sábado, 27 de setembro de 2014

Odeio todos meus ex-professores! Mas tem cura!




Desenho de Francesco Tonucci, FRATO - "La maquinaria escolar

Tenho alguns ex-estudantes que após 10 anos sem contato ainda me procuram para saber da vida e me falando como nossas conversas foram importantes.

O NJ me lembrou que um dia disse que se o curso universitário escolhido não fosse do agrado, que mudasse! NJ fez geografia e mudou para comunicação. Hoje trabalha com imagens e está seguindo a vida profissional e é entusiasta das religiões afro.

RD era hostil a sua classe, negativo em sua vida. Hoje estuda em país outro, fazendo mestrado e me contou que entre as conversas sobre estrangeiro que tivemos uma chamou sua atenção, a de que jovens na Europa tem acesso a entrar em operas e concertos, nem que seja para ficar de pé. Essas conversas não aulísticas serviram mais que eu imaginava.

RC construiu-se designer de interiores, sempre era radiante de felicidade e ainda é, mas chateia-se com as amigas que condenam a função do bolsa família.

PH da qual fui professor por curto tempo me busca e agradece eu puxar a orelha dela e de uma aula de campo nas ruas em volta da escola. Curte biologia, já começou trocentos cursos e adora as artes e finalmente será bióloga.

LN me disse que eu fui sua inspiração, está fazendo concursos para ser professor universitário e me falou da importância para ele desejar ser professor, embora as vezes sala de aula seja duríssima.

Poderia falar de mais uns tantos desses!

Sei que irei esbarrar com ex-estudante de direita, conservadores e estagnados. No entanto, quando fazia as aulas, só pensava em fazer as ideias serem maiores possíveis, principalmente por ter odiado todos os professores que tive no final da ditadura militar e que pouco tocavam na realidade do Brasil e com a inquietação juvenil que eu esboçava da maneira possível.

Então eu digo, quando você estiver emputecido com a sala de aula, escola, salário e com o aparente improgresso, involução, dureza das práticas docentes e hostilidades de todos tipos....a despeito de tudo....as vidas dessas pessoas são maiores que nossas expectativas!


terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ser primeiro para depois ter! Pilar da educação e autonomia!



Paulo Freire, Tolstoi e Gandhi  são tomados como anarquistas pacifista

Na Inglaterra e Espanha o livro  de Freire Pedagogia da Autonomia é muito respeitado por anarquistas e tem sido descoberto recentemente de um público europeu mais amplo de 10 anos para cá.

Numa escola de liberdade, de autonomia, de felicidade, filosóficas, misticas, socialistas e anarquistas é comum ouvir a frase:

"A criança e jovem tem que ser primeiro, para depois ter"

Isso, desde sempre e mais consistentemente a partir ods 7 anos de idade.

A autonomia radical começa com práticas assembleístas, com diálogos intensos e sem a inquietação com metas neuróticas de alfabetização e outras demandas diretivas..

Ser ou se entender como um ser em si, que embora em movimento, já é o trabalho mais precioso a se propiciar.

Em escolas formais, algumas crianças sobrevivem e já são por si mesmas. No entanto, a escola formal tenta criar um sujeito educando que precisa Ter., quer dizer: ter disciplina, organização, conhecimentos, informações, saberes e fazeres que a distancia de si mesmas.

Ela precisa TER primeiro para depois SER!

Quando esse jovem se confronta com a vida adulta e suas exigências, dos pais, mercado e do controle social....ele tem um monte de conhecimento...

MAS é um desconhecido de si mesmo!
E não sabe SER!
e às vezes....
Teme especular o que deverá e pode SER!?!?!!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

História do primeiro Japonês que eu conheci!



