sexta-feira, 25 de abril de 2014

Onde começou a pedagogia anarquista em minha vida! E o porquê ela continua!

Prova sobre liberdade não prova nada!
    Em 2004 tive uma experiência em sala de aula que considero a mais significativa sobre meu pensamento a favor da pedagogia anarquista. Um relato aparentemente negativo de um estudante sobre uma aula de campo por nós realizada.

    Recentemente recebo uma postagem de uma prova de filosofia que me reforçou essa lembrança, embora não me seja possível confirmar a veracidade, serve bem ao debate e a anexarei no corpo deste texto que teve uma primeira versão e agora a renovo.

    Na formação de geógrafos e educadores em geografia o trabalho de campo é sempre colocado como peça chave. Rousseau, Tolstoi e tantos outros precursores da educação sugerem ir ao mundo real para aprender sobre a natureza física das coisas com os próprios sentidos. Kant leu Emílio, nessa obra de Rousseau se vê esse enlace pedagógico e teórico em seus escrito filosóficos kantianos. Mais tarde, anarquistas e mais tarde ainda alguns geógrafos marxistas no Brasil se preocupam com a pedagogia, didática e transformações em prol de uma sociedade mais justa, assim, juntando ao coro da importância da aula de campo, excursões, visitas de campo, aula externa e qualquer outra prática que tire os estudantes da sala e da escola para ver o mundo em sua dinâmica própria.

    Então, no mesmo ano de 2004 realizei aulas de campo no litoral de João Pessoal com estudantes do ensino médio. Essas aulas eram para brindar a amizade e a confiança já adquirida e conquistar outros mais reticentes. Depois pedi a todos que fizessem um relatório expedito, nada discursivo que apenas relatasse o que viram.

    Foi uma experiência bem sucedida e consegui chegar a um resultado bem satisfatório, salvo um relato do estudante Y que mostrou outro sentido do que pedi e que após ler, tive discussões em minha casa, perdi uma noite de sono e fiquei no dilema entre dar uma boa avaliação ou anular o valor desse relato.

    Passei muitos anos buscando esse relato entre minhas coisas e já tinha dado como perdido, até que 9 anos após, revendo antigas correspondências, me deparo com esse importante documento de minha formação.

    Agora reproduzo esse relato e finalizarei com o que eu aprendi disso e por qual razão esse conteúdo é uma marco simples, porém, de muita valia para o que fui desenvolvendo depois.

Relato do estudante Y:
Pouco sei falar da aula de campo de geografia que ocorreu no último sábado, eu quase desisti de ir devido à minha rotineira preguiça, de madrugada tomei banho de lâminas cortantes e quando fui para a parada de ônibus mal notei que perdi um ônibus que passava bem ao alcance de meus olhos. Mas incrivelmente consegui chegar lá, eu me deparei com a minha turma desunida que finge ser “legal”, mas que REALMENTE não é! Cumprimentei alguns amigos que eu não tenho e tentei entrar no jogo dissimulado do 2° ano , sim, por que não? Porque eu não poderia deixar de ser o estranho da sala? Eu estava em uma praia que nunca havia ido, e (era sábado). Quando descemos para a areia o professor falou de umas pedras; o que pode ter de interessante em pedras? Eu tentei escutá-lo, na verdade eu até escutei, mas sinceramente não lembro de quase nada do que ele disse, talvez porque eu não achei interessante, por que as pedras não eram tão “adoráveis” como as pessoas da sala?

O meu objetivo continuava de pé, apesar de andar, andar, andar... E o sol então? Deus seria quase perfeito se eu não existisse o dia! Mas, mesmo com todos os problemas, eu tentei ser simpático, como na verdade eu sempre tento, acho agora que sou o mais dissimulado daquela turma! Não quero me apegar aos detalhes que não existem sobre este ignóbil passeio!

Também não falarei das pedras, nem sobre as falésias vivas ou mortas, nem das moribundas. Pois na verdade, nada sei sobre tudo, e nem consigo fazer uma relação normal, assim como fazem todas as pessoas!

O que me lembro é que fiz duas coisas inéditas, talvez disso eu não me esqueça: dancei forró (um ritmo nojento) pela primeira vez, não que isto seja motivo de orgulho, mas foi algo inédito para mim; era engraçado os aborígenes da praia lavando roupas num rio fétido (rio peruca, eu acho!), com pessoas apontado-as como se fosse algo muito distante de nossa realidade; também fiz outra coisa surpreendente, tirei uma foto com a turma que eu não faço parte (eu odeio ser fotografado!).

Mas, por que eu não dormi naquele dia? O que me levou a ir para esta simples aula de campo? Nada? Pois na verdade eu não fui, eu continuei dormindo para que eu perdesse meu tempo fazendo relatório completamente sem nexo! E sabe o que disseram as pessoas da sala num só coro com belíssimos sorrisos: - Nos adoramos a aula de campo!
    Quando me deparei e li esse relato eu desmontei de tristeza e de raiva. Trabalhei um dia sem remuneração, vi todos felizes e por qual razão um jovem perderia tempo de fazer um testemunho de si, dos outros e de minha prática tão negativos?

    Demorei bastante a perceber que ele me deu uma prova maior de confiança, afinal, por que se auto denunciar? Hoje relendo, percebi que ele aprendeu muito mais do que eu imaginei. Na época tasquei-lhe a nota máxima. O espanto do estudante Y quando viu isso foi engraçado! Ele realmente queria se ferrar! Coisa de jovem suicida!

    Sofri para entender o negativismo e a apresentação de falta de sentido que a aula de campo teve. Mas na época eu entendi que a melhor coisa que uma estudante pode oferecer a um professor é a confiança de que suas palavras serão respeitadas. Também, que não há uma prática pedagógica que seja boa para todos.

    Hoje, com os parâmetros da pedagogia anarquista, compreendo que o ensino formal, unificado, de massa, obrigatório e autoritário faz muito mal às pessoas. Alguns conseguem falar do mal estar que sentem, outros não se demonstram perturbados e sobrevivem.

    Esse relato ranzinza foi um dos primeiros eventos que me deram a partida para sair da proposta marxista na pedagogia em seu cunho reducionista, autoritário e diretivista.

    Nesses dias deparo com algo que me pareceu muito interessante. A publicação de uma prova de filosofia perguntado o que era liberdade, da qual não posso afirmar ser verídica, mas aceitá-la como tal não fugirá da experiências e desejo de muitas pessoas que passaram por situações semelhantes:

  

Diferentemente do modo como conclui esse caso, parece que o professor não teve, ao menos nesse registro, a mesma decisão.

Entretanto esse estudante foi dialético, irônico, desafiador, existencialista, crítico e como sempre, parece, que foi avaliado negativamente.

Assim, ainda que se fale de inteligência, criticidade e criatividade, assaz, a escola formal é contraditória e não busca promover e de fato lutar pela inteligência e criatividade dos estudantes, mas de lhes tentar forjar o quietismo.

