Possui muitas informações já denunciadas pela pedagogia anarquista. O ensino médio é moldado no interesse do Estado.
Supostamente para o ensino superior e vestibular da qual e somente uma pequena população escolar vai ser selecionada. Prepara-se mal muitos supostamente para algo que é para bem poucos e o que fica, serve para nada ou quase nada.
A palavra ..flexibilizar currículo, muito utilizada pelo neo-liberalismo é uma provocação que sempre esteve em pauta no cerne do projeto pedagógico anarquista, mas de não impor nada. Revisitada a tese...os estudantes se aproximarão do modelo estadunidense?
Incrível que se possa agora, após anos de educação para a competitividade e mercado que se caia o pano e se perceba que essa educação é excludente desde o primeiro dia que mães e pais pensam colocar seus filhos em escolas formais.
Desde a primeira edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb), em 2005, o Ensino Médio obteve o pior resultado entre as etapas
de ensino avaliadas. Na última década, enquanto o Ensino Fundamental
melhorava, ainda que a passos lentos, a última etapa da educação básica
estacionou: subiu um décimo a cada biênio e nada na última edição do
Ideb, divulgada em setembro. O resultado repetiu os índices de 2011, 3,7
pontos, e ficou abaixo da meta projetada de 3,9. A superação da evasão
também estagnou: metade dos que começam não concluem o Ensino Médio.
OBS: Esses índices sempre foram quantitativos, uma marca da educação por resultados herança de toda reforma neo-liberal dos anos de 1970-1990. Em que pese a utilidade do índice, nunca retratou nada além de um teste pontual. Na Inglaterra serviu para destinar mais verbas para escolas de melhor desempenho e estrangular as de baixo desempenho...um escândalo!
Os dados parecem ter levado especialistas, gestores e educadores a
concordar em relação à necessidade de mudança. “É uma fase
historicamente sem identidade. Acabou moldada para preparar o processo
seletivo para o Ensino Superior, quando na verdade apenas um em cada
cinco farão faculdade”, resume a secretária Estadual de Mato Grosso,
Rosa Neide Sandes de Almeida, cujo Ideb caiu de 3,1 para 2,7 no Ensino
Médio.
OBS: lembro me quando o falecido Rubens Alves disse que o vestibular era tão injusto e desleal que as vagas só seria adequadamente destinadas se fossem sorteadas...nesse sistema, ainda vejo como corretíssima a proposta. Aqui na Paraíba a cosia chegou a tal absurdo que os professores universitários a título de corrigir a educação da Paraíba criaram o processo seletivo seriado que determinou que currículo o ensino médio tinha que perseguir. Tinha um monte de marxistas felizes construído isso. Até eu achei o intervencionismo progressista. O ENEM é mais justo.
Se é consenso a reestruturação, falta um acordo quanto à estratégia
para realizá-la. Pesquisadores e professores afirmam ser preciso ter
educadores em número suficiente e, depois, qualificados para ensinar. Os
responsáveis pelos sistemas de ensino e políticas públicas reconhecem a
carência, mas também propõem flexibilidade no currículo, agrupamento
das disciplinas por áreas, aumento do tempo na escola e ênfase em temas
que conduzam ao mercado de trabalho.
OBS: flexibilidade era uma palavra do neo-liberalismo. Mas agora, depois de anos e anos de educação liberal renascentista do sujeito holístico, que domina tudo...coisa nenhuma..com horas mínimas disso e daquilo. Parece que o rigor foi finalmente apontado como um problema. Mas se é um flexibilização, como será o professor? Imagine os professores que são envelhecidos aos 2 anos de carreira tendo suas salas vazias? Ou os marxistas revolucionários catequizadores? Ou os conservadores? Se ficarem sem estudante ele irão para onde?
Em novembro de 2013, o MEC aprovou o Pacto Nacional de Fortalecimento
do Ensino Médio, em parceria com os estados e as universidades federais,
para dar formação interdisciplinar aos educadores. Em 2014, seminários
ocorreram para ouvir especialistas e os professores cadastrados passaram
a receber bolsa mensal de 200 reais. O programa também propõe a revisão
dos currículos das unidades com base nas diretrizes propostas pelo
Conselho Nacional de Educação em 2012, que são de integração entre as
disciplinas e vocacionalização das escolas, ou seja, cada uma elencaria
uma área de conhecimento para dar ênfase.
