segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Anarquismo e educação!

É mais fácil promover ou construir um processo de educação nos sentidos anti-autoritários do que nos valores anarquistas!
 É mais fácil alterar a educação para o anarquismo do que realizar um transformação social para o anarquismo como forma de governo!

O que podemos estabelecer são relações anarquistas, embora haja os anarquistas que seguem junto com socialistas e comunistas por assumir frentes de sindicatos e movimentos com características revolucionárias!

Eu particularmente não penso esperar a catequização de ninguém para iniciar uma relação com pressupostos anarquistas! Embora me inquiete profundamente o fato de que há mais pessoas esperando líderes!

As federações de federações ou só as primeiras me fazem mais otimistas!

Neste caso, a educação e processos educativos antiautoritários são viáveis! Não porque eu queira o pense ser possível, mas porque a maioria das pessoas que são donas dos seus narizes acabam adotando as práticas anarquistas de educação sem sabê-lo!

E o que importa não é saber o nome da corrente libertária a que se filiam ingenuamente, mas que essas pessoas deixem de ser otárias do Estado!