Este texto foi escrito e creio que por muitos anos ainda poderei trazer registros dessa ousadia criativa que diz-se que os jovens não possuem nos dias atuais.



quinta-feira, 24 de abril de 2014

Leitura anarquista sobre o livro de Terry Eagleton. A ideia de Cultura.



Eagleton traz uma abordagem que tem mexido bastante com minhas reflexões sobre cultura. Nesses tempos que participei de um projeto de Ponto de Cultura e como artista de rua/ minha atuação em bairros e locais de classe trabalhadora de baixa renda e/ou pobre pude ler esse livro à luz dessa experiência. 

Aqui tentarei unir o conceito de cultura trabalhado por Eagleton, a Geografia e ao Anarquismo. Eu mesmo tento compreender em que momento as nossas práticas de fazer e participar de políticas públicas significa algo contra o autoritarismo ou se é mais uma colaboração com a opressão.

Eagleton começa por destrinchar definições ou versões do que seja cultura. O que sempre é um trabalho árduo e sempre polêmico. Vale ressaltar que em geografia estudamos cultura como sendo tudo que tenha sido produzido pelas mãos humanas, artificial, próteses técnicas e científicas ou tudo que se oponha ao natural ou realizado pelas forças da natureza.

Tal como Eagleton coloca em alguns momentos, para a geografia o sentido de cultura foi a que pautou o processo colonialista e  ocupacionista,  e mais tarde no sentido antropológico de que cada povo possui uma cultura.

No entanto, a palavra cultura tem sua origem em coisas materiais, tal como uma lavoura. O conteúdo da palavra cultura não se desligava da materialidade ou do cultivar uma planta. Era a dialética entre o determinismo natural e o possibilismo das ações humanas, quer dizer, a natureza não nos determina, mas o idealismo não nos liberta da condição natural.

O conteúdo imaterial da palavra cultura foi assumindo um lugar de construção moral em favor de uma palavra que virou seu sinônimo ou melhor dizendo – civilização.

Eagleton explora bastante esse sentido de civilização, afinal, antes a cultura só se realizaria no âmbito rural e é na polis que será o berço da cultura. Acho exagerado, mas devo aceitar parcialmente essa ideia.

O sentido de cultura passa a ter outro significado que antecede o político. Cultura do ser humano que o habilita a viver na polis e não o inverso. Assim, o ser culto é sinônimo de ser civilizado. Este mesmo conteúdo vai justificar a colonização de outros povos. O ser civilizado é superior ao incivilizado.

Ser civilizado ou culto é ter progredido intelectualmente, espiritualmente e materialmente: “Ser civilizado inclui que não cuspirá no tapete assim como não decapitará seus prisioneiros de guerra. (EAGLETON, p. 19, 2001).

Aqui é importante ressaltar que para o autor a cultura precede a política, mas depois que se consolida o Estado a sua estrutura é ele que vai determinar o que é cultura. Fica aqui um lembrete sobre a repugnância que os anarquistas possuem por qualquer estrutura hierárquica e principalmente o Estado. A delimitação cultural que é necessária para a sociedade se organizar de forma civil é invertida e o Estado assume um determinante cultural que exacerbado acaba se tornando a gênese do nacionalismo ou patriotismo. Afinal, “a minha cultura” me distingue e me faz superior.

Eagleton até afirma que a palavra cultura passa a ser o mesmo que colonialismo. Por tanto, para esse autor, ao falarmos Colonialismo Cultural estaríamos sendo redundantes ou tautológicos.

Cito agora a geografia, pois sua história perpassa por essas discussões. A compreensão dos geógrafos anarquistas que se opunham ao colonialismo, inclusive se colocavam contra um pensamento de que as condições ambientais e naturais condicionavam as sociedades progredir e outras não. Um clima temperado, gera povos inteligentes e progressistas e um clima quente gera povos indolentes e atrasados. Isso é conhecido como determinismo geográfico.

Os anarquistas e mais tardiamente os marxistas se antepuseram a qualquer explicação que delimitasse o progresso de um povo em relação ao meio, negando completamente a máxima de que o homem é produto do meio. Esse tipo de pensamento não desapareceu completamente, e em alguns casos, com a globalização ele até mesmo se renovou.

Surgiu depois uma corrente de pensamento na geografia chamado possibilismo. Esta tocava ao expansionismo colonialista francês, que afirmava que a sociedade tinha condição através de sua cultura alterar as condições naturais, fosse quais fossem as barreiras naturais. O homem se adapta ao meio.

A cultura que carrega uma pessoa pode alterar os entraves naturais. Note-se, determinismo e possibilismo, ambos partem de princípios que desembocarão em um tipo de colonização. Assim, existe uma cultura superior – a europeia – por isso ela tem o papel de civilizar o mundo.

Os anarquistas e alguns geógrafos nunca aceitaram esses princípios por essa razão. Por delinear que um povo merece existir mais que outro por carregar uma cultura, superior, mais elaborada, mais civilizada, mais rebuscada e que gerava mais progresso.

A palavra civilização serviria ao mesmo tempo para se descrever e também normatizar o que ela é mesmo. Depois o autor descreve que o caráter normativo e descritivo (o que é e o que deve ser algo civilizado) contido na palavra civilização se separam.

Culto ou culta, como sinônimo de polidx ou refinadx que delimitava a classe média europeia modifica-se, pois ninguém pode ser cultx sozinhx, logo, só se é cultx em sociedade e, só existe a sociedade por uma base de homens e mulheres cultxs. Embora que, para ser cultx, não bastava viver em sociedade, mas ter certas condições sociais para se-lo. Este ponto entra o Estado e seu papel.

Nesse dado momento Eagleton alerta que o significado de cultura passa a ter um caráter crítico e não apenas descritivo ou que normatiza o que é ser culto. Ser cultx não é um valor em si, já que passou a significar o mesmo que imperialismo. Ser cultx era ser ocidental, europeu, aristocrata e colonizador o que afasta todo o sentido de ser alguém cordial, polidx e dadx a comportamentos refinados moralmente, intelectualmente e materialmente. Vejamos:

A civilização era abstrata, alienada, fragmentada, mecanicista, utilitária, escrava de uma crença obtusa no progresso material; a cultura era holística, orgânica, sensível, autotélica, recordável. O conflito entre cultura e civilização, assim, fazia parte de uma intensa querela entre tradição e modernidade. Mas também era, até certo ponto, uma guerra fingida (EAGLETON, P. 23, 2011).

Uma guerra fingida entre Civilização que pertencia à burguesia e cultura pertencente à aristocracia e ao populismo. Qualquer um que se antepusesse aos valores aristocráticos seria um bárbaro e somente com acesso à cultura eles deixariam de ser rebeldes.

Posteriormente, segundo Eagleton, essa lógica imperialista e eurocêntrica colonialista de ser culto no século XX se inverterá “os selvagens agora são os cultos, mas os civilizados, não. Então, a denominação de povos incultos colonizados e povos cultos, os colonizadores receberá numa perspectiva crítica da cultura uma inversão. Dai surge o sentido antropológico de cultura. Cada povo possui uma cultura e que não há uma escala hierárquica para definir povos em detrimento de outros. A civilização Inca ou aborígene qualquer é uma tem valor em si e não comparativo aos países imperialistas.