OBS: sempre as bolsas para acelerar o que não acontece com o processo democrático. Professore3s sem autonomia, com multi tarefas burocráticas vão receber uma bolsa estímulo, mas não redução da carga letiva e número de estudantes. Muda pouco, recebe-se pouco e continuam sem autonomia.
A ideia é de que o agrupamento ajude a contornar um dos principais
problemas do Ensino Médio: a carência de professores para ministrar as
aulas do currículo, sobretudo nas áreas de Exatas e Ciências. “Existem
alunos que nunca tiveram aula com professor de Biologia, Química e
Física”, relata Maria Izabel Azevedo Noronha, presidenta do Sindicato
dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).
“Faltam professores porque a carreira não é atraente. Não dá para fazer
uma discussão sobre o Ensino Médio sem tentar resolver, antes, essa
questão”, defende.
OBS: não é atraente nem animadora. Afinal o professor não somente recebe pouco como as escolas diretorias de ensino e secretarias infernizam a vida deles. Nenhum projeto é visto como riqueza e sempre é priorizada a exigência legal de carga horária. Essa escola é um lugar de gerar loucos. Pode triplicar o salário que as condições dadas e concepção de democracia torta ainda continuará enlouquecer professores e estudantes.
Para Moaci Alves Carneiro, autor de O Nó do Ensino Médio e ex-professor
da Universidade de Brasília (UnB), os baixos investimentos do Estado
brasileiro na etapa contribuem para o problema. “Se compararmos os
recursos destinados ao Ensino Médio, relacionados ao custo aluno
qualidade inicial (CAQi), com o que praticam os 30 países mais
desenvolvidos educacionalmente, o custo do aluno no País é cinco vezes
menor”, diz. A falta de incentivo reflete-se na baixa procura pelos
cursos de Licenciatura e em altas taxas de evasão durantes os cursos.
“Entre os que terminam, grande parte acaba migrando para outras
ocupações. Alguém que se forma em Matemática, por exemplo, vai atuar nas
engenharias”, conta.
OBS: mas isso ainda é uma distorção da influência da matamática universitária que desdenha da licenciatura. As faculdades de licenciatrua em exatas, seus professores, pesquisadores tem desdem da pedagogia, didática e entram 40 estudantes no cursod e matemática e desiste 60% por causa dessa matemática científica descolada da educação. Isso é culpa dos formadores de professores que tem nojo da pedagogia e didática da matemática. Ocorre com a geografia, química..etc
Alexia de Souza, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola
Estadual Padre Donizetti Tavares de Lima, em Tambaú, interior paulista,
conta que muitas aulas não acontecem em razão do absenteísmo dos
professores. Segundo a aluna, das cerca de 30 aulas programadas para a
semana, seis não acontecem devido à ausência de docentes. “Quando os
professores faltam, mandam vir um substituto que passa uma matéria que a
gente não está aprendendo ou mandam a gente para a quadra com os alunos
da Educação Física”, conta.
OBS: e isso é melhor do que ter um professor banal, despolitizado, fracassado,adoecido em sem profissionalismo. Que resolve por sua conta como aturar esse hospício se ausentando. Escola sem política é vítima da decisão do indivíduo atomizado. Ao contrário de lutar, condena a escola.
O mesmo ocorre na Escola Estadual Major Arcy, no Centro de São Paulo.
“Os professores faltam uma ou duas vezes por semana. Acharia bom se, em
vez de tapar o buraco, essas aulas fossem interdisciplinares”, diz o
aluno Pedro Negrini, de 18 anos. Na rede estadual paulista, o Ideb caiu
de 3,9 para 3,7.
OBS: sempre decisões em tarefa, não em dicutir as condições de baixa qualidade de democracia e liberdade nas escolas. tempo de sala de aula é sinonimo de tempo de qualidade de aprendizado. Uma bobagem contra a inteligencia.
