicada no final deste texto.

Uma frase da responsável pela ONG Todos pela Educação deve ser avaliada que sempre serve de justificativa nula ao afirmar que: em todos os países o estudante pode escolher as disciplinas mais próximas de seu objetivo na universidade e outra se diz que mais de 70 entidades apoiam essa discussão. Será quem? Alguém ouviu falar de algum fórum de reforma educacional de São Paulo? Informem a mim, por favor!!!!

Esses exemplos que dizem que em todo mudo já faz...deveria servir para reforma agrária e distribuição de renda, controle de monopólio da mídia e outras benesses....que todo mundo faz, menos o Brasil!

Ano passado e neste ano ainda saíram muitas matérias de jornal falando de como esse sistema funciona na Finlândia. A questão mal se esgotou e já querem reformar ou deformar a proposta original.

Por princípio anarquista não há currículo formal e disciplina, portanto, anarquista não é! Parece, mas não é!

O problema de toda reforma encaminhada pelo PSDB no que tange à educação é sempre foi pela proposta self-service. Bom! Que rebate terá essa reforma para o ENEM?

Minha compreensão é de que sem um debate extenuado e aprofundado o que se quer fazer é eliminar parte do corpo docente de todas as áreas. É diminuir o quadro docente e não tem nada a ver com modernizar a educação.

Eu se fosse um adolescente iria escapar das matemáticas, físicas, biologias, químicas...para me dedicar no último ano ao que me interessa. Nada mal, mas quando você sabe que são essas disciplinas as que mais tem evasão da educação e que os estudantes pobres tem mais carência, se verificará que entre esses, as opções que são poucas podem bem reduzir mais. Esquecem que antes disso, todos que já se desviam dessas disciplinas, como sabem que não irão escolher elas, se desinteressarão mais ainda tornando o trabalho do professor mais árdua ainda. O tal e famoso "já que não vou usar, para que estudar??" Ou não..quem saberá?

Mas como em São Paulo a democracia não vigora, o maior problema da reforma ou deforma não são seus princípios, mas essa prática de não servir da democracia, do conselho estadual de educação e dos demais meios para descobrir a pertinência e impactos práticos disso.

 


Enquanto não tem debate aprofundando....entenda....isso é uma fábrica de desemprego, tudo bem, isso vai reduzir o número de professores adoecidos pelo regime enlouquecedor que o PSDB acomete a profissão docente de São Paulo o campeão de Burn-out do mundo. Saibam!!!!!!



Novo currículo do ensino médio será debatido em SP sob pressão de docente
ADRIANO QUEIROZ

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/08/1666251-novo-curriculo-do-ensino-medio-sera-debatido-em-sp-sob-pressao-de-docente.shtml