O conceito de pluralidade cultural passa a figurar dentro de uma crítica anti-capitalista, mas sem por um lado afirmar que tudo é cultura e qualquer valor é cultural, para Eagleton pode-se incorrer na dificuldade de aceitar que a “cultura das cantinas de delegacias”; “sexual psicopata”, “máfia” podem ser equiparáveis à cultura boliviana ou Inca. O pluralismo cultural, para esse autor, pode cair num campo tão generoso e ingênuo que relativizaria e nivelaria tudo como sendo o direito e o fato plural da cultura:

Historicamente falando, existiu uma rica diversidade de culturas de tortura, mas mesmo pluralistas sinceros relutariam em sancionar isso como mais uma instância da colorida tapeçaria da experiência humana. Os que consideram a pluralidade como um valor em si mesmo são formalistas puros e, obviamente, não perceberam a espantosamente imaginativa variedade de formas que , por exemplo, pode assumir o racismo. (EAGLETON, p.28, 2011).

Esse conteúdo de pluralidade é notoriamente mais evidente na pós-modernidade e traz à tona o sentido de identidade, logo de pureza, quando o conteúdo da existência de culturas não é puro, mas interligado e envolvidas por outras, sem isolamento. Então, até um certo ponto o discurso e defesa identitária cultural não parece algo que se possa tratar ingenuamente e somente benigna.

Se a primeira variante importante da palavra “cultura” é a crítica anticapitalista e a segunda um estreitamento e concomitantemente, uma pluralização a um modo de vida total, a terceira é a sua gradual especialização às artes. Mesmo aqui o significado da palavra pode ser restringido ou expandido, já que cultura nesse sentido, pode incluir atividade intelectual em geral (Ciência, Filosofia, Erudição, etc.), ou ser ainda mais limitada a atividades supostamente“imaginativas”, como a Música, a Pintura e a Literatura. Pessoas cultas são pessoas que tem cultura nesse sentido. (EAGLETON, p. 29, 2011).

A cultura como sentido de erudição, por tanto, destinada ao poucos, segundo esse autor contém ao mesmo tempo a ideia intensificada e empobrecida para cultura. Terá que ser refinado ou “erudito” e por assim dizer intenso, mas como é um sentido para poucos e delimitado à erudição é pobre. E é dessa forma que se permeia o conteúdo da palavra cultura.

Uma pessoa é culta por saber viver em sociedade, por ser versado nas artes e razoável. Não aceitará a tortura e nem a barbaridade, por conseguinte, aceita a pluralidade e a identidade. E estar comprometido com alguma posição é ser inculto. Ser razoável é aceitar ser moldável, persuadido ou disposto a concessões e ligado aos sentimentos e não a paixões e ser dado a convicções apaixonadas é ser “irracional” a classe média tem boas maneiras e as massas são iradas. (EAGLETON, p. 32, 2011). Isso levará a ter que aceitarmos que o racismo é fator plural, logo racional e desapaixonado e uma identidade plausível e ser contra isso é não ser plural.

Mas esse sentido faz a arte ser bajulada por ser seu propósito o despropósito, somente com a crítica e que o sentido de cultura sai dessa nuvem auto deleitante para começar a ter uma papel no que concerne à justiça social. Assumir o despropósito da arte é tão político quanto lhe colocar um valor de associação à justiça social e obviamente, não ser neutra.

Para o mesmo autor, cultura no sentido de civilizar fracassou, ela não se restringe a erudição artística individual, nem em seu sentido de convívio social e sociabilidade e ainda é algo tão parcial que não tem nada a dizer ou o que diz nada serve:

O que é que liga cultura como crítica utópica, cultura como modo de vida e cultura como criação artística? A resposta é certamente uma resposta negativa: todas as três são, de diferentes maneiras, reações ao fracasso da cultura como civilização real- como grande narrativa do auto-desenvolvimento humano. (EAGLETON, P.35, 2011).

Deste ponto, sem esgotar o que Eagleton continuará a formular nessa obra, trago nesse momento algumas reflexões mais diretas ao que nos move a fazer políticas públicas culturais ou ações culturais mais engajadas nas populações sem acesso.

Desde que li essa obra me faço perguntas ainda pouco elaboradas mas que são pontos de partida associados aos trabalhos que realizei em cultura, a saber:
  • Nossa motivação para levar cultura para as populações sem acesso é uma evangelização através da cultura como crítica social? Por ser crítica, deixa de ser uma catequização?
  • Nosso esforço para levar cultura nesses espaços abertos e de baixa renda é para melhorar o convívio social, logo, meramente civilizatória? De partida eles são brutos?
  • Ao levar cultura me preocupo e fazer cidadãos cordatos e razoáveis que aceitam a pluralidade ingênua? O ser razoável é razoável?
  • Enfim, levar cultura para uma dada localidade é uma colonização dissimulada e autoritária, embora travestida de boas intenções?

Como anarquista e que busca ser anti-autoritário o que é que legitima nossos projetos culturais serem levados para comunidades sem acesso ou acesso planejado pelo Estado e corporações?

Chego atualmente a fazer um mea culpa. Assim compreendo nesse momento que ao fim e ao cabo, nossa ação e opção pelas populações mais fragilizadas ou sem acesso à cultura é autoritário. E de certo modo, acreditamos que essas pessoas merecem o acesso à cultura para fazer revolução ou transformação social ou para pararem de serem tão bárbaras se estapeando a dirigindo impropérios nas delegacias, parar de dar tiros em combates de transito e bares, parar de espancar esposas, filhos e outros vulneráveis, parar de servir ao Estado e ao mesmo tempo ser polido no transporte coletivo.

Isso que digo deve ofender as pessoas que trabalham com arte-educação, arte-social e toda essa parafernalha que usa os bens culturais com intuito de fortalecer a dignidade humana seduzidas pelas artes. Optar por um ser humano frágil ou fragilizado, um ideia muito cristã, pior que isso, uma admiração que ao fundo é um rejeição a essas pessoas.

Se não considerarmos essas pessoas como elos fortes, nossa aparente generosidade não passa de uma vaidade. A opção pelos pobres é uma da corruptelas da vaidade. Tanto que algumas pessoas boas, passam até viver de projetos que tem como objetivo trabalhar para pessoas em vulnerabilidade e passam a viver disso. Lutar contra a pobreza, paliativo para ela e solução para meu sustento. E não há saída, ou fazemos isso ou a lógica de dominação nos atropela a todos.

Chego a alguns alertas para pensar e que me acompanham desde que vi que essas experiências foram sendo realizadas, cito-as:
a) levar cultura ou fazer ações culturais tem sido um argumento do movimento de ocupações culturais e de projetos de cultura para melhorar o convívio social, portanto, educar para ser civilizado. Isso é autoritário e presunçoso e nos coloca como mártires.
b) se eu não gosto, não aceito, me rebelo e me defendo de qualquer tipo de cardápio cultural imposto, por qual razão devo impor meu cardápio cultural aos outros. Que direito tenho eu de fazer a democratização da cultura e criar um programa cultural em meu gabinete. Se eu encontro e permanentemente busco meu senso crítico sobre a cultura, quando digo que esse público a ser formado, precisa ser crítico, isso é autoritário. Nego ao outro aquilo que me defendo. Dizer o que uma pessoa deve pensar é o que o Estado e as corporações fazem não me difere deles se eu dizer o que ela deve pensar, mesmo que dissimuladamente através da arte.

