quarta-feira, 6 de março de 2013

A-político ou radicalismo contemporâneo?


Hoje não há nada tão intransigente do que o apoliticismo!

Acratas, socialista e esquerdistas foram chamados corretamente de radicais, mas entendidos equivocadamente como intransigentes.

Radicalismo é o oposto a intransigência!

Pregam sinônimos aonde são antagônicos!

Os que se elegem a-políticos, a-ideológicos nos causam tosquice, porque ao contrário dos anarquistas e demais correntes pela práxis autónoma e radicais, vão além de dizer que a política não presta!

Mesmo os anarquistas individualistas, quando decidem acionar seus interesses não será basculando a classe trabalhadora e oprimida surdos e cegos diante da alteridade.

É impossível conversar com os que defendem a tirania apolítica porque eles são intransigentes e por isso, não radicais.

Eles não buscam ir na raiz das questões, que sabemos todos exigem reposturização de ideias, práxis e compreensões.

Intransigência é o impedimento de percurso das ideias, irredutibilidade e ausência de qualquer dúvida sobre o que se defende.

Aqui os acratas sempre se afastaram dos esquerdistas intransigentes e do liberalismo, e, inversamente se aproximaram dos libertários comprometidos com o apoio mutuo, por ser a práxis máxima de uma dinâmica de alteridade. Não somos solidários (sol), mas mutualistas!

O apoliticismo é a pior expressão de tirania, pari-passu caminha com o fascismo yuppie moderno!

Quem e porque ajudamos não tem nada a ver com sermos melhor ou ser um sol para alguém!

Somos mutuamente necessários pelo prazer de ser humanos e ver em nós e nos outros nossas potencialidades de alcançar cotas de liberdade!



segunda-feira, 4 de março de 2013

Fantástico pautando a educação nacional novamente e conheçam meu irmão!

Neste domingo dia 03 de março apareceu uma matéria sobre tecnologia da informação e uma escola da Rocinha.

http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/edicoes/v/tecnologia-invade-sala-de-aula-da-rocinha-e-muda-processo-de-aprendizado/2438497/

Henrique Sobreira, meu irmão, é um dos entrevistados e fecha a matéria.

Não me incomodo com o discurso do meu irmão, que acho até palatável!

Me incomoda é o Fantastico e a rede Glogo tentarem pautar o debate educacional no Brasil.

Escolas sem paredes e por trabalho educativo por grupos intergeracionais e por afinidades é uma prática antiga do anarquismo. E sempre terve os mesmos efeitos que a matéria indica.

Pior é que embora o discurso final seja claramente sobre um outro entendimento do papel da escola, fica no teor geral a despolitização dos educandos e professores. A questão se resume no tido a uma habilitação técnica.

O que agrada a Globo é toyotismo serf service educacional que faz um indivíduo evoluir aparentemente num processo coletivo, mas é claramente pessoal.

O problema da educação nacional é para a sociedade liberal e elite da senzal o atraso e baixo aproveitamento.

A tecnologia como pilula de bem estar e fim de aulas padrão não alteram a condição de escola que não age, mas que é amansada e repatriada ao capital e a uma sociedade adulta injusta.

sábado, 2 de março de 2013

Assembleias Mirins, Juvenis, afinidades e gerais: Pilares da Pedagogia anarquista e escolas democráticas

A assembleia com os envolvidos em um processo educativo libertário ou democrático é o pilar de uma formação pessoal e coletiva.

Há muitos modos e especificidades das assembleias, mas o resultante delas é sempre fruto de debate. E não fugir desse debate é o que aprimora e torna esses encontros produtivos e não meramente normativos, são práticos, úteis e dinâmicos quando seriamente trabalhados os mecanismos das assembleias.

Começar desde a tenra idade a decidir suas planificações pessoais, coletivas e revisá-las publicamente auxilia no amadurecimento das pessoas a assumir suas responsabilidades.

É difícil e progressivo o processo de adaptação.

Há escolas que até a compra de materiais e a alimentação é definida e feita pelos membros dessas comunidades educativas radicais.

Esse processos participativos e deliberativos são centrais e metodologicamente viáveis, no entanto, como nossa formação é autoritária, muitos não se permitem capacitar para esse grau de liberdade e suas consequências.

Nas escolas democráticas, anarquistas, socialistas e emancipatórias é mais importante aprender a decidir e assumir as consequências dessas tomadas de decisão do que aprender os ensinamentos formais da educação liberal burguesa.