Exemplos no exterior
A vocacionalização desde o Ensino Médio e a redução do total de
disciplinas fragmentadas é tendência em outros países do mundo. Nos
Estados Unidos, os alunos têm seis matérias obrigatórias e autonomia
para preencher sozinhos o restante do tempo com cursos optativos em
áreas de artes, esportes, acadêmicas ou profissionalizantes.
O Canadá e a Inglaterra adotaram modelo semelhante. “São medidas para
aumentar o interesse do aluno e combater a evasão”, comenta Gabriela
Moricone, que foi conhecer os sistemas como pesquisadora convidada da
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “A
maior diferença que vejo para a proposta brasileira é a vocacionalização
das escolas. Nesses dois países, cada unidade oferece várias opções e
os estudantes podem mudar a cada semestre, em vez decidir o caminho
antes da matrícula.”
A escolha de uma área por escola aproxima-se mais do modelo alemão, que
prioriza a formação técnica. No país de 80 milhões de habitantes,
enquanto apenas 6 milhões têm curso superior tradicional, 23 milhões são
técnicos.
OBS: parece tão lindo, mas persiste o fato de troncos comuns mínimos.
O fato é que os EUA não tem conseguido muita coisa com isso. Há muita
superficialidade e não exploram decisões democráticas. Esse é o
problema do Estado gestor, tenta assumir um papel que só deveria ser da
comunidade educativa. Quer libertar dando novas amarras. No caso da Alemanha há trabalho respeitado e digno para técnicos, no Brasil ainda se acredita que um canudo superior é sinonimo de competência e que o ensino médio não serve de nada. E não serve!
No Brasil, um dos exemplos de Ensino Médio profissionalizante são as
Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), mantidas pelo Centro Paula Souza,
autarquia do estado de São Paulo. Segundo o coordenador, Almério
Melquíades de Araújo, a taxa de evasão é de apenas 5%. “Na maioria dos
países, parte considerável de seus jovens, de 25% a 50%, busca o Ensino
Técnico como forma de um aprendizado mais contextualizado, ou como
preparação para o ingresso precoce no mundo do trabalho”, diz.
A rede tem 288 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superior
tecnológico e, destes, 10% estudam em tempo integral. A ampliação da
carga horária, já prevista para a Educação Básica no Plano Nacional de
Educação, é outra aposta para o Ensino Médio.
O mais ousado dos projetos de reforma, feito pela Comissão Especial
sobre o assunto na Câmara dos Deputados, quer alterar a legislação para
que todos os alunos do diurno estudem ao menos sete horas por dia. A
proposta retoma os temas de flexibilização do currículo com substituição
das disciplinas por grandes áreas e aumenta o tempo de estudo no
período noturno, que passaria a ser de quatro anos. As mudanças
incluiriam disposição de vagas à noite apenas para os maiores de 18 anos
e alterações no Enem para que a prova seja feita a cada ano do Ensino
Médio.
O relator da proposta, o deputado Wilson Filho, afirma que a meta é
distanciar a etapa do “decorômetro” para o vestibular ou o Enem. “Tem de
atrair o estudante para uma profissão, ter um sentido. Eu saí do Ensino
Médio não faz tanto tempo e ainda posso me lembrar de como não tem”,
afirma o parlamentar de 25 anos.
OBS: veja a preocupação com mercado de trabalho. Quer dizer, ainda se pensa que educação boa é a que orienta para o trabalho. Isso é uma pasmaceira, afinal a educação tem que oferecer condições de exercer domínio sobre a própria vida. Essa proposta é sofista.
Para a deputada Dorinha Seabra, um dos 50 membros da comissão, não é
sempre para trabalhar que o estudante sai da escola. “Esse abandono é
resultado da falta de conectividade entre o que é oferecido no Ensino
Médio e as necessidades e desejos dos jovens. Eles não sentem que há uma
correspondência entre o que veem ali e o que precisam para ocupar seu
espaço no mundo do trabalho”, diz.