Se me nego a civilizar e a fazer das pessoas, algo que se caracteriza “polídas” o que resta de ético ou de anarquista ou de e anti-autoritário a fazer?

Aqui eu creio que cabe o meu desejo e o meu sentido. Quando vamos as esses lugares e chegamos a essas pessoas através de um projeto, em espaço aberto, embora minhas motivações sejam autoritárias, as pessoas podem permanecer ou sair. Ninguém é obrigado a permanecer.

Não posso me trair que sou totalmente contra à cultura da violência, já que ela quebra um direito inalienável à vida e a bem vivê-la. Não posso admitir que a força econômica, política e intelectual retórica possam ser armas contra as pessoas que não sabem sequer que devem e podem se defender.

No entanto, sentir mártires, messiânicos da cultura, civilizadores e achar que isso é melhor do que os outros mecanismos sociais é absurdo narcisista, ainda que a cultura seja essa relação comunicacional complexa em forma e conteúdo o jesuitismo disso não é uma boa companhia ética.

Tal como não é a educação que muda as relações de injustiça, a cultura tem apenas papel adicional e não retumbante e determinante de uma sociedade que amplie os direitos e a felicidade. A mesma crítica vai para a ciência. Por isso que Eagleton nos alerta que o Estado que surge com a cultura, passa a ser provedor e delimitador dela, mais piormente, quando acochambra os interesses do mercado nisso. O Estado, sabidamente, não é nada mais que um acochambramento entre o povo e o mercado. O Estado é ele mesmo, dizendo que nos representa! Funciona bem!

Nos sobra que a mudança social precede nossos esforços culturais. São movimentos concomitantes, mas a sociedade é o passo primeiro.

São opções que não devem ser tomadas ingenuamente. Ser mais conscientes dessas opções é um passo fundamental. Para retirar definitivamente esse caráter religioso disfarçado atrás das motivações das pessoas “boas”.

Não sei se a revolução é necessária! Se de um tapa que mude tudo ou bem lenta e processual! Afinal, não sei se uma revolução fará o que penso que deveria ser, já que ela é feita por todxs!?!

Não sei se quando levo uma ação cultural que não é autóctone, que é exógena e diferente estou dissimulando meus interesses autoritários e civilizatórios?!?

Quando levamos um projeto externo e diferente do que acolhem essas pessoas em suas comunidades, reclamo que elas preferem a cultura autoritária da mídia industrial, isso é uma bobagem.

Não podemos ser neutros, fazemos e levamos aquilo que acreditamos vão provocar comunicação. Somos em parte autoritários sim, alguns mais que outros, outros menos invasivos e tantos outros fascista puritanos.

Devemos fazer aquilo que conseguimos acreditar que defende a vida social e individual, não há entre seres humanos nada mais verdadeiro do que a alteridade, pois sem ela, não sabemos quem somos. Levamos para as pessoas e lugares nossas contradições e nossos desejos imperfeitos. Há muitas vezes que olhamos o passado e até percebemos que fizemos algo equivocado.

Quando estamos acreditando na acessibilidade, seja de música clássica ou de funk, estamos sim num intento colonizador de consciências isso é inegável, detestável, reprovável, mas é intento de alteridade. Calar-me sobre o que eu tenho ou possuo ou desfruto é tão autoritário quanto impô-lo.

Portanto, não somos bonzinhos! Até agora o que está provado é que o homem culto não deixa de ser bárbaro e o homem bárbaro não deixa de ser culto. Esta idealização populista aristocrática nos investe sentimentos toscos. É que explica uma pessoa rica, sofisticada e instalada numa cobertura de alto luxo comprar um CD de um grupo de cavalo marinho ou ir num escola de samba. Ou intelctualoides romantizar a vida da boémia e dos bares pés sujos. Heranças de um entendimento cultural de mitificar os pobres. E no final, suas empresas escorcham seus trabalhadores e os idealistas fingem-se pobres por beber cachaça de baixa qualidade na Dineylândia da pobreza!

A autonomia cultural, esforço pessoal, dialético e contraditório que só se realiza efetivamente em sociedade. Aqui o anarquismo grassa, ser nós mesmo, significa ser alerta, ter atenção em busca de autonomia em reflexão e ação em mutualidade. O apoio mútuo, nos protege um pouquinho de nossos autoritarismos. Ser críticos desse populismo e do fetiche da boa pobreza culta!

Estas reflexões estão em construção, são cruas, imediatas e nada reconfortantes, mas estão em movimento. Ainda que alertando sobre isso, sei que essas palavras mais se insurgirão contra meus torpes desejos do que ampará-los. Ainda bem!

sábado, 19 de abril de 2014

Geografia em débito com o anarquismo!

Os geógrafos dão de braços mais fortemente agarrados aos pressupostos marxistas.

Nesses tempos que o assunto da territorialização e desterritorialiação graça os militantes e teóricos do espaço, apagam da história a máxima de Proudhon:

Toda propriedade é um roubo!

A ênfase de Kropotkin e outros de que ideia de nação e patriotismo tal como se dá na formulação de pertencimento já questionava e criticava esse fenômeno que de natural nada tinha, mas essencialmente político.

Essa injustiça ou trapaça, para o tão metodologicamente radicais, passa como uma religião e cheia de fé que é o anarquismo para os marxistas superficiais.

É importante que a reflexão anarquista seja destacada e na sua visão atual, mais do que nunca.

Revanchismo, revisionismo militante....reconhecimento?

Não! Apenas para que se coloque suspeitas sobre algumas afirmações que são tornam camisa de força para pensar o socialismo possível hoje.





terça-feira, 15 de abril de 2014

Divórcio de mim mesmo!


Depois desses anos de convívio comigo percebi que tudo se acabou, peço divórcio de mim formal e irrevogavelmente. 

Quero com separação de corpos e de bens. Em decorrência do trabalho escravo ou similar, Também entrarei na Justiça do Trabalho contra mim e toda auto expropriação do meu trabalho que me impede ter os direitos trabalhistas mínimos. 

Também, como patrão de mim mesmo, entrarei com um cancelamento de contrato por justa causa por ter sido relapso em todas as minhas responsabilidades contratuais e de acordo coletivos que rompi. 

Não bastando, entrarei ainda na Justiça Eleitoral cassando meu título de eleitor tal ele tem sido utilizado indiscriminadamente por votar ou me abster de fazê-lo. 

Solicitarei ao Ministério da Educação para anular completamente meu diploma de professor, já que esses anos todinhos eu menti em todos os procedimentos pedagógicos e didáticos em que me meti. 

Nessa leva de desautorizações eu pedirei que recolham minha permissão de conduzir, já que sou um boçal na direção.