Dan foi a primeira pessoa de origem nipônica que vi na minha vida em Leopoldina-MG em 1970 além do UltraSeven e UltraMan (aqueles seriados japoneses de monstros gigantes mal feitos que sempre quase matam os heróis antes de morrerem). Sempre me preocupei com os japoneses mortos por aqueles monstros.
Na minha infância eu soube de um acidente com a família de Dan que ceifou a vida da esposa e de um dos filhos. Ficou ele e dois filhos.
Ao longo da vida eu soube que ele produzia legumes. Creio ele ter sido da leva dos japoneses que participaram da revolução verde no Brasil. Embora tenha migrado na década de 1960.
Com 18 anos eu tive contato com Dan para criar abelhas no sítio dele. Nessa época ele vivia com uma camponesa e criava rãs, que alimentava entre outras cosias com minhoca californiana e criava peixes de aquário. Em uma de nossas conversas disse que queria desde jovem vir ao Brasil e o pai dele disse que sim, desde que ele fizesse um curso superior. Tornou-se agrônomo e partiu para o Brasil.
Isso era 1989, um dia ele contou outra história: Antônio! O cavalo quando é novo pode quebrar o casco que ele se forma rapidamente, mas quando ele fica velho, o casco não se quebra mais, pois a recuperação é mais lenta. Eu nem sei se casco de cavalo racha?
Mas na época eu tive impressão de que ele me dizia que não estava mais na idade de refazer a vida e queria que ela se solidificasse.
No final de 2012 eu o reencontrei. Queria vê-lo e dizer dessa história que carreguei comigo por mais de 20 anos.
Inicialmente me contaram amigos que Dan tinha voltado para o Japão. Depois me disseram que ele já voltara para Leopoldina e participava da feira de produtores da Emater.
De fato o encontrei. Ele mudou-se para o Japão alguns anos depois de minha partida em 1991 para auxiliar o pai, que reza a lenda era um reitor de universidade no Japão, mas nunca perguntei se era verdade. Viveu por 16 anos no Japão, sendo 10 anos cuidando do pai até seu falecimento. No últimos seis anos antes do retorno em 2010 ele trabalhou numa escola pertencente aos brasileiros como motorista do ônibus escolar.
Ele me contou que os proprietários não sabiam japonês e ignoravam as documentações governamentais. Ele os auxiliou a organizar as papeladas, pois era o momento que a crise já expulsava brasileiros para o Brasil e muitas escolas se fechavam. Até ofereceram um cargo de mais responsabilidade para ele, mas Dan recusou, disse-me: Estou muito velho para ser líder, posso apoiar alguém, mas não tenho pulso duro para tomar as decisões mais difíceis! Continuou a ser motorista.
Dan contou-me que num certo dia comerciante e freguesa num lugar viram o ônibus dele com inscrições em português e começaram a falar que brasileiros éramos assassinos, ladrões e traidores, isso creio eu em decorrência de alguns fatos passado entre brasileiros nessa derrocada econômica de alguns migrantes!? Ele disse que os dois achavam que ele não entendia bem o japonês. Então ele retrucou falando que esses crimes ocorriam também entre japoneses. Nos defendeu!
Eu perguntei se lá, no Japão, era organizado?

- Japão muito né!? Respondeu-me.

Continuei: Dan, você não se incomoda com a bagunça do brasileiro?
- Bagunça brasileiro bom né!? e abriu sorrisão com os dentões dele!
Finalmente contei a história do casco do cavalo para ele!
E ele me disse que nem fazia ideia que tinha contado algo parecido a mim!
Pois, a vida dele deu três reviravoltas e após viver os últimos anos com seu pai, ser motorista de escola de brasileiros no Japão, voltou ao Brasil para vender verduras aos 72 anos em boa forma!
Pena não usar agrotóxico né?! Foram suas palavras ao vender um molho de couve a 0,40 centavos diante de mim!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Professores, vossa profissão é a mais danosa para vossas vidas!



Barão de Munchausen desatolando se da lama pelos cabelos


No Brasil se defende muito facilmente que nossa educação é ruim por baixos salários que pagam aos professores! É verdadeiro!

Mas na Coreia do Sul, Japão e outros exemplares países que pagam bem e que a educação é superior à do Brasil nas medidas comparativas absolutas e relativas, há um grande índice de suicídios, de rejeição à escola e assassinatos em massa de estudantes, nos casos mais alarmantes.

Professores brasileiros preparados teoricamente, pedagogicamente, didaticamente, de esquerda, centro ou direita, sofrem de distúrbios mentais e por isso afastam-se do trabalho, desistem da profissão ou levam uma vida desgraçada por não poder realizar o que se aprendeu, crê, deseja e percebe ser urgente e necessário fazer em suas escolas e são trucidados ao tentar.

Sofrem mais preocupados em pedir silêncio, tirar chicletes da boca, bonés da cabeça, celulares das mãos e separando brigas, do que fazendo aquilo que se prepararam.

A mídia e governos ficam pressionando, dando exemplos, insistindo em qualificações, mas cobrem pobremente as demandas dos sindicatos, dos movimentos de greve, das manifestações consolidadas sobre os problemas docentes.

