Paulo Freire, Tolstoi e Gandhi são tomados como anarquistas pacifista
Na Inglaterra e Espanha o livro de Freire Pedagogia da Autonomia é muito respeitado por anarquistas e tem sido descoberto recentemente de um público europeu mais amplo de 10 anos para cá.
Numa escola de liberdade, de autonomia, de felicidade, filosóficas, misticas, socialistas e anarquistas é comum ouvir a frase:
"A criança e jovem tem que ser primeiro, para depois ter"
Isso, desde sempre e mais consistentemente a partir ods 7 anos de idade.
A autonomia radical começa com práticas assembleístas, com diálogos intensos e sem a inquietação com metas neuróticas de alfabetização e outras demandas diretivas..
Ser ou se entender como um ser em si, que embora em movimento, já é o trabalho mais precioso a se propiciar.
Em escolas formais, algumas crianças sobrevivem e já são por si mesmas. No entanto, a escola formal tenta criar um sujeito educando que precisa Ter., quer dizer: ter disciplina, organização, conhecimentos, informações, saberes e fazeres que a distancia de si mesmas.
Ela precisa TER primeiro para depois SER!
Quando esse jovem se confronta com a vida adulta e suas exigências, dos pais, mercado e do controle social....ele tem um monte de conhecimento...
MAS é um desconhecido de si mesmo!
E não sabe SER!
e às vezes....
Teme especular o que deverá e pode SER!?!?!!