Não tendo nenhum lugar capaz de me julgar em fórum desprivilegiado, recorrerei ao supremo, pois neste caso, sendo ateu, não tenho qualquer direito de recorrer às justiça divina. Por isso tem que ser um justiça suprema que elimine qualquer possibilidade de que eu aja por mim mesmo. 

Exijo o direito de eu não ser eu! Até que a vida me separe!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Anarquismo e Valeska Popozuda: aprofundando a questão



A questão de prova que citava a Valeska Popozuda como pensadora contemporânea, embora não pareça, tem a genese na filosofia e por isso, no anarquismo e outras correntes de pensamento.

 Dentro do anarquismo, em todas as épocas, sempre fomos pela educação e pela comunicação. Em todos os lugares a militância anarquista esteve associada com a comunicação das ideias e habilitação das pessoas a ler e compreender a sociedade. A famosa “leitura da sociedade” de Paulo Freire.

Em tempo, aglomeraram contra ela o sentido de pensar e ser pensador só para os que se dizem refletir mais extenuadamente que outros. Mas isso é um exagero, uma apropriação indevida e criminosa. Primeiro por se estabelecer que alguns são pensadores e outros não. A qualidade do pensamento não está contida na quantidade de reflexão. O pensamento, tal como a inteligência pode ser produzido em estalos ou por muito laborioso trabalho. E num caso ou no outro, alguns pensadores mentem tanto ser um estalo, quanto ser laborioso. Pensadores são bons mentirosos.

No caso da Popozuda, a questão que prevalece é o preconceito. Afinal, ela não pode ter a alcunha de pensadora por que? Por que não atende ao que se denomina superior pensamento? Por que propõe o superficial e efêmero?

A autoaprendizagem, a autonomia intelectual e o desejo de pensar não é um atributo maior em Einstein do que o dela. E de tantos criadores da Bomba Atômica que não ficaram tão felizes com seu uso. Pensamento maior e menor, não é um problema da Popozuda, mas na verdade contra todos nós que não temos evidência política, intelectual e midiática para colocar nossas ideias.

Pior do que condenar Popozuda como não alta e auto pensante atual é o mesmo que fazem com todos nós dissimuladamente, mas igualmente preconceituosamente.

Quem a denominou por essa alcunha foi justo. Contundente e questionador de toda a bobagem que somos obrigados a ouvir como notável, mas não é! E talvez nunca seja!

Ainda bem que os críticos alarmistas e histéricos conservadores estão mostrando suas garras contra ela, que embora não não pareça ter qualquer identidade com o pensamento de mudança da correlação de forças sociais injustas, é caçada e cassada no direito de ser considerada uma pensadora contemporânea, pois nós também somos fuzilados no mesmo paredão.

Quem julga o que é ou não um pensador contemporâneo?

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Estudantes do Brasil são burrinhos. A imprensa adooooora falar de macaquinhos aritméticos!

Este "último" teste de solução de problemas de matemáticas foi adorado pela mídia. Interessante é que no geral os burrinhos brasileiros se ferraram. Mas quando se tratava de uma pegadinha, armadilha, na questão eles se igualaram aos melhores da "Coreia do Sul" (centro universal da escola melhor do universo inteiro). Veja bem, mal grado sejam testes elaborados por equipes sérias não tem qualquer função útil. Claro, a de dizer que saber matemática é importante para o capitalismo. Notoriamente, critério de imbecis. Deviam fazer testes de engajamento social e de alteração de injustiças locais. Coisas que o capitalismo odeia, tal como: promover e evidenciar a justiça, social, contra a fome, violência e luta pelos direitos humanos. Ai sim eu acharia notável a mudança do sentindo de concorrência para o grau de cooperação para uma sociedade melhor! Que não é sinonimo de melhor economicamente!

A mídia preferem anunciar os macaquinhos aritméticos!

Leia ai a suruba midiática que insiste se medir por baixo da latrina!


Alunos brasileiros ficam entre os últimos em teste de solução de problemas

Do UOL, em São Paulo
Os estudantes brasileiros ficaram em 38° lugar entre jovens de 44 países em um teste de solução de problemas matemáticos feito pela OCDE (Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico) e divulgado nesta terça-feira (1°).
Enquanto os alunos de países da OCDE tiveram média de 500 pontos na avaliação, os jovens brasileiros atingiram em média apenas 428 pontos. O relatório mostra ainda que 47,3% dos brasileiros tiveram baixa performance e só 1,8% conseguiu solucionar problemas de matemática complexos.

Aluno da rede pública, qual o principal problema da sua escola?

Resultado parcial
A avaliação foi aplicada a jovens de 15 anos de todo o mundo e é parte do relatório do Pisa 2012 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Os jovens de Cingapura, Coreia do Sul e Japão ficaram nas primeiras posições do ranking.
O desempenho dos alunos brasileiros ficou abaixo ainda do de jovens da Rússia, de Portugal, da Croácia e do Chile.
Meninos tiveram desempenho melhor que as meninas na prova de matemática. Em média, a diferença foi de 22 pontos. Entre estudantes dos países da OCDE, a variação é de, em média, 7 pontos.
Confira o ranking completo
  • 1° lugar - Cingapura - 562 pontos
  • 2° lugar - Coreia do Sul - 561 pontos
  • 3° lugar - Japão - 552 pontos
  • 4° lugar - China - Macau - 540 pontos
  • 5° lugar - China - Hong Kong - 540 pontos
  • 38° lugar - Brasil - 428 pontos
  • 39° lugar - Malásia - 422 pontos
  • 40° lugar - Emirados Árabes Unidos - 411 pontos
  • 41° lugar - Montenegro - 407 pontos
  • 42°lugar - Uruguai - 403 pontos
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Conheça histórias de sucesso na educação42 fotos

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Morador de favela em SP, Jonathan Silva, 20, foi aprovado em universidade federal de Sergipe por meio das cotas para alunos de escola pública e de baixa renda, previstas em lei federal. Ele, porém, não tinha dinheiro para viajar e fazer a matrícula, que deve ser presencial (R$ 470 de avião ou R$ 340 de ônibus, em viagem de 35 horas). O estudante conseguiu doações para pagar a viagem após matéria da Folha que mostrava seu caso Leia mais Danilo Verpa/Folhapress

Resultado geral

No final do ano passado, a OCDE divulgou o relatório geral do Pisa 2012, que mostrou que o desempenho dos estudantes brasileiros em leitura piorou em relação a 2009. Matemática foi a única disciplina em que os brasileiros apresentaram avanço no desempenho, ainda que pequeno. O Brasil saiu de 386 pontos, em 2009, e foi a 391 pontos --a média da OCDE é de 494 pontos.
A melhora não foi suficiente para que o país avançasse no ranking e o Brasil caiu para a 58ª posição em matemática.
Apesar da melhora, 2 em cada 3 alunos brasileiros de 15 anos não conseguem interpretar situações que exigem apenas deduções diretas da informação dada, não são capazes de entender percentuais, frações ou gráficos.
Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, especialista em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), o país ainda tem muitos alunos com baixo desempenho nas áreas avaliadas. "Quando a gente olha o Brasil nos resultados desse Pisa, não só a média geral é baixa como tem muita gente concentrada abaixo do nível adequado. Esses alunos que saem do ensino fundamental e são avaliados pela prova acabam tendo o desempenho que se espera de um aluno do 5º ou 6º ano".

sábado, 29 de março de 2014

Exames Nacionais e Prêmio Nobel da Economia

Eu mesmo não sei a razão que James Heckman, prêmio Nobel de Economia que reclama dos prejuízos causados às escolas dos exames nacionais. Esses examens criados pelos governos paleo-liberais para aferir a qualidade das escolas e professores!?!? Ele fala, fala e fala....mas não cita a palavra controle! Bãozim ele né!? 