Agora a moda é escola integral, daqui uns dias, escolas sem paredes, grupos de afinidades, educação por projetos, teleoeducação, trans-multi-inter-intra disciplinariedades, processos em rede..escolas da felicidade e por ai vão os receituários diretivos, intrusivos, incisivos e salvadores da pátria educacional!

O professor para sobreviver nesses lugares depende de talento, coragem e uma boa dose de despojo. E até de ser um mentiroso compulsivo!

Eu descobri que mentir para a escola, fazer firulas pedagógicas, mentir para as coordenações, era um bom modo de trapacear e me aproximar dos estudantes que é o ouro desses hospícios e fábrica de loucos.

Professores certinhos..se lascam! Tem muita gente que acredita piamente que escola foi feita para libertar e essa crença é que gera doenças mentais. Os professores acreditam sinceramente e lutam por isso! E ficam doentes!

Solução?

Para você eu não tenho!

Não tenho! Apenas penso que se o índice de distúrbios e sequelas emocionais e mentais é muito menor comparativo com os profissionais dentistas, médicos, assistentes sociais, policiais, enfermeiros e todos os que trabalham muito intensamente com pessoas, que a profissão de professor é mais perigosa que se imagina!

Mais perigosa para você honesto e responsável docente que poderá cedo ou tarde ser acometido de um distúrbio mental!

E o risco é você sobreviver!



domingo, 7 de setembro de 2014

Escola Integral ou Crechão: Mais Cultura na Escola (Dilma), anarquistas e eleições.



A primeira leva de educadores anti-autoritários, entre eles os anarquistas à frente, propuseram a Escola Integral. Leon Tosltoi já havia anunciado e praticado esse caminho na década de 1850 na Rússia em sua escola Yasnaia Poliana (1859-1862).

Esse princípio foi defendido pelos anarquistas como Francesc Ferrer i Guardia (1859-1909) na Escuela Moderna (1901-1906), Paul Robin (1837-1912) - Orfanato Cempuis (1880-1894); ; Sébastien Faure (1858-1942) - La Ruche (1904-1917), ambos na França. 

Como se vê, esses pensadores, entusiastas e anarquistas levaram essa prática dentro de seus projetos e alguns historiadores da educação tratam esses fatos como meninices anarquistas.

A proposta de escola Integral, anti-autoritários, anti-sexista, laica e anticlerical teve seu apogeu durante a Guera Civil Espanhola (1936 e 1939), quando existiram 89 escolas dessa tendência só em Barcelona e 55 fora da capital catalã, mas poucas funcionaram depois de 1939, com o fim de Guerra Civil Espanhola. 

Em paralelo, A.S. Neil na Inglaterra criou Summerhil que era um sistema de internato, sem divisão de sexo e aulas obrigatórias. Incluindo terapias individuais e com afastamento total dos pais para evitar o desenvolvimento do complexo de Édipo.

Em vários lugares do mundo os sistema de escola integral foi adotado, porém, numa perspectiva de educação obrigatória. No Brasil, ocorreu o sistema integral (Escola Classe e Escola Parque) com Anísio Teixeira na década de 1940, inicialmente na Bahia e posteriormente em outra partes do país. Nas décadas de 1960 foram criados os Ginásios Vocacionais e que foram extirpados pela Ditadura Militar no final da mesma década e início da década de 1970, pelos caráter subversivo que continham aos olhos dos apoiadores da ditadura.

Na década de 1980 foram criados por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) e que perduram até hoje. Posteriormente Fernando Collor implantou em 1991 no Brasil vários Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CIAC, com algum sucesso, mas nada notável.

A provocação dessa política pública educacional ficou marcada de fato pela defesa de Darcy Ribeiro e concretizada nos CIEPs, que foi seguido posteriormente, em tese, por alguns governadores e prefeitos, alguns com resultados interessantes e muitos foram um desastre repressivo duplicado na vida de crianças e jovens.

Essa ideia de que a escola integral em si é boa, pois Darcy Ribeiro defendia que quanto mais uma criança permanecia na escola, maior seria seu aproveitamento, foi mal interpretada por gestores que simplorizaram o projeto. A permanência na escola é uma derivação da frase preconceituosa dos que defendem o trabalho infantil dizendo: Mente vazia tenda de Satanás! Melhor criança na escola do que fazendo coisa errada na rua!