Segundo ela, o horário noturno tem os piores resultados nas avaliações
nacionais. “Em Tocantins, fizemos um trabalho para diminuir as
matrículas no noturno. Muitos jovens estavam à noite porque a escola era
mais animada, porque tinham a expectativa de que aparecesse um
trabalho. Depois, só ficou quem realmente precisava.”
Para Moaci Carneiro, instaurar o Ensino Médio de tempo integral pode
afastar ainda mais o jovem. “Cerca de 65% das escolas não têm condição
de acolher seus alunos em tempo integral por razões de infraestrutura,
logística, pessoal técnico e corpo docente. Se faltam professores para a
escola funcionar em um turno, como vamos tornar possível seu
funcionamento em dois?”, indaga.
Para os alunos, a obrigatoriedade assusta. “Acho bom ter tempo
integral, mas eu, por exemplo, preciso trabalhar e vou acabar indo para o
noturno”, conta Bianca Domingues, aluna da Major Arcy, que passará a
ser em tempo integral já nos próximos anos. “Não queria precisar, porque
sei que o noturno é um lixo. Nesta escola tinha e acabou porque era
ruim, mas eu preciso trabalhar”, afirma.
Para os gestores das redes estaduais – responsáveis por 80% das
matrículas – as ideias de tempo integral e extensão do noturno para
quatro anos são inviáveis. A presidenta do Conselho Nacional de
Secretários de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, afirma que a
maior parte das ideias dos deputados é interessante, mas para ampliar a
carga horária falta estrutura. “A flexibilidade curricular e a ampliação
da jornada escolar, por exemplo, encontram amplo respaldo. As formas
de fazê-lo, porém, ainda não estão consensualmente estabelecidas”, diz a
secretária Estadual do Mato Grosso do Sul, onde o Ideb caiu, de 3,5
para 3,4.
O secretário estadual de Santa Catarina, Eduardo Dechamp, também
descarta a possibilidade em curto prazo. Diz que é uma meta por ser o
modelo adotado pelos países mais desenvolvidos, mas há outras etapas a
percorrer antes de implantá-lo. “Não temos estrutura física, não temos
currículo e não temos professores para isso”, diz o chefe da pasta que
ficou com 3,6 no Ideb ante 4, em 2011.
Segundo ele, os catarinenses terão escolas vocacionadas em 2015. Com
isso, nas cidades em que houver várias escolas algumas terão mais
conteúdo voltado para Humanas, outras para Ciências, Biológicas, Artes, e
os alunos poderão escolher onde se matricular. “Teremos um currículo
mínimo. As escolas terão liberdade para montar o restante da
programação”, afirma.
Bernadete Gatti, responsável por pesquisas sobre formação inicial de
professores e carreira docente na Fundação Carlos Chagas, critica as
propostas: “Sonhamos demais e fazemos pouco”. Para ela, tais mudanças
podem fazer da rede pública um “novo laboratório” para políticas
públicas, enquanto o problema apontado nas pesquisas não é combatido,
que seria a falta de preparo dos educadores para lidar com o estudante.
OBS: por isso que a politização deve fazer parte da formação.
“O investimento precisa ser em tornar a carreira atraente e em
coordenar uma mudança nas licenciaturas com a criação de um núcleo de
ensino nas universidades”, afirma. A base curricular comum não
resolveria o problema porque aposta em uma homogeneidade inexistente.
“Não adianta dar a mesma base em todos os estados, assim como as mesmas
condições para o professor no Tocantins e em São Paulo não vão tornar a
carreira atrativa nos dois lugares. As necessidades são diferentes”,
ressalta.
Para a estudante Bianca, é legítimo buscar uma reforma para a etapa que
amarga indicadores ruins e todas as ideias têm potencial, mas é preciso
dar alternativas para que os estudantes possam procurar o mercado de
trabalho ou outras atividades. “Algo deve ser feito e tudo isso poderia
ser bom, mas não serve, por exemplo, para mim. Precisa ter uma
alternativa para o jovem que busca sua independência”, diz, lançando
mais um fator a ser considerado.