sexta-feira, 13 de abril de 2018

Padrão de Subsistência Mínima: Minha Liberdade começa quando amplia a tua! (Wagner Spagnul, 2016)




Este trecho de um livro dos irmão Goodmans nos provoca pensar sobre o que seria a necessidade de cada pessoa mínima para a sua vida.
Esta questão é colocada tanto para os comunistas, socialistas como anarquistas por produzir reflexões do que realmente se deve abrir mão para garantir a liberdade que notadamente vai obrigar a dizer se há um liberdade padrão mínima para todos. Se utilizamos a Frase de Wagner Spagnul: Minha Liberdade começa quando amplia a tua! Que é um revolução copernicana no pensamento moderno hedonista que restringe a minha liberdade onde começa a do outro! Ampliar a liberdade do outro é dolorosamente gratificante! Principalmente por não sabermos o que é sentir livre do outro!






Padrão de Subsistência Mínima 



Por Paul Goodman e Percival Goodman: in Communitas (1947). tradução precária


Qual é o padrão mínimo para que uma pessoa se sinta-se segura e livre e que não precise lutar para obter mais? O problema é sutil e difícil, pois, embora seja um problema difícil como o da saúde, pode ter uma  solução definitiva, como um problema psicológico e moral que depende da superação, e de quem é superado, e as próprias coisas estão sujeitas a alterações boas ou ruins.

O que é mínimo para um mesmo um agricultor do sudeste pode ser desprezado para um índio de Yucatán  (quem, como? Sempre tem outras satisfações a realizar).

Estamos falando sempre de uma tecnologia excedente. Esta tecnologia que pode fornecer todo o tipo de  coisas para todos também podem, de maneira diferente, produzir algumas coisas de poucos tipos acompanhados de um regulamento mínimo de tempo, arranjos de vida e hábitos. Qauantas pessoas estão seriamente empenhadas a dispensar coisas para ter a liberdade que elas também pensam querer?

Quando combinado com liberdade, um padrão mínimo seria muito menor do que o mínimo estimado em  nossa sociedade atual. Vamos dar um único exemplo. Na estimativa de Padrões mínimos de decência e segurança, Stuart Chase, por exemplo, considera indispensável para cada casa ter um rádio, emraão d integração social, especialmente durante uma guerra total. Uma pessoa deve ter comunicações instantâneas (e como desejável ter um caminho!). Mas se o próprio ponto de nosso padrão mínimo é libertar pessoas através de "integração” a rádio é uma conveniência que uma pessoa pode pensar duas vezes sobre ela. 

Outros exemplos de redução ao mínimo "necessário" poderiam ser considerandos como esforço de ter uma aparência decente ou sobre quantos contatos são necessários para se viver numa sociedade caracterizada pela competição.

Por outro lado, quando combinado com liberdade, nosso mínimo é muito maior do que existe em 
uma economia de escassez, por exemplo, a China, onde uma pessoa subsiste em tempo dividido entre 
o serviço para campo ou comuna (e esse padrão também, uma vez que inevitável, é socialmente 
aceitável). Mas se o próprio ponto de nosso mínimo depende de liberar as pessoas para uma escolha 
seletiva de como eles regularizarão seu tempo, mobilidade e independência da localização 
é indispensável.