Hoje, com quase 100% de crianças e jovens frequentam a escola nesse país, algumas em sistema integral, políticos defendem a permanência em escolas por 8 horas em sistema obrigatório. Professores são sobrecarregados, bolsistas e oficineiros mal pagos ou voluntários bondosos que são chamados para acudir escolas entupidas de atividades, nenhuma adaptação e os mesmos restritos recursos.

Pais que trabalham preferem esse modelo crechão, que ocupam seus filhos em dois turnos e os liberam de viver com os filhos. A classe rica que não aceita bem a escola integral injetam seus filhos em cursos extra escola de balé, dança, inglês, karatê, música, terapia e outros mais ou menos caprichosos.

Os pedagogos anarquistas de hoje abominam esse sistema integral, já que é obrigatório e sistêmico com parcial decisão do corpo discente, dado ao caráter autoritário constante em escolas públicas. Sim, há experiências felizes, mas poucas! 

Nesse momento de eleições nenhuma das propostas de escola integral foge da compreensão crechão e por isso, escola autoritária em um turno será duplamente autoritária em dois turnos. 

A Escola Integral é vendida como Mágica! A educação integral é a Magia da escola pública. Só não revelam os políticos por qual razão os jovens de escolas privadas a um turno tendem a ocupar a maior parte das vagas de cursos da elite e outros, através dos vestibulares das universidades públicas!

O Programa Mais Cultura na Escola em parceria Ministério da Cultura e Ministério da Educação, no intuito de trazer uma perspectiva cultural e lúdica para escolas de ensino fundamental, buscou auxiliar as escolas municipais a receber projetos de grupos artísticos e artistas, no sentido de fazer oficinas, apresentações envolvendo escola, pais e comunidade.

São ações paliativas, criticáveis, mas realistas, pois há muitos prefeitos e governadores que em suas mentes a ideia de Crechão é a única coisa que existe ou: UM GRANDE DEPÓSITO DE GENTE FILHA DE TRABALHADORES!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Deseja investir em teu filho? Divorcie-se dele e mande-o para Cuba! Ou para o lugar mais longe que se conseguir!



Escola Integral uma ova! Distância Integral de pais neuróticos, isso sim!

A.S. Neil dizia que para a criança se livrar do complexo de Édipo provocado pelos pais, seria necessário separa-lhes dos filhos aos 7 anos de idade. Essa foi uma das provocações mais radicais em educação que aprendi com a Escola Summerhill na Inglaterra, a famosa escola da felicidade ou escola sem portas, em que a criança vive em regime de internato.

Em 2008, quando visitei Summerhill os estudantes eram um terço do Japão, outro de diversos países e outro da Inglaterra. Dizia-se que o sistema educacional japonesa é tão repressiva que os pais preferem se separar dos filhos para que não sofram.

Nessa semana li duas manchetes enigmáticas presentes na mídia corporativa que adicono os links originais e textos completos no final desse texto. A primeira que me tocou foi a avaliação da educação em Cuba que recebeu o reconhecimento de ser a melhor da América Latina e do Caribe. A segunda matéria, deixei grifada em alguns trechos para destacar a atenção do leitor, que se trata de sítio chamado Finanças Femininas e com o título: “Educar bem os filhos também é investimento”

Ao ler a matéria, em síntese, discorre que uma criança só pode ser responsável com dinheiro se for criada sem ambivalência entre a bondade e a repressão dos progenitores (acho melhor não usar a palavra “pais” tentando ser fiel ao artigo no que tange o seu caráter domesticador).

Li o artigo preocupado com a palavra investimento. Achei que se trataria de investir em educação, escolas de qualidade e que na frente o filho iria render lucros! E é isso mesmo! Sem amarrar e reprimir adequadamente seus filhos, eles se tornarão irresponsáveis e volúveis.

Comparando com o artigo sobre a qualidade da educação em Cuba, se quiser investir em teu filho, mande-o para bem longe de você, para um lugar que as palavras: investir, contas, decisões tomadas, influenciar, limites e castigos façam parte da vida deles de outro modo!

Esses pedacinhos de carne que nasceram de vocês, que andam e falam merecem outro destino que não seja o matadouro das finanças e dos investimentos. Manda para Cuba, eles agradecerão! Ah! Não gosta de poucas liberdades? Estranho!? Qualquer lugar que teu filho ficar longe de vocês já será ótimo!