Foda é ver gente tão inteligente falar umas bobagens inúteis para o que se chama "educação".

JC e-mail 4918, de 24 de março de 2014
James Heckman fala sobre a importância de medir e avaliar habilidades não cognitivas ou socioemocionais e seus impactos na qualidade do ensino, usando modelagens econômicas e técnicas psicométricas

Ministros da Educação, formuladores de políticas públicas e especialistas em ensino de vários países se reúnem em São Paulo amanhã e terça-feira para ouvir o economista James Heckman, prêmio Nobel de Economia, falar sobre um tema que está no radar das políticas educacionais de governos do mundo inteiro: a importância de medir e avaliar habilidades não cognitivas ou socioemocionais - como liderança, abertura a novas experiências, otimismo, perseverança - e seus impactos na qualidade do ensino, usando modelagens econômicas e técnicas psicométricas.

No seminário "Educar para as competências do século XXI", organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Ayrton Senna (IAS), Heckman e seu assistente na Universidade de Chicago Tim Kautz vão apresentar um trabalho acadêmico encomendado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que pretende mostrar que avaliações educacionais de larga escala, como o Pisa e a Prova Brasil, por exemplo, aplicadas hoje em vários países para medir a qualidade do ensino, têm um potencial limitado.

No sábado à noite, antes de embarcar para o Brasil, Heckman foi enfático ao dizer ao Valor que os atuais instrumentos para aferir bom desempenho escolar corromperam os sistemas educacionais como um todo. "Quando dissemos que os testes educacionais eram a coisa mais importante para orientar as políticas educacionais, as crianças e os professores ficaram só focados em ensinar e aprender com base nesses testes. As grandes avaliações corromperam o sistema educacional tradicional. O que nós queremos mostrar é quais são as habilidades que mais importam para a vida, então muito melhor do que ficar dando pontos pelo conhecimento em inglês, português ou matemática é avaliar como o comportamento e a motivação da criança impactam nesses conhecimentos", afirma Heckman.

Na entrevista a seguir, feita por telefone, o prêmio Nobel de economia em 2000 também disse que não defende o fim das avaliações educacionais como elas são hoje, mas que seja restaurado um equilíbrio entre as medições e interpretações das habilidades não cognitivas e cognitivas (memória, capacidade de racionalizar e interpretar) na condução das políticas educacionais.

Além da participação de Heckman, outro destaque do seminário é a apresentação, por pesquisadores do IAS, de resultados de um teste-piloto que mostra a relação entre habilidades não cognitivas e desempenho escolar feito com alunos da rede estadual do Rio de Janeiro no fim de 2013.

Valor: O que o trabalho que o sr. e o pesquisador Tim Kautz vão apresentar em São Paulo traz de novidades?
James Heckman: Irá mostrar basicamente 1: como medimos as habilidades não cognitivas e que impactos elas trazem ao longo da vida; e 2: como certas intervenções sociais podem melhorar habilidades cognitivas e não cognitivas na escola, principalmente durante a primeira infância. Foi um pedido da OCDE. Eles sabem que habilidades não cognitivas são muito importantes para compor as notas do Pisa [Programme for International Students Assessment], mas elas não estão sendo consideradas no teste. Nós mostramos que elas podem ser medidas, o Rio de Janeiro está mostrando isso.

Valor: A OCDE pretende mudar o Pisa? Além das notas de línguas, matemática e redação, quer incluir testes de comportamento para medir a influência das competências ditas socioemocionais no desempenho escolar?
JH: O Brasil está na frente do jogo com a experiência do Rio, por isso está ajudando a OCDE nessa experiência. A OCDE está fixada na avaliação do Pisa e na conferência deve confirmar que o teste não deve ser tão limitado na perspectiva de composição de suas notas.

Valor: Como avaliações desse tipo, que relacionam habilidades não congnitivas com aprendizado, podem ajudar a melhorar as políticas educacionais e o ensino?
JH: Hoje estamos avaliando a qualidade da educação com base nas notas do Pisa. O que nós queremos mostrar é quais são as habilidades que mais importam para a vida do estudante. Isso define uma melhor maneira de acompanhá-lo, saber quem precisa de ajuda e, talvez, evitar que muitos fiquem para trás. Então, muito melhor do que ficar dando pontos pelo conhecimento em inglês, português ou matemática é avaliar como o comportamento e a motivação da criança impactam no conhecimento.

Valor: Renovar a educação a esse ponto implica uma revolução dos modelos que conhecemos hoje?
JH: Se você olhar para a educação americana há 50 anos não é uma revolução. Basicamente as escolas americanas ensinavam como construir o caráter do estudante. A maioria delas costumava transmitir valores como cooperação, moral, a importância de frequentar a escola. Isso não é uma revolução, talvez seja uma revolução dentro da revolução: as escolas não devem estar focadas somente em um único aspecto de sucesso do estudantes, aquele medido pelos testes, agora há mais evidências para saber como valores contribuem para a educação.

Valor: Mas isso não implicaria uma série de mudanças? Preparação de professores, currículo...
JH: A abordagem tradicional da educação sempre foi a de encorajar a criança, mostrar valores, ensinar toda uma gama de habilidades. O que deve acontecer é que devemos nos voltar para esse esquema. O que aconteceu é que quando dissemos que os testes educacionais eram a coisa mais importante para orientar as políticas educacionais, as crianças e os professores ficaram só focados em ensinar e aprender com base nesses testes. As grandes avaliações corromperam o sistema educacional tradicional. Valorizar competências socioemocionais na escola é mais como um retorno ao Jardim do Éden do que uma revolução, é realmente voltar anos no tempo para melhorar as políticas educacionais. É importante dizer que nós podemos medir essas competências e nós sabemos que elas são importantes. Não é uma revolução porque é o que professores sempre fizeram, ensinar o básico em termos de conhecimento, mas também valores.

Valor: O sr. está defendendo o fim das avaliações educacionais de larga escala?
JH: Não, ambas [avaliações] são importantes. Não é preciso ir de um extremo a outro, mas o mais importante aqui é restaurar um equilíbrio. O que aconteceu é que nós passamos a focar tanto nas habilidades cognitivas e deixamos outras habilidades que são importantes para trás.