A educação formal nos ensina fugir de nossas responsabilidades quando dizem militarmente que temos que ser responsáveis cidadãos, mas o mecanismo para realizar isso é interditado!

Vamos à assembleia!


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Delimitar o que se deve ensinar e o que se deve aprender!

A primeira e mais importante máxima que creio ser dos propósitos educativos anarquistas é não dizer a ninguém o que ela deve aprender.

Nem em planos estatais nem em planos pedagógicos!

A todo momento somos induzidos a acreditar que o pré-delineamento de um propósito educativo é mais importante do que a decisão, percepção e ação pessoal para aprender algo.

Se aprende com planos estatais, mas a que custo?

Um monte de gente infeliz que não sabe nada o que fazer com as besteiras que acumulou/rejeitou em escolas!

Isso não é inteligente! Serve apenas para formatar as pessoas para algo que elas não acreditam!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Fantástico e o direito de escolarizar em casa!

Neste domingo saiu uma matéria no Fantástico sobre uma família que luta para ter o direito de educar seus filhos em casa.

O que me parece será superficial e uma bobajada inútil!

Mas como produzi um breve texto alguns dias aqui neste blog, creio que cai bem!

No país que alardeia o ensino a distância em todos os níveis, temem o que?

Veja a matéria na integra em:
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/02/pais-brasileiros-lutam-pelo-direito-de-educar-os-filhos-longe-da-escola.html


Pais brasileiros lutam pelo direito de educar os filhos longe da escola

Para pedagoga Maria Stela Graciani, crianças deixam de interagir quando não há convívio escolar. Cerca de mil famílias ensinam filhos em casa.
deixam de interagir quando não há convívio escolar??????
 
que interação!?!?
Será que essa pedagoga tem seu filho numa escola pública!?
 
E a interação nas privadas???
 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Moral anarquista! Não fortalecer o fascismo!

Dizer que haja uma moral anarquista pode criar confusões!

Moral que se adota é a que caminha mais próxima da ajuda mutua.

Há um rol de anarquistas que luta pela  e com a classe trabalhadora para romper as amarras do capital!

Há valores morais que são mesmos éticos e contrários à moral patrimonialista.

Contra o falso moralismo que oferece recompensa a que é servil e se rende ao poder por mero conforto.

Render-se ao poder é apenas justificável para aqueles tão enfraquecidos, doentes, arrimos de família, abandonados de tudo que são incapazes de lutar. E ainda assim, há entre esses os que mais lutam.

Os que ainda podem bradar por liberdade, a esses, casa a manutenção de não servir, não ajoelhar e não sucumbir às piscadelas do poder! Embora sejam em alguns momentos os que mais confortavelmente se calam!

Dentro do anarquismo, cada um faz o que aguenta! Desde que não fazendo nada, não apoiem o fascismo!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Proibido ensinar em casa!

Segundo nossas leis, não matricular uma criança ou adolescente em escola pode gerar um processo através de denúncia por "abandono intelectual".

Mas os pais insatisfeitos com a educação, método, relação, avaliação e encachotamentos dos filhos a regras militares fascistas não podem processar o Estado por abandono Intelectual!

O ProUni, política de cotas e a permissividade de se criar escolas privadas e são provas cabais do abandono intelectual do Estado.

Talvez essa seja nossa sorte!

Em que interfere que pais e comunidades eduquem seus filhos!!?

Que tipo de relação social se está privando uma criança?

Sabemos todos que o desenvolvimento de algumas crianças são notoriamente mais ricos com os pais do que em escolas corrosivas com seu baixo nivel intelectual e moral.

Os professores acham que seus novos carros e suas novas dívidas em cartão propaladas nos corredores não afetam seus educandos? Os que estão endividados também pensam que seu desconforto econômico e profissional não afeta seus estudantes?!?!

As crianças filhas de trabaladores não possuem alternativas, salvo se os sindicatos assumissem a educação. Mas as experiências que temos são pautadas na formatação, competitividade e outras tolices concorrenciais e até ideológicas de um esquerdimos dogmático.

Pais e filhos absortos em egocentrismos desejam parecer o que não são!

Quem quer fugir dessa prisão de falsos valores tem que insurgir em casa e reforçar outros valores, mas em geral sucumbem a videogames e outros caprichos tecnológicos.

Ilhar-se é uma bobagem! Sobra que os próprios filhos tenham amparo dos pais quando essas escolas começam a destrui-los e lhes permitir escapatórias.