Banco Mundial eleogia o sistema educativo de Cuba como o melhor da América Latina e do Caribe

Após ler essa matéria sobre Cuba...leia com paixão essa segunda!

http://financasfemininas.com.br/educar-bem-os-filhos-tambem-e-investimento/

Educar bem os filhos também é investimento

No início de um namoro, as diferenças de personalidade, por mais gritantes que sejam, são superadas com mais facilidade. São as mágicas que o amor costuma fazer. Ao longo da convivência, no entanto, alguns traços divergentes na personalidade de cada um começam a gerar transtornos maiores, mas entre uma briga e outra muita gente acaba se entendendo até chegar ao altar. A questão é que essas diferenças podem influenciar de forma marcante na educação dos filhos.
Entre vários outros aspectos, um dos pontos afetados é forma como eles vão aprender a lidar com dinheiro. Vamos tentar entender de forma mais prática: suponhamos que você seja a “linha dura” do casal e que seu parceiro seja mais light. As primeiras divergências começam ainda na infância. Quando você diz para seu filho que não é para jogar bola dentro de casa, ele desobedece, quebra alguns enfeites e você o coloca de castigo. Sensibilizado com a carinha de piedade da criança, o pai resolve liberá-lo do castigo sem que você saiba. Por um lado, ele tenta ser bonzinho e ganhar credibilidade com o filho, mas por outro pode não perceber que está tirando sua autoridade e ensinando ao filho a ser uma pessoa sem limites.


O mesmo tipo de situação pode acontecer quando o assunto é dinheiro. Seu filho anda tirando notas ruins e você opta por suspender a mesada até que ele consiga reverter a situação. Isso significa tirar dele temporariamente a fonte de renda para pagar o cinema com amigos, sorvete, passeios no parque, etc. Da mesma forma como aconteceu com o castigo anterior, o marido libera uma grana por fora da mesada para que o filho possa passear com uma namoradinha nova.
A situação também pode inverter-se. De repente o pai da criança é mais firme e você seja compreensível demais e vive dando um jeito de tirar seu filho das enrascadas que ele mesmo cria. A grande questão é que esse tipo de atitude não costuma levar em consideração as implicações posteriores. Se vocês não buscarem uma forma coerente de dar limites aos filhos, de forma que ambos possam respeitar e serem firmes com as escolhas que adotarem para punir as atitudes erradas, como podem cobrar maturidade deles mais tarde?
Se criança ou adolescente ele aprende que pode continuar dando um jeito para conseguir ter acesso a dinheiro, ainda que a mesada tenha sido suspensa pelas notas ruins, ele está aprendendo que não precisa comprometer-se com estudo e responsabilidade para ganhar a própria grana. Se ele foi liberado de um castigo mesmo depois de ter desobedecido a mãe, está aprendendo que não tem obrigação de aceitar “não” como resposta.
E ai lá na frente, se o filho torna-se um adulto irresponsável e pouco comprometido com o trabalho e com a carreira, que frustra-se facilmente em qualquer situação em que é contrariado, os pais sofrem em dobro.
Dar uma boa formação aos filhos não é tarefa fácil, mas exige um comprometimento muito sério em todas as etapas da vida deles. Se você e o pai da criança estão tendo problemas quanto a isso, é hora de tentar achar um meio termo entre o lado muito rígido de um a postura mole demais do outro. O importante é que no fim das contas vocês saibam respeitar as decisões tomadas e que pensem a longo prazo quando precisarem dar aos filhos algum tipo de correção.

domingo, 31 de agosto de 2014

Agressão a professores! Mas e o mandante? Quem é?



Algumas profissões com riscos sociais, químicos, biológicos e físicos conseguem receber uma "gratificação" por insalubridade ou risco.

Não é gratificação nada! É um complemento salarial pelo risco que se corre. Uma assitente social recebe este tipo de compensação se seu trabalho é com pessoas que podem agredir a profissional.

Então é o usuário do sistema público que pode agredir por colapsos, surtos psicóticos, raiva e algum distúrbio mental.

No caso da matéria que segue o usuário que agride é o estudante!

A impressão é que os estudantes são os que cometem o delito. Todavia, quem é o real mandante do delito?

Quem alimenta um sistema que coloca o professor em condição de risco?

Embora existam professores exageradamente narcisistas, caprichoso e colaboracionistas com os sistema da educação liberal e formal, o sistema em si não é acusado de favorecer um ambiente e regras neuróticos contra a saúde social da escola.

