sábado, 9 de setembro de 2017

Ana Dundes chutou o balde e Chico Cesar nem soube!


Durante meu estudo sobre pedagogia anarquista em 2007 eu tinha dificuldades de saber se os professores eram transgressores ou anarquistas.

 Um dia Aninha me disse “que chutou o balde”. Dai minha pergunta a outros professores para entender a transgressão foi:

Conte-me um dia que vc chutou o balde?



Desde então eu consegui exatamente a resposta que eu queria dos professores.

Aninha havia preparado uma aula para uma turma de ensino médio que até as meninas eram arredias e até agressivas. As aulas não progrediam. O tema era população e ela decidiu começar com a canção Mamãe África de Chico Cesar. 

Contou-me que após ouvirem a primeira vez a canção as estudantes pediram para ouvirem novamente, depois outra vez e finalmente ela chutou o balde e a aula terminou com todos cantando a canção até então desconhecida. A aula foi uma audição.

Na semana seguinte a relação fria e até distante tornou-se boa e aprazível. As meninas se tornaram mais gentis e amigas.

O dia em que Aninha chutou o balde foi a chave da libertação do plano de aula em nome daquelas pessoas e naquele instante abriu-se um caminho pedagógico.

Numa era que o autoritarismo da educação recrudesce, escola sem partido, metas, empregabilidade, mercado de trabalho, criacionismo.....Aninhas estarão encarceradas.

Usar batom será crime!!!!