sábado, 27 de setembro de 2014

Odeio todos meus ex-professores! Mas tem cura!




Desenho de Francesco Tonucci, FRATO - "La maquinaria escolar

Tenho alguns ex-estudantes que após 10 anos sem contato ainda me procuram para saber da vida e me falando como nossas conversas foram importantes.

O NJ me lembrou que um dia disse que se o curso universitário escolhido não fosse do agrado, que mudasse! NJ fez geografia e mudou para comunicação. Hoje trabalha com imagens e está seguindo a vida profissional e é entusiasta das religiões afro.

RD era hostil a sua classe, negativo em sua vida. Hoje estuda em país outro, fazendo mestrado e me contou que entre as conversas sobre estrangeiro que tivemos uma chamou sua atenção, a de que jovens na Europa tem acesso a entrar em operas e concertos, nem que seja para ficar de pé. Essas conversas não aulísticas serviram mais que eu imaginava.

RC construiu-se designer de interiores, sempre era radiante de felicidade e ainda é, mas chateia-se com as amigas que condenam a função do bolsa família.

PH da qual fui professor por curto tempo me busca e agradece eu puxar a orelha dela e de uma aula de campo nas ruas em volta da escola. Curte biologia, já começou trocentos cursos e adora as artes e finalmente será bióloga.

LN me disse que eu fui sua inspiração, está fazendo concursos para ser professor universitário e me falou da importância para ele desejar ser professor, embora as vezes sala de aula seja duríssima.

Poderia falar de mais uns tantos desses!

Sei que irei esbarrar com ex-estudante de direita, conservadores e estagnados. No entanto, quando fazia as aulas, só pensava em fazer as ideias serem maiores possíveis, principalmente por ter odiado todos os professores que tive no final da ditadura militar e que pouco tocavam na realidade do Brasil e com a inquietação juvenil que eu esboçava da maneira possível.

Então eu digo, quando você estiver emputecido com a sala de aula, escola, salário e com o aparente improgresso, involução, dureza das práticas docentes e hostilidades de todos tipos....a despeito de tudo....as vidas dessas pessoas são maiores que nossas expectativas!