Escola é um lugar doente....e a função social dela está ocorrendo às custas do adoecimento da comunidade educativa.

A escola gera doenças mentais. Os estudos variam de informação, alguns dizem que 20% dos professores estão com distúrbios mentais delcarados e já foram afastados uma ou várias vezes de suas atividades temporariamente ou definitivamente. Outros estudos trabalham com dados de 60% de professores afetados por distúrbios mentais.

Eu entendo que professores e estudantes são as vítimas.

O mandante do crime é a falta de democracia e decisão de plano de educação radicalmente debatido.

Não essas melecas padronizadas de metas de aprendizado iguais e dessa educação obrigatória.

Isso que está posto é cadeia sem grades físicas...mas trancafiadas no falso moralismo de que qualquer educaçao é boa!




O Dia Online

Brasil é líder mundial em agressão a professores

Em pesquisa que ouviu 100 mil docentes em 34 países, 12,5% dos brasileiros contam que são agredidos ou intimidados uma vez por semana dentro da escola

Francisco Edson Alves
Rio - No dia 12 deste mês, o professor de Biologia Carlos Cristian Gomes, de uma escola estadual de Sergipe, levou cinco tiros de um aluno de 17 anos, que teria ficado revoltado com uma nota baixa. Gomes está internado em estado grave e respira por aparelhos. Esta semana, professores do Ciep Pablo Neruda, no bairro Laranjal, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, ameaçaram parar suas atividades em protesto por causa das constantes agressões verbais desferidas por alunos.

R., 45 , há dois anos teve que sair do Ciep Estaudal Raul Seixas, em Costa Barros, depois de ser agredido por aluno e parentes do estudante
Foto:  Alessandro Costa / Agência O Dia

Os dois casos recentes de violência contra docentes ilustram pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que revela que 12,5% dos professores ouvidos no Brasil se disseram vítimas de agressões verbais ou intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana. A enquete foi feita em todo o mundo e abordou mais de 100 mil professores e diretores de escolas do segundo ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (alunos de 11 a 16 anos). O resultado põe o Brasil no topo do ranking de violência em escolas.
“Infelizmente, isso é pura realidade. No Estado do Rio, os professores são vítimas diariamente de vários tipos de agressões físicas e verbais. Tanto que estamos preparando um levantamento sobre o assunto”, diz a professora Beatriz Lugão, diretora do Sindicato dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ).
De acordo com ela, o clima de violência nas escolas públicas é desencadeado por diversos motivos.
“Sobretudo pela quantidade insuficiente de professores, falta de inspetores, espaços físicos sucateados e insegurança no entorno. No meio disso tudo, como um para-raio, está o professor”, diz ela.
Os índices referentes ao Brasil são os mais altos entre os 34 países pesquisados, onde a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, Malásia e Romênia, o índice é zero.
Além de ataques, professores convivem com ameaças de morte. É o caso de R., 45 anos, que há dois anos teve que sair do Ciep Estadual Raul Seixas, em Costa Barros, depois de retirar um aluno que fazia bagunça na sala de aula e apanhou dele, da mãe e do irmão do estudante. O caso foi registrado na 39ª DP (Pavuna).
No país, só 12,6% consideram que são valorizados
Para Dirk Van Damme, chefe da divisão de inovação e medição de progressos em educação da OCDE, pela escola estar mais aberta à sociedade, os alunos levam para a aula seus problemas cotidianos. “Essa é uma das possíveis razões pelo quadro revelado pela pesquisa”, argumenta Van Damme.
De acordo com ele, o Estudo Internacional sobre Professores, Ensino e Aprendizagem (Talis, na sigla em inglês), também expôs que somente um em cada dez professores (12,6%) no Brasil acredita que a profissão é valorizada pela sociedade. Nesse quesito, a média global alcançou 31%.

Pela enquete, o Brasil está entre os dez últimos da lista em relação ao assunto. No último lugar aparece a Eslováquia, com 3,9%, seguida de França e Suécia, onde só 4,9% dos professores acham que têm o devido valor perante a sociedade.

A surpresa ficou por conta da Malásia, onde 83,8% dos professores acham que a profissão é valorizada. Cingapura, com 67,6%, e a Coreia do Sul, com 66,5%, também tiveram boas avaliações nesse item. A pesquisa indicou ainda que, apesar dos problemas, a maioria dos professores no mundo se diz satisfeita com a função.