Valor: Usando o Pisa como exemplo, é possível integrar um teste tradicional que mede conhecimento com um que avalia habilidades não cognitivas?
JH: Há um quadro que mostra que determinada criança é boa em matemática, talvez não tão boa em português. Se incluirmos aí outro aspecto, podemos saber talvez que essa criança tem problemas em cooperar com seus colegas de classe, mas é muito perseverante. Saber essas coisas é uma estratégia que você dá para o professor. Você está dizendo para ele: essa criança é um pouco deficiente aqui, tem bons resultados nesse outro aspecto. A partir disso, você cria um alvo para levar a criança a um outro nível. Isso representa um sistema educacional mais efetivo do que simplesmente focar um problema relacionado à nota de uma disciplina.

Valor: Governos precisariam gastar mais para ter um modelo educacional orientado pelo resultado dessas novas avaliações?
JH: Não. É uma questão de enfatizar o que é ensinado aos professores nas faculdades de pedagogia, nas licenciaturas, e como recompensá-los pelo seu trabalho. O professor devia pensar em como produzir a criança como um todo, o ser humano como um todo. Eu não acho que seja preciso mais dinheiro para isso, de forma alguma.

Valor: O Brasil é um país desigual, os professores são mal remunerados. É comum ouvir de professores que, além de ensinar, eles também têm que ser meio psicólogos, tratar dos problemas familiares dos alunos, cuidar do aluno que chega com fome na escola. Dar aulas olhando para essas novas habilidades não significa mais trabalho para os professores?
JH: Bom, é preciso pensar o que faz, de fato, uma educação ser efetiva. Talvez seja preciso enfatizar o que os professores faziam no passado, que era a boa maneira de ensinar. Isso tem que ser reconsiderado. Ensinar é uma forma de ser pai e mãe, de preparar para a vida, não sei se uma forma de ser psicólogo também, mas professor tem que ouvir muito as crianças. Eu me solidarizo com esses professores dos quais você fala, embora não conheça seus salários. Mas o que eu posso dizer é que uma educação efetiva é muito diferente daquela que só foca em escrever, ler e contar. Educação só será melhor se os professores souberem trabalhar com outras habilidades, como a motivação das crianças.

Valor: Seu trabalho é geralmente criticado por focar em resultados econômicos. Mesmo as pesquisas sobre primeira infância e habilidades não cognitivas têm como foco o fator produtividade e o retorno econômico do indivíduo para a sociedade. Como responde a isso?
JH: É um erro. Estava na Itália no mês passado e recebi críticas parecidas. De acordo com dados americanos, nós estimamos uma taxa de retorno de 7% a 10% por ano em termos de valores econômicos para a formação escolar. Mas isso subestima uma taxa total de retorno de uma pessoa com melhor formação escolar que tem mais chances de desenvolver melhores condições de saúde, tem mais chance de desenvolver melhor sua autoconfiança, melhorar uma grande gama de relações que podem ser quantificadas. E nós estamos quantificando isso aqui em Chicago. Eu acho que essas críticas são um equívoco sobre a importância dos resultados econômicos, que não estão sozinhos, tentamos unir resultados econômicos com um conjunto de valores. Por exemplo: estimular o desenvolvimento na primeira infância tem grandes efeitos em saúde, ajuda a reduzir substancialmente o risco de diabetes, incidência de doenças cardíacas no futuro.

Valor: Os governos estão mais atentos a temas como esses que serão discutidos no seminário em São Paulo?
JH: O seminário é um exemplo da preocupação de governos com o tema. Há três meses, conversei com os ministros da Educação do Reino Unido e da Noruega, que se mostraram muito abertos para o assunto. Há um diálogo público em andamento, mas leva tempo fazer essas ideias avançarem.

(Luciano Máximo / Valor Econômico)

domingo, 23 de março de 2014

Castellers da Cataluña uma experiência de ego explodido: anarquismo e mutualidade!


Formação da base do Castelo
Em 2008 tive a oportunidade de conhecer uma manifestação cultural da Cataluña na pequena vila de Esparraguera. As famílias se reuniam para montar castelos humanos “Castellers”. Eu não sabia bem o que eu ia ver.  De repente aquelas pessoas começaram a se organizar de modo peculiar.

Eu via que logicamente iam subindo de três em três uns sobre os outros. Diante dos meus olhos foi surgiu um andar, depois outro composto por homens, nem mais fortes nem mais gordos. Um técnico e outros assessoravam quem entrava onde. Cada pessoa tinha um lugar específico para entrar, fosse qual fosse sua estrutura física ou idade. Na base os observadores eram postos em lugares de apoio e se apertando para a base não abrir.

Nos andares subsequentes iam mulheres, depois os adolescentes, as crianças até que no topo subiam duas crianças de não mais de 5 anos, que levantavam a mão como que batendo um sino. Depois desse gesto, ocorria a desmontagem, mais perigosas, pois as crianças e filhos daqueles todos ali podiam cair e se machucarem.
Criança batendo a sineta

Sei apenas que quando via aquele castelo humano montado fui tomado de imensa emoção e meus olhos marejaram. Havia um sentido em si, total, completo, bom, não sei dizer, mas fazia muito sentido de tudo que estava especulando ser uma sociedade e uma possível relação humana.

Três Agurreros "Agulhas"


Os bicudos como eu figurava éramos chamados para fazer parte da base.  Não tive dúvida quando me chamaram a ser prensado entre ombros. Até o modo de se colocar era importante para que no caso houvesse uma queda nós não nos machucássemos. Quando mais complexa e mais alta a torre humana, mais pessoas e mais inquietação com a base em ser compacta e armada. Na medida em que cada andar subia o corpo vibrava como o zunido de uma caixa de abelhas. Ali sim a sensação de união de explosão de ego parecia mais que uma metáfora.

Torre de 8 andares e Criança no topo: Perigo!

Nesse período que estive na Cataluña estive num festival em Vila Franca de Penedes. Lugar onde as principais equipes de Castellers do país se reuniam para fazer as suas torres de 1, 2, 3, 4 e cinco pessoas por andar e vi uma que se montou até 9 andares com um criancinha de capacete subir no topo. Vi alguma dessas torres caírem e até sair gente machucada. A descida é onde ocorre o perigo, mesmo na montagem eles só sobem os andares se os técnicos ou orientadores confirmarem a segurança. Em uma das quedas de torres que vi houve um dos homens da torre que catou uma criança no ar para impedir sua queda. 

Contaram-me que a adoção do capacete ocorreu após o falecimento de uma criança por uma queda.
Essas crianças do topo eram guardadas longe de ver as outras equipes montarem suas torres, pois se alguma caísse e a criança poderia ficar chocada, assim, talvez o medo a impediria de subir.
Formação base vista de cima ou La piña: a Pinha como a fruta do pinheiros

Nessas torres mais complexas eu participei de várias formações de base, inclusive, os bicões não ficavam em qualquer lugar. Toda densidade necessária é importante. Afinal, filhos, esposas, netos e parentes estão envolvidos numa construção intergeracional. A compreensão desse sentido comunitário e responsabilidade familiar e social, o amparo para construir algo, os filhos mais novos no lugar mais perigoso, tudo isso me cortava o peito.

Disseram-me que essas torres humanas era coisa específica da Cataluña. Algo que surgiu no medievo como uma figuração das capelas e de cunho religioso. Não sei dizer a origem, mas para ultrapassar o terceiro andar, os homens tiveram que incluir as mulheres. Sem as mulheres não haveria essa ousadia de fazer 9 andares. A incorporação da mulher foi um passo para reconhecer a importância delas na sociedade? Não sei dizer!? Mas as doidinhas adoravam subir, tal como os adolescentes e crianças.
a Pinha formação tal como é a fruta do pinheiros

Eu estudando anarquismo e vendo um exemplo vibrante de mutualismo diante de meus olhos. Pensei que naquele modelo ninguém era inservível, todos eram importantes. Todos eram protagonistas, todos sabiam os riscos e a adrenalina de fazer algo junto. Isso é o mais perto do que vi ser uma relação anarquista, embora aconteçam tantas experiências sociais, festas, cerimoniais ou nos esportes de massa experiências de catarses dos sentidos, tal como conclusões de nossa humanidade, ali, a metáfora era brincante, uma ciranda de corpo horizontal e vertical.


segunda-feira, 17 de março de 2014

Anarquista o caralho! Conheçam Rosângela Rosa e o programa do leite!


Em 1993, quando cheguei a primeira vez em João Pessoa-PB conheci uma mulher. Estava na ante sala da presidência de órgão do governo do estado. Rosângela é assistente social e foi conversar comigo, pois íamos trabalhar juntos. 


Chegou aquela moça de pele dourada, um batom vermelho sem igual e de olhos verdes brilhantes. Foi o início de uma grande amizade e cumplicidade em muitos trabalhos de empreendimentos sociais e produtivos com indígenas, camponeses e associações de trabalhadores por vários lugares da Paraíba.



Rosângela tem cinco filhos e é casada com Djalma, que é um mestre obras até hoje, embora tenha começado a trabalhar aos 14 anos de idade. Hoje Rosângela é avó. Uma mulher linda, integra e que sempre esteve ao lado das pessoas, mas que sempre exigiu delas reações.



Tenho muitas histórias dela. Uma sempre me acompanhou: trata-se de um trabalho que ela participou de entrega de leite para mães pobres. No início desse programa criado por Sarney, todas as crianças até 10 anos recebia uma quantidade. Durante anos sucessivos esse limite de idade foi caindo e criado outras exigências.



Na década de 1990 já era a idade de 3 anos e até um certo peso médio que tinha-se o direito a esse leite e um litro de óleo de soja. Se a criança atingisse o peso, sairia do programa. 



Rosângela me contou que um dia uma mãe se assustou. O filho tinha atingido a recuperação da desnutrição e do peso. Ela disse a essa mãe que não poderia mais receber esse leite.



A mãe perguntou quanto o filho teria que perder de peso para voltar a receber o leite. Após algum tempo essa mãe retorna com o filho abaixo do peso estipulado e voltou integrar o programa.



Essa mãe tinha mais dois filhos e aquele leite que era para apenas um servia para os três. Era a fonte de alimento para uma mãe pré-fome zero.



Encontrei Rosângela recentemente e retomei essa história. Ela confirmou tudo, lembrava-se dessa mãe. Ela e o pai faleceram de tuberculose e um desses filhos se tornou um bandido perigoso que parece ter matado uns tantos e fatalmente acabou sendo morto.



Dos outros filhos não falamos. Se o programa do leite alimentou pessoas que seria boas ou más não sabemos.



Como lidar com tanta miséria nesse pais? Como participar de políticas de Estado e nos mantermos íntegros.



Para mim, educação é igual a esse leite. Embora inspirados nos melhores valores e direitos, a melhor ou pior educação não é em si um gerador de conduta social construtiva.



A educação, tal como esse leite é um direito. Nãõ estou falando dessas escolinha boas que de tempos em tempos ganham prêmios e viram ícones de força de vontade e amor!



E Rosângela? Nesses anos ela não mudou nada fisicamente. Menos ingenua, menos encantada com as ideologias e políticas, continua a trabalhar no posto de saúde da prefeitura, no Estado e mantendo a integridade.



Tem até um irmão no alto escalão do Governo, mas isso não a fez mudar, mas se sentir mais imprensada pelas auto exigências.



Para um anarquista, servir ao Estado é algo contraditório, manter-se integro nesse ambiente, mais difícil ainda. 



Rosângela, não arredou o pé dos direitos a serem efetivados, não vergou..estava dançando chorinho no Projeto Sabadinho Bom em João Pessoa com Djalma, com aquele sorriso vermelho e olho de criança. Incredulamente crente se deu o direito de dançar!



Anarquista o Caralho!



Depois conto a história do trator no meio do canavial que Rosângela consegui para nos tirar de uma atoleiro num trabalho de demarcação de terras indígenas na Baia da Traição!




quarta-feira, 12 de março de 2014

Alunos prendem 11 professores e funcionários!


Esse fato já ocorreu incontáveis vezes. O fato pode ser risível ou trágico.

Ainda assim, a escola tem servido para criar loucos! 


Alunos prendem 11 professores e 4 funcionários na sala dos professores
Corpo de Bombeiros quebrou o cadeado e liberou os reféns; cinco responsáveis já foram identificados
iG Minas Gerais | ALINE DINIZ 

Alunos aproveitam o recreio, trancam professores e vandalizam escola
Pelo menos cinco alunos prenderam 11 professores e outros quatro servidores da área pedagógica dentro da sala dos professores durante o recreio, na manhã desta quarta-feira (12), na Escola Estadual Maria de Barros, em Ituiutaba, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A instituição de ensino fica na rua Cláudio Manoel da Costa, no bairro Independência.
Desesperados, os educadores ligaram para o Corpo de Bombeiros. “A guarnição foi para o local por volta de 10 horas, e os militares cortaram o cadeado e liberaram as pessoas”, conta a soldado Renata Fonseca do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba.
Segundo a Polícia Militar (PM), os alunos trancaram a grade de proteção da porta com um cadeado. Depois, eles iniciaram um tumulto e quebraram carteiras e vidros, colocaram fogo em uma lata de lixo, e quebraram um ventilador.
Todos os cinco estudantes identificados tem 16 anos. Os militares foram até a casa deles, porém, até o fechamento dessa matéria, eles não haviam sido encontrados.
Os alunos foram dispensados, porém, nesta quinta-feira (13), a escola funcionará normalmente.
Sem histórico A Superintendente Regional de Ensino de Ituiutaba, Ises Gomes, informou que esse tipo de ocorrido não é frequente na escola. “O ocorrido foi pontual. A escola não tem histórico de atos de violência, vamos iniciar um trabalho de conscientização na escola em parceria com a Promotoria da Infância e Juventude e com a patrulha escolar”, garante.
Além de precisarem prestar esclarecimentos à polícia, os responsáveis pela confusão sofrerão sanções na escola. A última medida pode ser a o remanejamento. “Vamos encaminhar os alunos para um centro com psicólogos e assistentes sociais”, disse Ises.